Get the Flash Player to see this rotator.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Os “candidatos de Garanhuns” e suas campanhas

Não resta dúvida de que a esta altura do campeonato, ou melhor, da campanha eleitoral, o que já se tinha de fazer já está feito, haja vista que, teoricamente, boa parte do eleitorado já deve ter consigo seus votos definidos. Em Garanhuns, os nomes que buscam defender a cidade no legislativo apenas retocam o fim do período eleitoral.

Nossos candidatos a deputado federal Paulo Camelo (PSOL) e João Guido (PRTB) não fizeram mega-campanhas, mas seus nomes circularam, não como deveriam, mas circularam. No entanto, Ana Arraes (PSB) e Jorge Corte Real (PTB) são os mais cotados para terem grande quantidade de votos entre os garanhuenses. Os candidatos a deputados estaduais que querem representar Garanhuns na Alepe tiveram suas campanhas com peculiaridades próprias.

Geraldo Lucena (PV) não conseguiu dá visibilidade à sua campanha. Izaías Régis (PTB), já de início, entrou com toda uma estrutura, manteve, e sua reeleição ainda é uma incógnita. Zé da Luz (PHS) teve alguns tropeços devido a questões extra-campanha, porém seu eleitorado se mantém fiel. Sivaldo Albino (PPS) fez uma campanha regular e a expectativa é grande sobre seu número de votos.

Os forasteiros Leonardo Dias (PSB) e Priscila Krause (DEM), no começo eram febre. Nesta reta final caíram no breu. Fizeram campanha na base do “me dá uma forcinha aí”, e suas campanhas levarão alguns votos do eleitorado garanhuense. As urnas devem pegar fogo.

Eleições mudam o calendário de feiras livres em Garanhuns

Em virtude das Eleições 2010, com data marcada para o próximo domingo, dia 03, a Secretaria municipal de Agricultura e Abastecimento resolveu que as feiras livres que acontecem em Garanhuns, aos domingos, nos bairros Cohab I, Francisco Figueira (Cohab II), Dom Hélder Câmara (Cohab III) e Magano serão realizadas no sábado, dia 02.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Bancários de Pernambuco entram em greve

Depois da aprovação de uma paralisação, por mais de 800 funcionários de bancos, os bancários de Pernambuco decidiram entrar em greve a partir desta quarta-feira (29) por tempo indeterminado.

Além de menores taxas de juros e tarifas para os clientes, o sindicato reivindica aumento de salário de 10%, maior participação nos lucros das empresas e maior segurança nas agências.

De acordo com Sindicado, após mais de um mês de negociações, os bancos declararam que não vão atender às reivindicação dos bancários.

Aprovação de Lula atinge novo recorde

Quando se afirma que o presidente Lula vem se consolidando como um mito, alguns despeitados buscam razões. Mesmo diante de todo um bombardeio que o seu partido, o PT, e, por tabela, sua imagem vêm sofrendo, parece que em nada consegue arranhar o gosto do povo junto ao ilustre filho de Garanhuns.

De acordo com a nova pesquisa CNT/Sensus, divulgada na manhã desta quarta-feira (29), a aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva saltou para 79,4% e chegou a novo recorde. De uma vez por todas, Lula já é quase o Brasil.

“Parque da Alegria” anima o Dia das Crianças em Garanhuns

Para que as crianças de Garanhuns tenham alternativa de diversão no próximo dia 12 de outubro, Dia das Crianças, a Prefeitura está montando uma estrutura composta por equipamentos de lazer e diversão, a saber: cama elástica, brinquedos infláveis, roda gigante, carrossel, gincanas, distribuição de brindes, palhaços, atividades esportivas.

Além disso, apresentações de Bandas Marciais e shows artísticos com temas infantis comporão os atrativos que estarão sendo oferecidos gratuitamente no Parque Euclides Dourado. Estarão disponíveis banheiros químicos, área coberta, e espaços para possíveis atendimentos médicos, dotados de ambulância e enfermeiros. A programação acontecerá durante todo o dia, das 13 às 17h.

Garanhuns realiza mais uma edição do Casamento Comunitário

Com inscrições que vão até o dia 1º de outubro, estão abertas as inscrições para mais uma edição do Casamento Comunitário promovido pela Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), através do Núcleo de Práticas Jurídicas Dr. Urbano Vitalino de Melo Filho.

Com o objetivo de oferecer, gratuitamente, aos casais a oportunidade de regularizar a situação conjugal, neste evento estima-se que mais de 100 casais sejam contemplados com o casamento religioso com efeito civil, que se realizará no dia 17 de dezembro. As inscrições e o cadastro podem ser feitos no Núcleo de Práticas Jurídicas da Autarquia, das 8h às 12h.

Em outubro terá Macuca Jazz e Improviso

A Fantástica Caravana, André Freitas e Allison, Anjo Gabriel, Grupo Emboás, Dom Ângelo Jazz, Monstro Amor, Mojav Duo, Cila do Coco/Dujarro, e Benedito da Macuca, são alguns dos nomes que figurarão na programação do Macuca Jazz e Improviso, que acontecerá no próximo mês de outubro, na Fazenda Macuca, durante os dias 22, 23 e 24.

