Get the Flash Player to see this rotator.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Paulo Camelo fala sobre os desencontros entre Heloísa e Plínio

O PSOL esteve mergulhado neste primeiro semestre de 2010, numa discussão interna para escolha do seu candidato a Presidência da República, saindo vencedor o intelectual, e um dos ícones da esquerda brasileira, o promotor aposentado e ex-deputado federal por São Paulo, o Plínio de Arruda Sampaio. Foi uma discussão brilhante, apesar dos atritos ocorridos. Nós que militamos na esquerda autêntica, somos a favor do Centralismo Democrático. O que é que isso significa: que devemos atingir o máximo do debate político e democrático e ao final devemos fazer experiência com a proposta vencedora. Plínio é uma proposta vencedora no interior do Partido. Assim, concordamos que o Partido deve caminhar unido e fazer a experiência com Plínio, para chegarmos a conclusão se a Proposta Vencedora era Correta ou não.

Parece-me que a nossa companheira Heloísa Helena tem receio que o Plínio prove na prática que a proposta Plínio Presidente sempre foi a melhor para a esquerda brasileira. Porque esse receio? Porque ela teme que o Plínio demonstre que é o autêntico candidato da esquerda brasileira e que empurre o PSOL para mais à esquerda. Por outro lado, a eleição brasileira será palco de várias discussões no mundo inteiro e certamente o Plínio será citado como o ícone da esquerda brasileira. Deste modo, o Plínio não é um candidato qualquer, uma vez que ele traz consigo um arsenal de capacidade de discussão política imensurável.

Nós brasileiros estamos carentes, não só, de uma boa seleção de futebol, mas, também de um ótimo candidato a Presidente, o qual já se posicionou contrário a não convocação do Ganso para a Seleção Brasileira, bem como de uma boa discussão política e só, somente só, a esquerda com Plínio é que será capaz de fazer a diferença, pois os candidatos social-democratas, Dilma e Serra, são exatamente iguais. Donde concluímos que a companheira Heloísa teme que o PSOL vá mais para a esquerda, por isso ela simpatiza com a candidata eco-capitalista, Marina Silva, a qual é "água com açúcar".

Finalizando, convém lembrar que a discussão interna ocorrida no interior do PSOL para escolha do candidato a Presidente, é pioneira no Brasil. Guardando as devidas proporções podemos fazer referência as “primárias que acontecem nos Estados Unidos”. A discordância da Heloísa em fazer a experiência com a proposta vencedora Plínio Presidente, provavelmente a levará a fazer experiência com as suas próprias contradições e será cobrada no âmbito da coerência pelos próprios alagoanos, quando a mesma apresentar Marina Presidente ao invés de Plínio Presidente. Assim, para Paulo Camelo a nossa bandeira de luta é Plínio Presidente. Tenho dito.
.
(Paulo Camelo é engenheiro, militante do PSOL e reside em Garanhuns)

3 comentários:

  1. EU SOU ELEITOR INCONDICIONAL DO PAULO CAMELO. PRINCIPALMENTE PELA SUA COERÊNCIA PARTIDÁRIA. VOU VOTAR NELE PARA DEPUTADO FEDERAL E CONCLAMO A TODA GARANHUNS, PARA, CASO, VENHA A ACHAR CONVENIENTE, TAMBÉM VOTAR NELE. HAJA VISTA TER ESTRUTURA POLÍTICA E MORAL PARA EXERCER O CARGO COM A PRECISÃO QUE LHE É PECULIAR COMO NA SUA PROFISSÃO DE ENGENHEIRO CIVIL QUE EXERCE E, MUITO BEM. AGORA, MUITAS VEZES FICO AQUI MATUTANDO COM OS MEUS BOTÕES E A ME PERGUNTAR: "DE QUE GALÁXIA MESMO É O MEU DEPUTADO FEDERAL PAULO CXAMELO!!!".

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente, Paulo, espero que você tenha sucesso nas eleições. Você parece convicto de que esta será uma experiência profícua. Lamento que seu último parágrafo não fale abertamente sobre a forma que se deu a disputa “interna no interior do PSOL”. Além disso, parece querer desconstruir a candidatura de Heloísa Helena ao Senado em Alagoas. Não dará certo. Heloísa será eleita, pois o povo a conhece, pelo visto, muito mais do que você. Resta apenas saber: Caso Heloísa fosse a candidata do PSOL à presidência da república, você preferiria aparecer em seu material de campanha com ela ou optaria por aparecer com Plínio, por ser, na sua opinião, um candidato “mais à esquerda(?)”?

    ResponderExcluir
  3. RÉPLICA DE PAULO CAMELO AO ANÔNIMO: Em primeiro lugar quero lhe dizer que Heloísa Helena sempre foi a nossa preferida para ser candidata a Presidência da República, inclusive do próprio Plínio de Arruda Sampaio. Após as eleições presidenciais de 2006, Heloísa Helena continuou sendo a preferencial do PSOL, isto é, pré-candi- data a Presidência da Répública com 100´% de aprovação interna. Ao desistir dessa pré-candidatura a companheira Heloísa optou, corretamente em ser candidata a Senadora pelo Estado das Alagoas. Até aí tudo bem. O que a Heloísa não deve fazer é afirmar que a candidata Marina Silva, do PV, é sua preferencial, uma vez que o PSOL tem Plínio como candidato a Presidente, o qual merece todo o nosso apoio e respeito. Heloísa é uma pessoa pública e ao fazer tal afirmativa estará permitindo o aparecimento de diversas críticas internas e externas. Além do mais Heloísa fez uma afirmativa externa, contrariando as funções das instâncias partidárias. Agora, imaginar que a afirmativa de Heloísa não será cobrada pelos opositores, numa disputa eleitoral acirrada, é querer acreditar que o Renan Calheiros seja "bobo". Lembrando que Heloísa é uma forte candidata ao Senado pelas suas posições políticas e sua coerência. Se a Heloísa "pisar na bola", poderá ser penalizada por isso. Em segundo lugar quero lhe dizer que Paulo Camelo é muito disciplinado partidariamente e que o texto por mim elaborado diz respeito a resposta ao questionamento que me foi dirigido pelo conterrâneo Wagner Marques. O Wagner Marques não perguntou e não quer saber como ocorreu todo o processo de discussão interna, no PSOL, para escolha do candidato a Presidente da República após a desistência da nossa companheira Heloísa Helena. Assim, não vejo nenhuma razão o "Anônimo" me questionar ao afirmar: "Lamento que seu último parágrafo não fale abertamente sobre a forma que se deu a disputa interna no interior do PSOL". Caso o "Anônimo" queira saber do conteúdo da discussão interna, o mesmo terá que se identificar e se dirigir a direção do Partido. Lembrando que não existe, no mundo inteiro, algum Partido Político que explique, em detalhes, o processo de discussão interna para pessoas que não são, sequer, filiadas ao Partido. Assim, é querer saber demais. Finalmente, "Anônimo", se você não vota no Plínio, está explicado o seu questionamento. Com certeza Paulo Camelo vota e fará campanha para Plínio Presidente. TENHO DITO

    ResponderExcluir

Todos os Direitos Reservados - Agenda Garanhuns 2010 | Wagner Marques