Get the Flash Player to see this rotator.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Liberdade de Imprensa, por Karl Marx


Acabamos de ler o livro “Liberdade de Imprensa”, reunião de ensaios assinados por Karl Marx (1818-1883). Muitos só conhecem o Marx filósofo, cientista político, economista alemão. Poucos se detiveram nos escritos do autor de “O Capital”, sobre o que pensava ele na perspectiva da relação imprensa/Estado. “Liberdade de Imprensa” é um livro que nos provoca, vê-se um excelente traçado que Karl faz sobre as amarras da imprensa durante o século XIX. Abaixo, transcreveremos um trecho da obra e deixamos a indicação de leitura:

Eu, de minha parte, asseguro-lhes, cavalheiros, eu prefiro acompanhar os grandes acontecimentos mundiais, analisar o rumo da História, a pelejar com ídolos locais, com policiais, com tribunais. Não importa o quanto esses cavalheiros podem se considerar grandes em suas próprias imaginações, eles não são nada, absolutamente nada nas titânicas lutas dos dias de hoje. Considero um verdadeiro sacrifício quando decidimos medir forças com estes oponentes. Mas, de uma vez por todas, é o dever da imprensa tomar a palavra em favor dos oprimidos à sua volta” (Karl Marx; In Liberdade de Imprensa)

2 comentários:

  1. A LIBERDADE DE EXPRESSÃO É A MAIOR EXPRESSÃO DE LIBERDADE NUM REGIME DEMOCRÁTICO. PORTANTO, TODOS NÓS DEVEMOS DEFENDER A LIBERDADE DE IMPRENSA E DE EXPRESSÃO, MESMO QUE AS NOTÍCIAS SEJAM, MUITAS VEZES, INJUSTAS, MANIPULADAS E DISTORCIDAS. CUIDADO!!! É O OUTRO LADO QUE QUER ACABAR COM A IMPRENSA E COM A CREDIBILIDADE DOS JORNAIS, DOS BLOG’s E DAS REVISTAS. FORAM ELES QUE CRIARAM O PIG, PARTIDO DA IMPRENSA GOLPISTA. NÃO DEIXE QUE SE ESPALHE O BOATO DE QUE EXISTE UMA CONSPIRAÇÃO DA IMPRENSA CONTRA O PT, O LULA E A DILMA. NÃO CONCORDE COM ISSO. OS JORNAIS, BLOG’s E REVISTAS SÃO A NOSSA MAIOR MUNIÇÃO. AGORA, COMO SE SABE, NÃO É POSSÍVEL EXERCER O JORNALISMO SEM RECEBER CRÍTICAS. COMO TAMBÉM, JAMAIS SE PODE FAZER JORNALISMO SEM FAZER VÍTIMAS. AFINAL DE CONTAS, JORNALISMO É CONFLITO.

    NOTA: - Engraçado que o Lula só é hoje o que é, graças à imprensa. Durma-=se com um barulho desse!!!

    ResponderExcluir
  2. “Com vista a conquistar a igualdade efetiva e a verdadeira democracia para os trabalhadores, é preciso começar por privar o capital da possibilidade de alugar escritores, de comprar editoriais e de subornar jornais, mas para isso é necessário destruir o jugo do capital... Os capitalistas chamam sempre ‘liberdade’ à liberdade para os ricos de manterem seus lucros e liberdade para os operários de morrerem à fome. Os capitalistas denominam de liberdade de imprensa a liberdade de suborno da imprensa pelos ricos, a liberdade de usar a riqueza para forjar e falsear a chamada opinião pública”. Nada mais atual!

    ResponderExcluir

Todos os Direitos Reservados - Agenda Garanhuns 2010 | Wagner Marques