Get the Flash Player to see this rotator.

sábado, 23 de outubro de 2010

Garanhuns celebra Raul Seixas neste sábado

Evento que pretende ser realizado para reverenciar a memória e obra do “Maluco Beleza”, Raul Seixas, o “Garanhuns Toca Raul” acontecerá no Parque Euclides Dourado, nesta sábado (23), a partir das 16h. Será um evento que tem de tudo para ser um sucesso, até porque a música de Raul extrapola conceitos, estilos, tempo e faixa etária. No mês de agosto deste ano, a morte de Raul fez maioridade, ou seja, atingiu seus 21 anos. Então, nada mais justo mesmo do que celebrar o baiano.

BREVE HISTÓRICO DE RAUL SEIXAS

O RAULZITO – Nasceu na cidade de Salvador (BA), em 1945. Era filho de uma dona de casa e de um engenheiro. Desde criança, sempre foi um ávido leitor. Seu gosto pela música começou ainda nesta fase, quando o pequeno Raul prendia seus ouvidos à sonoridade de repentistas, Luiz Gonzaga e outros nomes da música nordestina. Em seguida, torna-se fã de Elvis Presley. Com alguns colegas da capital baiana, monta "Os Relâmpagos do Rock". Depois a banda passa a se chamar "The Panters", e por fim "Raulzito e os Panteras". Passam a tocar em várias festas na Bahia. E não iam além disso.

SURGE RAUL – depois de ter conhecido Paulo Coelho, em 1973, Raul volta à música, compondo, uma vez que havia anos antes havia dado pausa artística. Vivia trabalhando como produtor. Ele e Paulo logo se tornam definitivamente conhecidos no Brasil através da música “Ouro de Tolo”. Em 1974, lança a pedra fundamental da “Sociedade Alternativa”. Paulo e Raul são presos pelo DOPS, por acharem que a Sociedade Alternativa se tratava de um movimento que se contrapunha ao governo. Forama então exilados nos EUA. Chegado o ano de 1978, dentre outras, todo o Brasil já cantava as canções “Gita”, “Tente Outra Vez”, “Há dez mil ano atrás”, “O Dia em que a Terra parou” e “Maluco Beleza”. Neste intervaldo, LPs lançados e parceria desfeita com Coelho.

A QUEDA – No ano de 1980, todo o país respeitava o indefinível “raulseixismo”. Em ano difícil, Raul tem complicações e sua saúde devido ao alcool, que lhe causa a perda de 1/3 do pâncreas. Vive fase de absoluta inconstância afetiva. Entre casa/separa, Raulzito já tem vivido pelo menos uns 4 casamentos. Lança o álbum “Abre-te Sésamo” que tem as músicas “Aluga-se” e “Rock das 'Aranha'" e censuradas. O contrato é então rescindido com a gravadora. sem gravadora e agora também sem perspectiva de um novo contrato, é vítima de depressão, mergulha nas drogas. Até o ano de 89, grava alguns álbuns, consegue alguns contratos com gravadoras, que vão se tornando inviáveis pelo seu intenso estado de alcoolismo. Em 21 de agosto do mesmo ano, falece em São Paulo. Vítima de de uma parada cardíaca: agravada por pela sua diabete, e por não ter tomado insulina na noite antes de dormir.

Um comentário:

  1. não levaram a serio o show que poderia ser um grande projeto para garanhuns uma pena ...

    ResponderExcluir

Todos os Direitos Reservados - Agenda Garanhuns 2010 | Wagner Marques