quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O mundo inteiro acompanha resgate de mineiros soterrados no Chile

O Chile está sendo alvo das lentes em todo o mundo. Depois de 69 dias soterrados na Mina São José, 33 mineiros viram surgir o completo raio de vida. Essa foi considerada a operação de resgate mais complexa da história da mineração. Na noite desta terça-feira (12), pouco depois das 23h, a cabine Fênix foi içada. À 00h10, surgia o primeiro mineiro. Florencio Ávalos, de 31 anos, levou 16 minutos para sair do coração da mina.

O êxito obtido diante do primeiro resgatado, deixou a imprensa mundial estupefata, segundo o locutor oficial que transmitia o resgate ao vivo pela TV oficial do país, que informou que mais de 1 bilhão de pessoas acompanhavam a transmissão em todo o planeta.

Os operários, já considerados celebridades e heróis no Chile (fizeram até curso de oratória para dar entrevistas), foram extraídos da mina em uma operação que contou com técnicas sofisticadas de engenharia nunca antes testadas, haja vista que esta é a primeira operação do gênero que se tem registro.

(Foto: Mineiro Florencio Avalos chega à superfície após 69 dias preso na mina de San José e abraça o presidente do Chile, Sebastián Piñera)

Nenhum comentário:

Postar um comentário