Get the Flash Player to see this rotator.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Maceió lidera ranking de cidade em que os jovens estão mais vulneráveis à violência

Divulgado ontem (24) pelo Ministério da Justiça e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência (IVJV) aponta a capital alagoana como a cidade em que os jovens estão mais vulneráveis a violência. Recife ocupa a terceira posição no ranking, sendo São Paulo a cidade que, em números, apresenta a menor vulnerabilidade.

O IVJV é um indicador ainda novo, que leva em conta as mortes por acidentes de trânsito, os indicadores de pobreza, a taxa de homicídios, e desigualdade de 266 municípios (com mais de 100 mil habitantes), na faixa entre 12 e 29 anos de idade.

Foi apontado também pela pesquisa um perfil dos grupos de baixo e alto risco de exposição à violência. De acordo com o levantamento, os mais vulneráveis ou com algum histórico de violência são em sua maioria do sexo masculino (56,1%), têm a faixa etária superior aos 19 anos (73,2%) e se declararam negros ou pardos (64,1%).

Em outra perspectiva, considerando grupo de baixo risco, a predominância é de mulheres (54,1%), apontando que 45,2% apresentam faixa etária entre 12 e 18 anos. São solteiros (78,9%) e estudantes (42,1%). A pesquisa mostrou ainda que, 36,8% se declararam brancos e 48,9% são católicos. O nível de escolaridade, conforme o levantamento, não altera em nada na exposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os Direitos Reservados - Agenda Garanhuns 2010 | Wagner Marques