Jarbas diz que tem proposta de duplicar a BR-232, de São Caetano até Garanhuns

Depois de ser perguntado sobre investimento em estradas, por Sérgio Xavier (PV), no debate entre os candidatos ao governo do Estado, na noite desta terça-feira (28), Jarbas Vasconcelos (PMDB) afirmou que tem proposta de duplicar a BR-232, mais precisamente de São Caetano a Arcoverde, compreendendo também Garanhuns.

"O atual governo não faz estradas e nem conserva as que existem. Você não pode imaginar em trazer investimentos se não tem um aeroporto decente, abastecimento d'água e estradas. A construção da BR-232 se tornou um eixo de desenvolvimento”, disse o ex-governador.

Mais adiante, afirmou que quando diz que faz, faz; e também que vai duplicar trechos da BR-232. “Fiz duplicação. Quando digo que faço, eu faço. Tenho proposta de duplicar BR-232 de São Caetano até Arcoverde e de São Caetano até Garanhuns", concluiu.

Sebastião Salgado recebe prêmio em Madri

Aos 66 anos, o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado (foto), recebeu prêmio, em Madri, da “Fundação Salve as Crianças” por seus trabalhos em favor dos pequenos, nesta terça-feira (28).

Este prêmio trata-se de mais um entre vários prêmios já conferidos a este profissional da fotografia, como o Príncipe de Asturias das Artes (1998), Eugene Smith de Fotografia Humanitária e Unesco, que lhe foram concedidos pelo trabalho humanitário que cumpre desde o início da carreira.

Para conferir algumas fotografias de Sebastião, clique AQUI

terça-feira, 28 de setembro de 2010

O assassino da ex-jogadora pode ser seu irmão

Crime que chocou Pernambuco, chegando mesmo a ser destaque na grande imprensa, o assassinato da ex-jogadora do Sport, Josenir Martins, conhecida como Jô, que ficou famosa por fazer um gol de bumbum (foto), faz a polícia suspeitar de que o responsável pelo crime é José Carlos Martins da Silva, irmão da ex-atleta.

O assassinato aconteceu na noite da passada segunda-feira (27), no Alto do Burity, no bairro da Macaxeira, zona norte do Recife. Ela foi assassinada a tiros quando saía de uma loja de videogames.

Ministério Público pede cassação da candidatura de Collor

Ainda nesta terça-feira (28), o Ministério Público Eleitoral de Alagoas apresentou um pedido cassação do registro da candidatura do ex-presidente da República Fernando Collor de Melo (PTB) ao governo do Estado. O MP pediu ainda e sua inelegibilidade por suposto abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação.

Mudas de árvores serão distribuidas em Garanhuns

Objetivando aliar o processo de aprendizagem com a preservação do meio ambiente, e desta forma conscientizar as crianças sobre a importância da ação do homem na transformação do meio em que vive, desenvolver a oralidade e a socialização do processo de preservação, o Colégio Diocesano de Garanhuns fará distribuição de mudas no próximo dia 30 de setembro.

Aproximadamente 60 alunos do Colégio Diocesano, que se posicionarão no Espaço Cultural Luiz Jardim, irão executar o Projeto “Crescer com a Natureza”. No intento de trabalhar educação ambiental para despertar a valorização e a preservação do meio ambiente junto aos estudantes e a comunidade, a iniciativa conta com a participação dos alunos da educação infantil e professores do Colégio.

A Prefeitura de Garanhuns, através das secretarias de Comunicação Social e Agricultura e Meio Ambiente, o 71º BI Mtz e do 9º BPM estão apoiando a ação.

"Dilma será a mulher mais poderosa do mundo”, diz jornal britânico

O Jornal The Independent (Britânia), fazendo análise sobre as eleições presidenciais no Brasil, afirmou que Dilma Roussef, se prepara para ser “a mulher mais poderosa do mundo”. O noticioso usa o argumento de que como chefe de Estado, a petista terá um cargo superior ao da secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton e da chanceler alemã, Angela Merkel.

A reportagem diz, se referindo ao Brasil de Dilma, que “seu enorme país de 200 milhões de pessoas está festejando sua nova riqueza em petróleo. A taxa de crescimento do Brasil, que rivaliza com a da China, é uma que a Europa e Washington só podem invejar”.

Leia a reportagem completa clicando AQUI.

Mais um debate entre os candidatos ao governo do Estado

Os principais nomes que concorrem a governador de Pernambuco participarão de mais um debate nesta terça-feira (28). A Rede Globo Nordeste realiza logo mais, depois da novela Passione, às 21h30, uma querela com os candidatos Jarbas Vasconcelos (PMDB) Edilson Silva (PSOL), Eduardo Campos (PSB) e Sérgio Xavier (PV).

