Get the Flash Player to see this rotator.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Por que não um Festival da Seresta em Garanhuns?

Recife tem um Festival da Seresta. Em Garanhuns, faz pelo menos uns 4 anos que o economista José Medeiros Souto lançou esta proposta para a cidade, e deu a impressão de que não foi bem aceita. Se não foi, pelo menos não foi porque não houvesse como e quem executar; porém, mesmo sendo outra realidade, em Recife o Festival já pegou e se mostrou um evento bem válido.

O ato de fazer serenatas, à noite, com canções de cunho sentimental, pelas ruas, geralamente com parada obrigatória, por exemplo, diante das casas das namoradas, foi o cerne do que muitos historiadores viriam atestar como o nascimento da tradição de cantoria popular das cidades. Entretanto, o termo “Seresta” teria surgido no Rio de Janeiro, no século XX.

Não à toa estamos (re)lançando esta proposta para Garanhuns. Quem pouco souber da história desta cidade verá que ela já foi palco de grandes seresteiros, e entre eles vale destacar Augusto Calheiros (foto), apelidado de “A Patativa do Norte”. Apesar de ter nascido em Maceió (AL), vindo para Garanhuns aos 9 anos de idade, Calheiros fez desta cidade seu eterno torrão, mesmo tendo ido morar em Recife e depois no Rio de Janeiro, onde faleceu, em 1956.

Enfim, que tal em Garanhuns o “Festival de Seresta Augusto Calheiros”?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os Direitos Reservados - Agenda Garanhuns 2010 | Wagner Marques