Get the Flash Player to see this rotator.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Mais uma árvore é derrubada em Garanhuns

É preocupante. A cada dia que se passa, mais e mais árvores são derrubadas em Garanhuns. Já foram derrubadas algumas árvores do Mosteiro de São Bento, algumas nos arredores do Centro, já foram ao chão também algumas do bairro de Heliópolis - só para citar alguns lugares de nossa cidade em que as árvores foram deitadas por terra recentemente.

Desta vez, a vítima foi uma das árvores mais belas que sombreavam a Rua Manoel Clemente, Centro, de fronte ao SESC. Árvore que, aparentemente, contava décadas e décadas de vida. (Vide foto)

Podem até pensar ao contrário, mas não se dá para mensurar o impacto negativo que isso provoca; tanto ambiental quanto climatológico. Ambiental porque a derrubada de árvores causa maior aumento da circulação de dióxido de carbono na atmosfera. Só para lembrar: as árvores aspiram dióxido de carbono e produzem oxigênio. Uma menor quantidade de árvores obviamente significa também menor quantidade de dióxido de carbono sendo absorvido. E impacto climatológico porque uma cidade pouco arborizada é sinônimo de cidade que aumenta sua incidência de calor.

Entendem por que às vezes, em determinados períodos do ano, temos a sensação de que nossa cidade vai nos derreter? Talvez a queda de árvores por aqui, em parte, justifique isso. Já pensaram se por conta desse derruba-derruba de árvores, Garanhuns venha a ter o seu clima inigualável comprometido?

Esta derrubada de árvores à toa em Garanhuns precisa, urgentemente, ser combatida. Até porque a prática de cortar árvores, sem autorização do órgão competente, não é permitida. A título de informação, existe legislação para tal. Atentemos. Digamos NÃO à derrubada de árvores em Garanhuns.

5 comentários:

  1. Uia que chique.
    Amei este layout de inverno e a foto tb está ótima.
    Beijos
    Patty Martins

    ResponderExcluir
  2. ESSE PREFEITO DE GARANHUNS QUE É UM TREMENDO PICARETA A RESPEITO DA CONSERVAÇÃO DO AMBIENTE EM NOSSA CIDADE(AS NOSSAS PRAÇAS QUE O DIGAM), ELE TEM MARCAÇÃO PESSOAL COM A RUA MANOEL CLEMENTE. NÃO É À TOA QUE A COMISSÃO DE DEFESA AMBIENTAL DA PREFEITURA(COMPOSTA DE INCOMPETENTES), ELES ESTÃO DERRUBANDO AS ÁRVORES DO PAU POMBO PARA FAZER FOGUEIRA DE SÃO JOÃO E SÃO PEDRO E NÃO ESTÃO REPONDO. AINDA BEM QUE SÓ FALTAM DOIS ANOS E MEIO PARA ESSE PESTE DESAPARECER DO COMANDO ADMINISTRATIVO DE GARANHUNS!!! QUEM JÁ VIU UM SUJEITO TÃO IRRESPONSÁVEL COM AS COISAS SÉRIAS COMO ESSE MAL FEITOR!!! TESCONJURO, GOTA SERENA!!!

    ResponderExcluir
  3. É lamentavel que atos como este ainda continue acontecendo em Garanhuns. Esperamos que autoridades competentes tomem as providências! Há pouco tempo foi derrubada uma árvore em frente ao Garoa Restaurante, centro da cidade.
    Não sabemos de fato, de quem é a (in)responsabilidade. Só temos que lamentar, infelizmente!

    ResponderExcluir
  4. E a zoonozes como está, será que agora que todo mundo ja se esqueceu não estão mantando os animais de fome como estavam?

    ResponderExcluir
  5. É impressionante a forma como a negligência ambiental tem tomado proporções cada vez maiores em nossa cidade. Eu participei da segunda conferência interestadual do meio ambiente e temáticas como arborização urbana foram alvo de discussão... Uma coisa é certa, muitas pessoas sabem, nem que seja o básico sobre preservação ambiental. Esse é um assunto que está em evidência na mídia, porém muitos só fazem algo quando são, de algum modo, atingidos. Por enquanto, os impactos têm sido pequenos, mas é de tijolo em tijolo que vai se construindo uma tragédia.

    ResponderExcluir

Todos os Direitos Reservados - Agenda Garanhuns 2010 | Wagner Marques