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Izaías Régis se envolve em confusão durante caminhada na Cohab II

Quando a campanha eleitoral já começa a se despedir, o deputado estadual Izaías Régis (PTB) voltou a ser noticiado como “brigão”. Repercute em Garanhuns, em todos os blogs e na imprensa locais a confusão a qual o petebista se envolveu na tarde desta segunda-feira (27), na Cohab II, quando realizava caminhada.

De acordo com informações, Izaías teria afirmado, em recente estada naquele bairro, que Roberval, suplente de vereador, se vendeu depois do deputado ter o ajudado – haja vista que nestas eleições o suplente apoia Leonardo Dias (PSB). Bastou isso para a confusão está armada, depois que o próprio Roberval nesta tarde foi atrás de esclarecimentos.

É lamentável que o eleitorado esteja esperando propostas e de repente, ao invés disso, os garanhuenses daquela Cohab tenham sido assombrados por uma confusão que pôs em risco até a vida de alguns, pois se diz que até tiros para o alto houve. E se uma bala perdida acha alguém?

Pois bem, está posto aí mais um fato que desaponta o cenário da política em Garanhuns.

Mais uma reunião do Fórum Pró-Garanhuns acontecerá nesta segunda-feira

Dando continuidade às reuniões temáticas, realizadas no âmbito do Fórum Pró-Garanhuns, nesta segunda-feira (27), a partir das 19h30, “Esportes” será o tema discutido.

Em Pauta: finalização da construção do quadro de forças, debilidades, oportunidades e ameaças dos Esportes em Garanhuns (análise swot), bem como início da apresentação de propostas - que darão margem à elaboração dos projetos a serem executados no município, a partir de discussões e consensos a serem construídos com os demais segmentos da sociedade civil organizada e dos poderes constituídos.

Local: Academia de Educação para o Desenvolvimento - AEDES
Endereço: Av. Rui Barbosa, 658 - 2º andar (no prédio de Mano Construções)
.
A reunião é aberta, de modo que todos estão convidados. Informações adicionais sobre o Fórum e o resultado da 1ª reunião sobre Educação, acessar:
http://forumprogaranhuns.blogspot.com

Cavaletes da campanha de Paulo Camelo são roubados e ele presta queixa

O candidato a deputado federal Paulo Camelo (PSOL), começou a propaganda de sua campanha, através de Cavaletes (foto), no último sábado (25). De acordo com ele, de lá pra cá foram roubados três. “Foi roubado 1 Cavalete no sábado, por volta das 18 horas, defronte o Banco do Brasil e outro no dia 26.09.2010, pela manhã na Praça Guadalajara. Ontem a tardinha roubaram mais um. Este localizado defronte o Depósito do Pérola. Quem será?”, questiona.

Estes roubos resultaram em queixa de Paulo junto à Justiça Eleitoral e também à Delegacia. “No domingo dia 26.09.2010 foi prestado queixa na Delegacia de Polícia através do Boletim de Ocorrência 193247 e nesta data será comunicado ao Juiz da 56ª Zona Eleitoral”, disse. O socialista pensa que “é difícil acreditar que seja uma pessoa não vinculada à política”.

Camelo acha que agentes da elite burguesa/legião estrangeira podem vê ameaça em sua campanha. “Talvez a elite burguesa esteja querendo suprimir nosso nome, vendo nele ameaça nestas eleições. Não temos provas concretas, mas certamente esses furtos são feitios da legião estrangeira”, desabafou.

O Busto de Euclides Dourado é localizado e talvez seja substituído

Conseguimos localizar o busto de Euclides Dourado. Fomos informados de que guardado numa sala no Parque o qual tem seu nome. Está sob responsabilidade da Secretaria de Comunicação Social e Esportes, que através do titular da pasta, Carlos Eugênio (foto), nos prestou o seguinte esclarecimento:

“O busto que existia no Parque Euclides Dourado estava totalmente deteriorado, então buscamos recuperá-lo, todavia, no comércio local não encontramos profissionais especializados neste serviço. Procuramos o serviço na Capital, e como não obtivemos sucesso, optamos por trocar o busto (o que restou dele), que está guardado numa sala no Parque Euclides Dourado”.

O secretário informou que está “realizando uma série de melhorias no Parque e a instalação da placa ou recolocação do Busto estão entre estas ações”.

Eugênio afirmou ainda que a secretaria já contactou o artista plástico Caxiado para produzir outro busto novo, não descartando a possibilidade de substituí-lo por uma Placa em Bronze com a foto de Euclides. “Entre outras peças, este artista produziu a estátua de Luiz Gonzaga, em Caruaru. Visto isso, estamos aguardando a sua disponibilidade para o serviço. Também trabalhamos com a hipótese de substituir o Busto por uma Placa em Bronze com a Foto de Euclides Dourado”, declarou o secretário.

