Get the Flash Player to see this rotator.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

“Prefeito da periferia” ou prefeito com recursos federais?

Em postagem intitulada O prefeito da periferia, o jornalista Roberto Almeida cantou, em seu blog, a possível repercussão que causará uma reportagem a ser publicada na próxima edição do Jornal Correio Sete Colinas, em que o Secretário de Comunicação, Carlos Eugênio, depois de ter feito um levantamento, mostra que “nunca se trabalhou tanto na periferia de Garanhuns quanto na gestão atual”.

A princípio, não dá para se emitir nenhum juízo de valor quanto ao que se afirma. Porém, se considere que o governo anterior, o do ex-prefeito Silvino Duarte, talvez não tenha tido as tetas tão fartas de verba pública federal como teve e tem o do prefeito Luiz Carlos. Na era FHC, Garanhuns talvez não tenha recebido (R$) um fiapo do que a cidade recebe e recebeu na era Lula.

Sabe-se que o que a administração atual anda executando em alguns bairros de Garanhuns, e cite-se Aluísio Pinto, Manoel Chéu, Cohab III, Brahma, Parque Fênix, Jardim Petrópolis e Cohab II, tem uma avassalador subsídio das verbas federais destinadas à prefeitura para pavimentação/recapeamento, infraestrutura, inclusão social, entre outros. Ou seja, o dinheiro aplicado nas obras não foi mais do que obrigação.

Veja-se, então, que só terá sentido o levantamento se, em números, for mensurado a quantidade de obras de cada governo, e a quantidade de recursos recebidos, seja da esfera federal ou estadual, ou mesmo do fluxo de aplicação do cofre municipal para ações na cidade. Se considere isso.

5 comentários:

  1. Acho a discursão sem o menor propósito.Governos elegem prioridades, independente da verba que se tenha em caixa.Mesmo que tivesse à epóca de Silvino menos verbas à disposição, o Governante achou por bem beneficiar outras áreas, que não a periferia.Diferente do Governo de Luiz que optou por investir na periferia.São epócas e Governos distintos que fizeram muito bem à Garanhuns.

    Gustavo-Garanhuns

    ResponderExcluir
  2. Não é que Luiz Carlos tenha priorizado a periferia,os recursos que ele recebe é que já são destinados para tal público. Sendo assim, o secretário de comunicação faz a "média" em cima disso, ou seja, é o que se chama de "gozar com o pau dos outros", assim como faz tão bem o nosso governador(execução de políticas públicas do governo federal). Daí o merito não é do nosso prefeito, é um mero repasse de recursos que é executado pela prefeitura.
    Seria "exigir demais" do nosso prefeito tal atitude, até porque parece que a prioridade é a zona rural (construção de pontes, etc...)

    ResponderExcluir
  3. Em que pese o fluxo de recursos federais para a administração atual , eu nunca presenciei Garanhuns tão abandonada e estagnada como no momento atual.

    ResponderExcluir
  4. Mero repasse não caro amigo.Claro que houve prioridade, e vou além, repasses nos dias de hoje não são investidos.O que estamos acostumados a ver é dinheiro chegando e absolutamente nada sendo feito.

    Gustavo-Garanhuns

    ResponderExcluir
  5. Uma correção, na Cohab II a prefeitura fez o recapamento sem o saneamento, que não adiantará. No proxímo inverno ou nas grandes chuvas de verão aquilo vai por água abaixo. E quanto as ruas da cohab II a grande parte está sem calçamento e saneamento. O bairro da Cohab II é completamente esquecido pela prefeitura, parece que não existe ninguém morando ali.

    ResponderExcluir

Todos os Direitos Reservados - Agenda Garanhuns 2010 | Wagner Marques