Get the Flash Player to see this rotator.

terça-feira, 4 de maio de 2010

“Marcha Branca”: mobilização pela Casa do Estudante Pobre de Garanhuns



O dia 07 de setembro de 1953 ficou marcado em Garanhuns pela quantidade de estudantes que tomou as ruas da cidade em plena data cívica para defender seus interesses locais. Geraldo de Freitas Calado, aos 20 anos, era presidente da UEG (União dos Estudantes de Garanhuns). O ato ficou conhecido como “Marcha Branca”, uma vez que todos os estudantes desfilariam com vestes brancas.

Foi dias antes do tradicional desfile do dia 07 que Geraldo peitou o Diretor do Colégio Diocesano de Garanhuns, Monsenhor Adelmar Valença, e Superiora responsável pelo colégio das damas (mais tarde Santa Sofia) a fim de mobilizar os estudantes da cidade para seguirem em marcha pelas principais ruas de Garanhuns, no intento de reivindicar uma Instituição de Ensino Superior e lançar a “Pedra Fundamental” da Casa do Estudante Pobre de Garanhuns (CEPG).

Mesmo com a resistência dos educadores religiosos, Geraldo conseguiu convencê-los. Registre-se a repercussão da “Marcha”. As fotos elucidam a emoção que assaltavam os estudantes durante o ato.
.
(Clique nas fotos para ampliá-las)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os Direitos Reservados - Agenda Garanhuns 2010 | Wagner Marques