Pois bem, a memória de Euclides no Parque está a cargo da Secretaria de Comunicação Social e Esportes. Sabemos que o secretário Carlos Eugênio é competente e irá dá um jeito. Para tanto, o blog também se coloca à disposição, para contribuir no que for necessário e conveniente.

domingo, 26 de setembro de 2010

sábado, 25 de setembro de 2010

A solução é alugar o Brasil? Assista ao vídeo.

Sivaldo pode está num time de perdedores

A praticamente uma semana das eleições, embora as urnas ainda não tenham acusado nada, os números da pesquisa Ibope publicados nesta sexta (24) não são muito favoráveis a José Serra (PSDB), Raul Jungmamm (PPS) e Jarbas Vasconcelos (PMDB), candidatos a Presidente, Senador e Governador, respectivamente.

Todos estes nomes citados acima fazem parte do palanque de Sivaldo Albino (PPS), que é um dos candidatos a deputado estadual que busca defender a bandeira de Garanhuns e Região na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

A campanha de Sivaldo tem emplacado e ele tem possibilidades de ser eleito. Entretanto, se isso acontecer e a pesquisa Ibope prevalecer, acredita-se que, a princípio, pouca força política o pós-socialista teria. Lógico que do ponto de vista da conjuntura. Não quer dizer, caso for eleito, que não venha a realizar um bom trabalho na Alepe.

De acordo com o Ibope, Dilma tem hoje 50% de intenções de voto, ante 28% de José Serra; a petista venceria no 1º turno. Jarbas está levando uma lapada de 73% de Eduardo contra míseros 16% seus; fim de história. Para o Senado, Jungmamm está a ver navios, com apenas 6%.

Izaías faz comício no Centro de Garanhuns

Com direito a pedido de votos do prefeito Luiz Carlos (PDT) e tudo, buscando sua reeleição, o deputado estadual Izaías Régis realizou mais uma caminhada em Garanhuns neste sábado (25).

Depois do petebista e sua militância terem se concentrado de fronte ao seu comitê, caminharam por algumas ruas da cidade. Chegando ao Centro, algumas lideranças tomaram a fala e pediram votos, tanto para Izaías quanto para Jorge Côrte Real (PTB), que dobra como candidato a deputado federal.

Dia do Idoso será comemorado em Garanhuns

Para comemorar o Dia do Idoso, a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Assistência Social, promoverá um passeio turístico na próxima segunda-feira (27). No total, contará com os 151 idosos dos seis CRAS de Garanhuns, que farão visita aos principais pontos turísticos do município.

Para transportar os idosos dos CRAS instalados nas comunidades da Bela Vista, Heliópolis, Magano, Boa Vista, Quilombo, e Várzea, cinco ônibus estarão à disposição. O passeio culminará com apresentações culturais, bem como almoço, no Restaurante O Vale das Graviolas, às 13h.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Um mistério ronda Garanhuns: onde está o busto de Euclides Dourado?

Na semana passada o blog entrou em contato com duas Secretarias do governo municipal de Garanhuns (de Serviços Públicos e de Turismo/Cultura), para sondar por onde anda e quando o busto de Euclides Dourado, que então deveria está afixado no Parque que tem seu nome, estaria sendo posto em seu local novamente. Estas, as secretarias que ,"teoricamente", deveria ter responsabilidades sobre o patrimônio público.

Ao falarmos com servidores da Secretaria de Serviços Públicos, através de ligação telefônica, disseram que nada sabiam e que ligássemos para a Secretaria de Turismo e Cultura, pois lá deveriam ter informações. Assim o fizemos. Ligamos. Nessa outra Secretaria, a pessoa que atendeu passou para determinado servidor que deveria saber do busto. Esse também nada soube. Deixamos nosso contato, uma vez tendo assegurado retorno, haja vista que se informaria com a Secretária.

Verdade é que já se passou mais de uma semana e ninguém entrou em contato com o blog. Desatenção ou indiferença? Busto perdido ou ninguém está preocupado com a memória daquele que foi um dos maiores prefeitos que Garanhuns já teve, conforme reza a história?

O BUSTO – Faz mais de 10 meses que o busto foi extraído de seu devido lugar (Parque Euclides Dourado), por está bastante deteriorado. Fato é que tempo para restauração ultrapassa o suficiente. É bom que seja providenciada a reposição do busto, até porque o povo tem direito e dever de ter sob seus olhos tanto a memória quanto o patrimônio público em si.

Colégio Diocesano de Garanhuns realiza “Chá com a Imprensa”

Em comemorações alusivas aos 95 anos de “Ciência e Fé” do Colégio Diocesano de Garanhuns (foto), essa casa de ensino convidou a Imprensa de Garanhuns para um “Chá”, o “Chá com a Imprensa”.

