Get the Flash Player to see this rotator.

domingo, 23 de maio de 2010

Entrevista exclusiva com o deputado Isaltino Nascimento


“Garanhuns está involuindo”

Isaltino Nascimento, deputado estadual, esteve neste fim de semana em Garanhuns. Junto com João da Costa, João Paulo, Humberto Costa, e outros, Isaltino é um dos principais nomes do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco. Tivemos acesso ao deputado, que nos concedeu entrevista exclusiva. Jonathas Santos (foto), relações públicas, colaborou conosco no script da entrevista, que acabou por lograr êxito. Segue os principais trechos da entrevista:

Agenda Garanhuns - Deputado, o senhor está em seu segundo mandato como deputado estadual, e vem se destacando como um dos mais brilhantes deputados de Pernambuco. O senhor pode comentar sobre isso?

Isaltino Nascimento - Agradeço por considerar nosso trabalho destacado. Mas realmente temos nos esforçado muito para atender aos anseios de nossa sociedade. E isso tem sido reconhecido.

AG - Líder do governo Eduardo Campos na Assembléia legislativa, e um dos principais defensores de seu governo, o senhor se considera um das figuras mais importantes do PT hoje no Estado?

IN - Nós que fazemos o Partido dos Trabalhadores no Estado, temos procurado ser coesos em nossos ideais. Para tanto, cada companheiro tem procurado dá o melhor de si. Quanto a mim, tenho buscado usar o meu papel de homem público para ser fiel ao que a mim compete.

AG - Qual a sua opinião sobre a última pesquisa Vox Pupoli para presidente e governador, que mostra a candidata do PT, Dilma Rousseff pela primeira vez à frente do candidato do PSDB, José Serra?

IN - As pesquisas mostram o sentimento do momento, mas é claro que a Dilma vem crescendo no tocante que seu nome vai ficando mais conhecido. A Dilma crescerá ainda mais nas pesquisas, ficando definitivamente no gosto popular. É só esperar pra ver. Já nosso Estado tem muito a agradecer à Dilma, que fez muito por Pernambuco quando ela era ministra do presidente Lula. Ela foi responsável por muitas obras que foram feitas aqui através do PAC.

AG - Deputado, no governo de Jarbas Vasconcelos, Pernambuco tinha um vice-presidente da República, que era o, hoje, senador Marco Maciel. Fazendo um comparativo entre o governo Lula/Eduardo e FHC/Marco Maciel/Jarbas, qual a grande diferença?

IN - Lula e Eduardo têm em comum um grande poder de articulação. O que não aconteceu nos governos anteriores a eles. Não é tão significante o que fez Jarbas e FHC para Pernambuco. Marco, é marco zero. Zero desenvolvimento, zero trabalho, zero segurança pública, zero saúde, e por aí vai. Ele como vice-presidente não conseguiu viabilizar nada para nosso Estado. Já no governo Lula/Eduardo, Pernambuco é o Estado que mais cresce em nosso país. Só pra citar alguns fatores: o Porto de Suape, a Transnordestina, o Estaleiro e a Transposição do Rio São Francisco.

AG - No agreste meridional, qual tem sido as suas atuações como deputado estadual?

IN - Tenho apoiado a prefeita Judith, de Bom Conselho; promovi emendas que viabilizaram recursos na ordem de quase 2 milhões para obras de saneamento, pavimentação e drenagem; temos apoiado em Garanhuns algumas comunidades Quilombolas; e temos também voltado nossos trabalho para as cidades de Águas Belas e Itaíba, entre outras.

AG - O senhor conta com o apoio do diretório municipal do PT em Garanhuns para a sua reeleição?

IN - O PT, nas pessoas de Pedro Passos e de Chico do INSS, tem nos apoiado. Não temos ainda a confirmação do diretório como um todo. Mas temos buscado consolidar acordos.

AG - Deputado Isaltino, o senhor tem acompanhado pela impressa as notícias políticas de Garanhuns, sobre as várias denúncias de corrupção envolvendo o atual governo do prefeito Luiz Carlos de Oliveira?

