Get the Flash Player to see this rotator.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Pra desacelerar...

Na música brasileira ultimamente tem se visto muitas coisas ruins. Risíveis até. Porém, a Banda Calypso vai além, e consegue ser insuportável. Bem que se poderia comentar aqui o que há de bom em nosso rico cancioneiro. Entretanto, até alguns de nossos maiores nomes da música estão se rendendo à banda paraense. Primeiro, Zé Ramalho, que inventou de gravar com a galega gasguita a música “pássaros noturnos”. Agora, Raimundo Fagner, grava também com ela a música “sem direção”, no DVD ao vivo dos 10 anos da banda.

É verdade que nossa música muito foi enriquecida quando ousou fundir ritmos e melodias “desse almanaque que é o Brasil”, como diz Oswaldo Montenegro. Mas no caso da fusão “boa música” e o ritmo do Pará, foi um desastre. É um desastre. Há mesmo quem curta a Banda Calypso por achá-la dona de um ritmo alegre, envolvente. E o ritmo o é. Entretanto, o mal está quando surge a voz desafinada da vocalista Joelma e as letras rasteiras da banda; aí é uma desgraça. A banda cresce pela alegoria de seus dançarinos e músicos, mas se arruína pela artificialidade vocal e pela má conduta moral (antes e após os shows) do guitarrista que se sente o Mark Knopfler (guitarrista do Dire Straits).

A boa música brasileira sofre o mal da não resistência por parte de alguns que foram até personagens da luta pela preservação de uma digna qualidade musical em nosso país. E isso é uma moléstia. Chegará um tempo em que será válido mesmo desinventar o que toca nas rádios de massa do Brasil, para ver se é possível nossos ouvidos e nossa alma parar com esse “acelerou, acelerou, acelerou...”

4 comentários:

  1. Quando eu ouvi, aliás, tentei ouvir alguma coisa da banda Calypso pela primeira vez para ver do que se tratava pensei, meu Deus, a desgraça agora chegou ao fundo do poço, mas não é que me aparece Malú Magalhães? Em um país sem cultura o crescimento do que é ruim não vai parar nunca.

    ResponderExcluir
  2. Lembrei do clássico dessa grandiosa banda:
    CAVALO MANCO!

    ResponderExcluir
  3. Fagner e Zé Ramalho depois de velho estão "bolerando". Estão querendo fazer graça pros outros.

    ResponderExcluir
  4. Só discordo de você, quando afirmas que isto é música, sinceramente quem tem ouvidos de qualidade, a cada dia sofre mais, neste nosso país de diversidade escrotoral;as vezes penso que isto faz parte de uma "teoria da Conspiração" aliénigena que pretende dominar o nosso país paralizando os cérebros através destes "sons".Quando acreditamos que chegamos ao fundo do poço, aparece uma uma nova "onda".Será que é um animal "vertebrado" a figura que criou o reboletion?
    Mas, o pior de tudo é que esta bunda, digo, banda recebeu o titulo de cidadãos pernambucanos,projeto do Deputado Nélson Pereira, mais um que traiu os Professores, aprovando a lei 154.

    ResponderExcluir

Todos os Direitos Reservados - Agenda Garanhuns 2010 | Wagner Marques