O evento acontecerá nesta sexta-feira (24), a partir das 17h, no Refeitório do Colégio. Bom número de comunicadores da “Cidade das Flores” deve se encontrar ao final da tarde no “Lugar de Gente Feliz”

Faca é retirada da cabeça de paciente após 3 anos



Depois de conviver 3 anos com uma faca dentro da cabeça, o borracheiro Edeílson Manoel do Nascimento, de 29 anos de idade, foi submetido a extração do objeto. A cirurgia, que foi considerada inédita, foi realizada no Hospital das Clínicas, em Recife. Os procedimentos, tidos como de "altíssimo risco", foram realizados pela equipe de neurocirurgia da unidade.

Edeílson era acompanhado há 9 meses pela equipe do HC, depois de ser vítima de uma facada na cabeça, fruto de uma discussão. O artefato não pôde ser retirado à época do incidente porque consideravam o procedimento arriscado demais. Naquele momento, apenas o cabo da faca foi extraído, enquanto a lâmina permaneceu cravada.

A FACADA – A agressão ocorreu no ano de 2007, em Goiás, quando a vítima estava ocupada com atividades rurais. Edeílson só teve ciência de que a faca permaneceu em sua cabeça cinco meses depois. Segundo o goiano, alguns médicos lhe orientaram no sentido de não realizar a cirurgia, haja vista que o quadro apresentava risco de morte. “Nestes três anos, senti fortes dores de cabeça todos os dias da minha vida desde a hora que eu acordava até a hora de dormir. Até parei de trabalhar”, revelou o paciente.

Ataques ao governo Eduardo Campos marcam o debate da TV Jornal

O debate entre os candidatos ao Governo de Pernambuco, realizado na noite desta quinta-feira (23), promovido pela TV Jornal, foi de início aquecido antes mesmo de começar. Isso devido à publicação da pesquisa publicada pelo Datafolha, que apontou Eduardo Campos (PSB) com 72% das intenções de voto, Jarbas Vasconcelos (PMDB) aparecendo em segundo, com 15%, e Edílson Silva (PSOL) e Sérgio Xavier (PV), com 1% cada.

Depois de iniciado o debate, propriamente, as farpas ganharam foco, e, por sua vez, o espaço das propostas, algo que deveria ser priorizado entre os candidatos. Edilson e Jarbas não pouparam críticas ao governo de Eduardo, que se preocupou em apresentar um discurso de transparência e retidão.

Talvez o que mais tenha chamado atenção no debate foi o desafio que Edilson fez a Eduardo: se encontrarem no Hospital de Restauração, nesta sexta-feira, às 9h, para verificar no livro de óbito o estrondoso número de óbitos, que o governador acusou ser mentira, de acordo com o candidato de PSOL.

Nas considerações finais, Edilson manteve insistência: “Vou insistir, Eduardo, que você esteja amanhã às 9h para checar a emergência que você botou no HR. Eu quero estar errado, que os 12 mil óbitos não existem”. E agora, Eduardo irá ou não? Essa resposta Pernambuco inteiro vai querer saber.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Prefeitura de Garanhuns inaugura Ginásio e lança Núcleo Casas Populares

Realizando ações nas áreas esportiva e social, a prefeitura de Garanhuns estará inaugurando o Ginásio de Esportes do Conjunto Habitacional Prefeito José Ferreira Sobrinho (Zí Ferreira).

Nesta mesma oportunidade, o governo do Município também deverá estar realizando o lançamento do Núcleo Casas Populares, do projeto Prefeitura Presente. O evento se dará na próxima segunda-feira (28), a partir das 10h, no próprio Ginásio.

O Vale das Graviolas promove café da manhã para imprensa

Na manhã desta sexta-feira (24), a Srª Maria Zuleide Pereira Mandici, proprietária do Restaurante O Vale das Graviolas (próximo à UFRPE-UAG / Clínica de Bovinos) estará oferecendo um café da manhã alusivo à inauguração de obra do artista plástico Ever Romano, que presta homenagem à trajetória política do ex-governador Miguel Arraes.


Para este evento, foram convidados todos profissionais da imprensa de Garanhuns e Região. O autor deste Blog, que também é colunista do Jornal Gazeta de Garanhuns e articulista do Jornal O Monitor, recebeu convite e estará presente.

Escândalo da Casa Civil favorece Marina

Depois do empurra daqui, cai dali, parece que quem saiu levando a melhor depois do escândalo de tráfico de influência na Casa Civil da Presidência da República, foi a candidata do PV, Marina Silva.

De acordo com levantamento realizado pela Folha de São Paulo, na terça e quarta-feira, o nome da ex-ministra oscilou positivamente. Subiu 2 pontos percentuais. Pulou de 11% para 13%. Entretanto ainda está longe dos números necessários para ser eleita.

II Festival de Artes Cênicas de Garanhuns vai até o sábado

Promovido pela Sociedade dos Artistas de Garanhuns (SAGA) e o SESC, com o apoio da Prefeitura, o Festival de Artes Cênicas de Garanhuns segue até o próximo sábado (25). Além de serem encenados textos adultos, juvenis e infantis, a programação conta também com espetáculos de rua, oficinas, whorkshops e lançamentos de livros.

