terça-feira, 1 de junho de 2010

Dom Fernando completa 2 anos à frente da Diocese de Garanhuns

Cor nostrum ardens

Neste dia 1º de junho faz exatamente 2 anos que o Bispo Diocesano, Dom Fernando Guimarães (foto), pastoreia a Diocese de Garanhuns, uma das Dioceses mais fervorosas do interior do Estado de Pernambuco. Já nestes 2 anos sentimos algo diferente na Diocese, sobretudo quanto às posturas de alguns sacerdotes. Ao vir assumir a Diocese de Garanhuns, já sabendo de algumas acusações acerca de comportamentos não condizentes com a postura sacerdotal por parte de alguns padres da Diocese, Dom Fernando fez questão logo de investigar e mexer uma pecinha aqui, outra ali, até que alguns entrassem no eixo, chegando mesmo a ter afastado padre de seus serviços religiosos.

Para orgulho de Garanhuns, no dia 25 de Janeiro de 2010, Dom Fernando foi nomeado Membro do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica, em Roma. Conforme já havia informado o Bispo “o Tribunal possui duas secções: a primeira, propriamente judicial, julga em nível de apelo definitivo os recursos e questões judiciárias pendentes em primeiro e segundo grau, como também julga como instância última os apelos contra decisões dos órgãos da Cúria Romana, funcionando destarte como Supremo Tribunal. Na segunda secção, ele exerce também a função de Ministério da Justiça, coordenando e supervisionando as atividades dos Tribunais eclesiásticos da Igreja Católica, tanto a nível diocesano, como a nível regional ou nacional”.

A Dom Fernando Guimarães nossas congratulações por estes dois anos de pastoreio em nossa Diocese. La foi nous encourage toujours lês!

2 comentários:

  1. Olá Wagner!!

    Obrigada pela atenção, gosto muito do seu blog e acompanho vc sempre, te desejo sempre muito sucesso.
    Um bj

    ResponderExcluir
  2. Minha visão em relação ao pastoreio de Dom Fernando Guimarães é exatamente ao contrário do defendido por este blog: vejo um Bispo omisso em relação a alguns pontos cruciais e, até certo ponto, comprometido com a politicagem que tomou conta da Diocese nos últimos anos. De um lado, reina o silêncio do Bispo quanto à temas atuais, como a "pedofilia" cometida por padres, e que, com certeza, poucos botariam a mão-no-fogo por uma dúzia dos sacerdotes da nossa Diocese. De outro, vimos que o Bispo Dom Fernando cometeu um gravissimo equívoco ao permutar o padre Gabriel, de Canhotinho, pelo padre Nivaldo de São Bento do Una, o qual, segundo pessoas ligadas a ambos, vinha fazendo sermões conflitantes com a administração do prefeito corrupto de São Bento do Una, padre José Aldo Mariano da Silva, e, ao mesmo tempo, facultando a padre Gabriel livre trânsito para que ele forme um grupo e peça votos, naquela cidade, para o deputado de Canhotinho, irmão do atual prefeito Álvaro Porto. Dom Fernando não é tão santo como se mostra.

    ResponderExcluir