IN - Sim. E tenho visto de maneira preocupante o que tem acontecido em Garanhuns. Estes fatos têm repercutido na Assembleia. Eu advogo sob a premissa de que ninguém é culpado até que se prove o contrário. São fatos que devem ser passíveis de rigorosa apuração.

AG - O senhor o apoiou o então candidato Luiz Carlos à reeleição em 2008, e como o senhor vê hoje esse governo?

IN - Naquela ocasião apoiei o prefeito por questões partidárias. Não foi por razões ideológicas entre a minha pessoa e a do prefeito. Mas vejo que, se compararmos a cidade de hoje com a de décadas atrás, podemos dizer que Garanhuns está involuindo; principalmente se olharmos para os últimos governos.

AG - Qual a sua relação com o prefeito Luiz Carlos, já que ele anunciou ter outro candidato a deputado estadual? O senhor esperava ter o apoio dele nessa eleição, já que senhor o apoiou em 2008?

IN - Tenho uma boa relação com o prefeito. Sei diferenciar minha relação com ele tanto no campo pessoal quanto no campo político. É claro que gostaria de ter recebido a recíproca. Mas não esperava ter apoio dele, não.

AG - Como o senhor vê as denúncias que voltaram a ganhar foco esta semana, sobre o suposto de esquema de superfaturamento em contratos artísticos que envolvem a ACIAGAM e, por tabela, o nome de seu colega de parlamento, o deputado Izaías Régis?

IN - Lá na Assembleia, procuramos sempre respeitar esse momento de consolidação da democracia. Portanto, volto a repetir: ninguém é culpado até que se prove o contrário. É óbvio que uma denúncia como esta nos entristece. É delicado esse bate-e-volta da ACIAGAM versus Sampainho. Mas, igualmente às denuncias sobre o caso da ponte, que envolvem o prefeito, e alguns nomes do governo municipal, devem também ser passíveis de investigações rigorosas. Todavia, havendo culpabilidade de quem quer que seja, e que tenha colaborado para alguma fraude, se for o caso, a punição deverá ser radicalmente efetuada.

3 comentários:

  1. Entre os Traidores da Educação este é o principal INIMIGO dos Trabalhadores em Educação.Usou a categoria em vários momentos, participando inclusive de nossas Assembleias e a partir de 2007, passou a dar pronunciamentos contra nossas mobilizações e foi um dos poucos a ter a cara-de-pau de defender o Projeto do Governo, no dia de sua votação.Portanto, companheiros(as) do Agreste Meridional, fiquem atentos e façamos campanha contra este indíviduo.

    ResponderExcluir
  2. EM PRIMEIRO LUGAR SE ESSE FOSSE O DEPT QUE MAIS SE DESTACOU NA ALEP NÓS ESTAVAMOS FERRADOS SE O MELHOR É ASIM IMAGINA O PIOR.SEGUNDO O FALSO REPORTER DEIXOU MUITOA DESEJAR NAS PERGUNTAS E NO VOCABULARIO DA PROXIMA VEZ MEU QUERIDO COLOQUE ALGUEM MAIS COMPETENTE E NAO UM BABÃO MTO OBGADO UM GDE ABRAÇO

    ResponderExcluir
  3. Caro Antônio Carlos,

    os julgamentos sobre este deputado, cabe aos leitores. Claro, os que o conhecem bem. Acredito que vc deve ser um deles. Se você tece alguns cometários sobre ele, favor expor fundamentos, como no caso de Augusto Souto, que fundou bem sua colocação.

    Quanto ao deixar a desejar nas perguntas, estaremos agurdando você enviar para o nosso e-mail perguntas mais interessantes, e tão logo firmamos o compromisso de postá-las no blog. Claro, com a impecabilidade vocabular que vc deve possuir, dado o fato de vc não saber nem acentuar as palavras nem pontuar.

    Defendemos o direito de vc não gostar de quem seja competente ou não, mas também defendemos o dever de vc não agredir ninguém sem causa real.

    Muito obrigado peço-lhe eu,
    e também lhe deixo o meu abraço.

    Atenciosamente,

    W.

    ResponderExcluir

Todos os Direitos Reservados - Agenda Garanhuns 2010 | Wagner Marques