Nesta segunda edição do evento, ele traz espetáculos de Garanhuns, Lajedo, Jaboatão dos Guararapes, Recife e Mossoró (RN). Os ingressos estão a venda nos dias e locais de apresentação ao preço de R$ 10, para o público em geral, e de R$ 5, para estudantes, classe artística, professores, comerciários e dependentes do SESC.

Para assistir aos espetáculos, outra opção é aquisição do Passaporte Cultural, que custa R$ 25, e dá direito a assistir todas as apresentações teatrais. Para conferir a programação deste Festival, clique
AQUI.

Candidatos ao governo de Pernambuco participam de dabate

A menos de quinze dias das eleições, a partir das 21h30, desta quinta-feira (23), Edilson Silva (PSOL), Eduardo Campos (PSB), Jarbas Vasconcelos (PMDB) e Sérgio Xavier (PV) participarão de debate realizado pela TV Jornal, no auditório do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, no Recife. Graça Araújo, âncora do TV Jornal Meio-Dia, será a mediadora do debate, que terá dinâmica semelhante ao dos candidatos a Presidência da República.

Os jornalistas do SJCC representados por Inês Calado (JC Online), Sérgio Montenegro (JC), Carlos Moraes (Rádio Jornal) e Mário Neto (Rádio JC/CBN) ficarão com a responsabilidade de fazer os questionamentos aos candidatos, que terão duas horas para responder às perguntas dos seus adversários e, na sequência, aos questionamentos destes profissionais da imprensa.

Fábrica de Vassouras de Garrafas Pet é lançada pela AESGA e Rotary Clube Espinheiro

Em parceria com Rotary Clube Espinheiro (Recife), a Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), através da Coordenação de Projetos Sociais e do Projeto AESGA RECICLA, realizou a implantação de mais uma Fábrica de Vassouras, feitas com garrafas pet.

A primeira etapa do Projeto aconteceu de 11 a 13 de setembro, visando promover atividades educativas, com ênfase na responsabilidade social e no compromisso com o meio ambiente.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Atualização do cadastro dos beneficiários do Bolsa Família segue até outubro

Até o dia 31 de outubro, todas as famílias que são beneficiadas com o Programa Bolsa Família devem ter suas informações cadastrais atualizadas. Do contrário, os benefícios poderão ser bloqueados em novembro. Para que isso não ocorra, a Prefeitura de Garanhuns está realizando desde o mês de fevereiro, a atualização do cadastro das famílias beneficiadas pelo Programa no Município.

Segundo a coordenadora do Cadastro Único e Bolsa Família em Garanhuns, Luciana Rezende, a data do último cadastro deve ser observada por aqueles que ainda não o realizaram. “Aquelas que ainda não realizaram devem verificar a data do último cadastro, que é feito a cada dois anos, e caso tenha completado o prazo precisam procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social”, esclarece.

Num jogo sem gols o Sport perde a chance de encostar de vez no G4

Em uma partida em que tanto o rubronegro pernambucano quanto a equipe do Icasa desperdiçaram várias chances de gols, em jogo válido pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, disputado em Juazeiro do Norte (CE), o resultado foi 0x0.

Com isso, o Sport perdeu a chance de se aproximar de vez do G4, mas ainda sim continua na 6º colocação da competição. O Leão chega, portanto, aos 37 pontos e mantém a série de 12 jogos sem perder. Jogando em casa, o time da Ilha volta a campo no próximo sábado (25), contra o Bahia.

Com gol de pênalti o Náutico faz as pazes com a vitória

Após três partidas sem conhecer vitória, com um gol de pênalti do lateral Zé Carlos (foto), o Náutico venceu o Figueirense por 1x0. A vitória faz o Timbu subir 3 posições e agora ser o 8º colocado do Brasileirão de série B.

O placar ajudou ainda a prender o “figueira” na 4ª posição do G4, dando condições para o Sport tomar seu lugar, caso vença o Icasa e o América-MG tropece.

Cada um em seu quadrado

Depois de outros flagrantes de distanciamento entre o tucano Sérgio Guerra e o senador Jarbas Vasconcelos, o comportamento de um diante do outro nesta segunda-feira passada não escapou ante a percepção da imprensa pernambucana.

Primeiro, porque em caminhada em Jaboatão, na parte de tarde, se registrou que sequer um chegou perto dou outro ou mesmo houve trocas cumprimentos entre os dois. Em seguida, o mesmo aconteceu à noite, nos estúdios da TV Jornal; ao se encontrarem por ocasião do debate entre os presidenciáveis.

A impressão que se tem é que por desentendimentos passados, o orgulho entremeia e desgasta as forças que poderiam ser somadas entre Jarbas e Sérgio.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Lajedo ganha empreendimentos em medicamento e tecnologia

Foi anunciado pelo governo do Estado, nesta terça-feira (21), que mais duas empresas estão sendo implantadas em Pernambuco. Uma, a Multilab Indústria e Comércio de Medicamentos, que produzirá remédios similares e genéricos no Polo Farmacoquímico de Goiana, Mata Norte de Pernambuco, num investimento de R$ 200 milhões.

