Get the Flash Player to see this rotator.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Pela instalação de uma unidade do PROCON em Garanhuns


Uma das mentes mais brilhantes que temos em Garanhuns é a do Sr. Eronides Vidal de Freitas (foto). Sempre atento, e mantendo extremo respeito aos blogs de Garanhuns, ele, vez por outra, nos sugere pauta para que discutamos no blog assuntos relevantes para nossa cidade. Tem uma cultura ímpar, escreve impecavelmente, já foi professor, Diretor de Música de Garanhuns (comandou a Banda Manoel Rabelo em 2008), e segue como uma usina de ideias.

Na verdade, o que torna Sr. Eronides um homem distinto, entre outras atividades exercidas, é toda sua bagagem acumulada como Sociólogo de formação, e sua experiência como Gerente do Banco do Nordeste, aqui em Garanhuns, onde se aposentou.

“Sr. Eron”, como temos o costume de chamá-lo, nos enviou e-mail, pedindo para que mobilizássemos os outros blogueiros de maneira a criar um movimento de reivindicação para instalação de uma unidade do PROCON em Garanhuns. Vidal apresenta alguns motivos:

Há uns quatro/cinco anos atrás ensaiaram isto mas, certamente a pedido político (os políticos são comerciantes) o PROCON foi fechado. Achei a atitude simplesmente desreipeitosa porque cidades de menor porte, de comércio mais modesto, têm PROCON, uma medida que vem em defesa dos consumidores e que é necessária para o exercício da cidadania. Em consequência, o Juizado de Pequenas Causas (creio que agora tem outro nome) é abarrotado, congestionado de queixas. Quem se aventura a procurá-lo tem que ter muita paciência. As soluções estão sendo sentenciadas mais de um ano depois... e olhe lá! As empresas aqui casam e batizam. E o consumidor que se dane!

Pois bem, fica então a sugestão para que, não somente os blogueiros, mas também toda sociedade civil garanhuense se mobilize de modo a tornar pelo menos pensável a implantação de uma unidade do PROCON em Garanhuns, para que daí possamos recorrer aos meios de fazê-lo. Muito boa essa “sacada” do Sr. Eron. Avante!

3 comentários:

  1. QUEM SABE DA HISTORIA TODA E DA VERDADE, SABE QUE O PROCON FOI INSTALADO AQUI EM GARANHUNS A PEDIDO DO VEREADOR DANIEL E FICOU NA EMATER NA AVENIDA CARUARU, SÓ QUE DEPOIS DE UNS 5 MESES COMEÇOU A PRESSÃO DO CDL AO SR LUIZ CARLOS PARA FECHAR O PROCON E O MESMO CANCELOU TODOS OS CONTRATOS QUE TINHA COM OS ADVOGADOS E SO ASSIM ACABOU COM O PROCON DE GARANHUNS FOI O SENHOR LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA AFINAL TINHA INTERESSE DIRETO DOBRE ISSO

    ResponderExcluir
  2. Vocês querem informações...
    Pois bem, o PROCON terá uma unidade sim aqui em Garanhuns, e as suas instalaçoes já estão sendo preparadas, O PROCON estadual estará fazendo um treinamento com os estagiários e funcionários que vão trabalhar lá, e em breve, muito breve teremos sim o PROCON.

    ResponderExcluir
  3. O Juizado Especiais Civeis e Criminais foram criados pela Lei 9099/95, com a finalidade de conciliar, processar, julgar e executar causas de sua competência, causas de menor complexidade, estes processos seriam orientados com critrios de celeridade, simplicidade, informalidade , economia processual. Mas por conta da demanda tornou-se inviavel, perdendo esta caracetristica. Inclusive muitos procuram hoje o Nucleo de pratica Juridica da FDG para solucionar seus litigios, procurando a Justiça Comum, pois está sendo mais celere. Mas, o PROCON Garanhuns está chegando para amenizar mais ainda esta situação.

    ResponderExcluir

Todos os Direitos Reservados - Agenda Garanhuns 2010 | Wagner Marques