A outra, a Terravista Bioagronegócios, que, para aportar em Lajedo, terá o investimento de R$ 4 milhões para a construção de fábrica voltada à produção de luminárias LED, painéis fotovoltaicos e turbinas eólicas de pequeno porte.

Em solenidade no Palácio do Campo das Princesas, o governador Eduardo Campos, os prefeitos de Goiana, Henrique Fenelon, e de Lajedo, Antônio João Dourado (foto), bem como o presidente da Multilab, Genésio Cervo, o gerente geral da Terravista, Reginaldo Silva de Oliveira, assinaram protocolos de intenção para viabilizar os novos empreendimentos.

Permita-nos o radialista Marcos Cardoso: “E Garanhuns? ‘Só lembranças’ ”

Tiririca é acusado de omissão de patrimônios

Alguns agentes do Ministério Público têm feito de tudo para desbancar Tiririca destas eleições. O humorista disputa vaga ao legislativo federal, pelo PR. Nesta segunda-feira (20), Tiririca foi acusado de crime eleitoral, por ter omitido de dados patrimoniais. O caso ganhou repercussão. Entretanto, se acredita que isso não venha fazer o autor de “Florentina” tropeçar nas urnas no dia 03 de outubro.

Vereadores de Caetés entrarão com recurso

Acerca da decisão do juiz Andrian de Lucena Galindo, que julgou ilegal, nesta segunda-feira (20), a reunião extraordinária realizada pela Câmara de Vereadores de Caetés, acontecida no último dia 14 de setembro, a assessoria da Casa informou ao blog que entrará com recurso contra a decisão do juiz. Como se vê, é uma quebra de braço.

Embora o que esteja em jogo seja a anulação de uma reunião da Câmara, que foi realizada em 2008, e que contava com menos de 1/3 dos vereadores, algo que ia de encontro ao regimento da Casa, erroneamente, se tem publicado que a anulação se trata da votação, em que foram rejeitadas as contas da prefeitura, do exercício do ano de 2004. Esse capítulo Câmara de Caetés versus Justiça promete render.

Plínio se destaca no debate da TV jornal


Tendo o “Nordeste” como tema, o debate realizado em Recife, entre os presidenciáveis, na noite desta segunda-feira (20), transmitido pela TV Jornal, e que teve a ausência da candidata do PT, Dilma Rousseff, foi proveitoso; apesar de não se ter percebido nada de brilhante, ou pelo menos de novo, nos discursos de José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV).

É certo que no discurso do Plínio Arruda Sampaio (PSOL) também nada de novo foi posto. Entretanto, pelo poder de argumentar e apontar com clareza as soluções para alguns problemas sociais do Brasil, novamente o socialista mostrou ser possuidor de uma mente lúcida e coerente.

Em uma das facetas da Ironia, de acordo com o filósofo Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.), ela se manifesta como uma “a arte de gozar com alguém ou de alguma coisa, com vista a obter uma reacção do leitor, ouvinte ou interlocutor”. E é sendo detentor do domínio dessa arte que Plínio se serve para desconcertar seus adversários – lógico que com toda uma seriedade e fundamento.

Enfim, no debate desta segunda-feira, Plínio soube defender suas ideias sem deslizes. Serra e Marina usaram e abusaram da demogogia, do lugar comum, se mostraram com medo de pisar na bola. Talvez tenha sido com receio de está com a bola quicando à sua frente que, com 30 pontos à frente do tucano, Dilma preferiu se preservar, alegando que estava com a agenda comprometida. Coube então a Plínio vê-la como “fujona”. Claro que a essa altura do campeonato a ausência da ex-ministra neste debate não faz sequer cócegas em sua imagem.

Priscila vem a Garanhuns, mas não menciona o fato em seu blog

A vereadora do Recife, Priscila Krause (DEM), aposta em sua candidatura a deputada estadual contando com o apoio de eleitores de outras cidades, entre elas, Garanhuns, terra natal de Jorge Branco, seu esposo. Sábado passado (18), nesta cidade, Priscila promoveu um “Chá” nos salões da AGA.

A título de campanha, sempre que faz visitas a comunidades de Recife, região metropolitana e outros municípios, a democrata tem relatado e, sobretudo, postado fotos em seu blog. Com sua vinda a Garanhuns aconteceu o contrário.

Em sua página na internet, sequer mencionou sua estada aqui. Verdade é que sua campanha parece não ter emplacado em Garanhuns. A impressão que se tem é que seu nome não achou considerável espaço na cidade “onde o Nordeste garoa”.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Aos 23 anos de idade, Chico Buarque vence o Festival de Música Brasileira com “Roda Viva”

Mais um sorteio do Aqui na Cozinha

Dando seguimento à sequência de sorteios promovidos pelo seu Blog (Aqui na Cozinha), Patty Martins está sorteando um Kit Ovomaltine. Em mais uma edição de seus sorteios, Patty, no próximo dia 26, presenteará seus fiéis leitores. Para participar do sorteio é só clicar AQUI. (na Cozinha da Patty, a baiana/garanhuense).

Comunidade Quilombola do Tigre realiza sua Festa

Objetivando fortalecer os laços de identidade, celebrar a cultura afro e quilombola, além de promover um espaço de lazer para as famílias que lutam diariamente pela tão sofrida sobrevivência, mais uma edição da Festa Nação Quilombola, na Comunidade Tigre, será realizada entre os dias 24 e 26 de setembro.

O evento envolve apresentações artístico–culturais de comunidades remanescentes de quilombos de Garanhuns e de outras localidades, além de shows de forró, oficinas, palestras e concurso de dança.

Confira a Programação:

Dia 24/09 - Sexta-feira
18h30 – Grupo Quilombinho
20h30 – Mestre Juarez
21h30 – Os Meninos do Forró
23h – Evaristo Vergas

Dia 25/09 - Sábado
19h – Grupo Afro (Quilombo Estrela)
19h30 – Negra Atitude (Quilombo Estiva)
20h – Nação Negra (Quilombo Tigre)
20h30 – Grupo Música Afro
00h - Djair e Banda

Dia 26/09 – Domingo
18h – Primeiro Festival de dança de Coco entre as Comunidades Quilombolas de Garanhuns - com julgamento e premiação de uma TV, e três celulares. Logo mais, Zé Romão e Coco Castelo Branco
20h30 – Zé Romão
21h30 – Grupo Castelo Branco do Castainho.

Izaías faz visita ao Jardim Petrópolis

Depois de ter ido a Palmeirina, na manhã desta segunda-feira (20), o deputado estadual Izaías Régis (PTB), buscando votos para sua reeleição, fará visita ao bairro de Jardim Petrópolis na tarde de hoje. Na ocasião, sua militância deverá marcar presença em peso.

Vereador Ary esclarece o apoio de Armando aos candidatos da Frente Popular


Nota de Esclarecimento

O candidato ao Senado pela Frente Popular de Pernambuco, Armando Monteiro (PTB), está por todo Estado de Pernambuco fazendo sua campanha política. Os candidatos que disputam o cargo na Assembléia Legislativa fazem questão de estar ao lado de Armando Monteiro que demonstra estar disposto a trabalhar para o Desenvolvimento de Pernambuco.

Armando Monteiro (PTB) está disponível para gravar material de apoio político aos candidatos da Frente Popular de Pernambuco, tais como: Izaías Régis (PTB), Leonardo Dias (PSB), Clodoaldo Magalhães (PTB), Esmeraldo Santos (PR), Zé da Luz (PHS), Marcantônio Dourado (PTB), entre outros que não fazem parte mas também votam e apóiam a candidatura ao Senado de Armando Monteiro.

Esclarecemos ao eleitor que Armando Monteiro (PTB) é Majoritário e por isso apóia a todos os candidatos de sua coligação.

Ary Souto Leal Junior
Presidente do PTB Garanhuns.
Coordenador da Campanha de Armando Monteiro no Agreste Meridional
.

Espaço da charge


“Educação” será tema do Fórum Pró-Garanhuns nesta segunda-feira

Abordando o tema “Educação”, mais uma reunião do Fórum Pró-Garanhuns será realizada nesta segunda-feira (20). Informações adicionais sobre a reunião da Educação, e também informações sobre a 1ª reunião temática sobre esportes, já realizada, você acessa clicando no link do Fórum: www.forumprogaranhuns.blogspot.com

Local da reunião: Academia de Educação para o Desenvolvimento – AEDES. Endereço: Av. Rui Barbosa, 658 - 3º andar / Heliópolis (no prédio da empresa Mano Construções, ao lado do Garanhuns Palace Hotel).


O convite está aberto a todos os garanhuenses.

domingo, 19 de setembro de 2010

Camelo diz que é o único candidato que “realmente defende propostas”

A candidatura de Paulo Camelo, que busca eleger-se deputado federal pelo PSOL e representar Garanhuns na Câmara, é um tanto quanto ousada. Não por ser Paulo um socialista ferrenho que tem dificuldades de somar forças na cidade por defender uma ideologia que muitos veem como utópica e mesmo, na maioria das vezes, não têm o poder de compreensão.

A candidatura do engenheiro é ousada porque sua campanha não tem o investimento capital que seus adversários têm. Em outras palavras, é quase uma briga de Davi e Golias. Recursos financeiros à parte, não existe nada que ateste que o socialista não tenha competência para defender Garanhuns no legislativo federal.

Paulo diz que é o único candidato de nossa cidade que realmente defende propostas. Quanto aos outros, ele diz que nenhum está apresentando propostas concretas e claras para os cidadãos e cidadãs garanhuenses.
Todos os Direitos Reservados - Agenda Garanhuns 2010 | Wagner Marques