Get the Flash Player to see this rotator.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Descaso com os animais no Centro de Zoonoses


Realmente, procede a denúncia feita pela Silmara Vieira, leitora deste Agenda Garanhuns. Nosso blog se juntou a uma equipe para investigar a quantas andava o trato dado aos animais, pelo Centro de Zoonoses de Garanhuns, que é administrado pela prefeitura, através da Secretaria de Saúde; e verificou-se que a situação é caótica mesmo. Ao chegarmos lá, por volta das 15h30, em plena sexta-feira, não havia ninguém que pudesse nos atender.

Mesmo sem ter ninguém para nos encaminhar até onde ficam os animais de rua, colhidos pela “carrocinha”, seguimos até o local. A situação era a mesma a qual Silmara nos descreveu: “somente com água e nada de comida” para os bichos. Os animais encontravam-se sujos, num ambiente sem nenhuma confortabilidade para eles e, aparentemente, sem cuidado nenhum. Ficamos horrorizados com os maus tratos cujos animais estavam sendo vítimas. Não há como se posicionar de outra maneira senão como se posicionou Silmara: “se não há condições de mantê-los, então é melhor deixar na rua onde eles podem ao menos comer lixo e se virar ao modo deles, mas matá-los aos poucos e de fome é no mínimo revoltante”.

Depois de estarrecidos, fizemos algumas fotos, e quando íamos deixando o local, outra coisa que nos chamou atenção: ainda no Centro de Zoonoses, vimos que tem uma Unidade Móvel Odontológica abandonada, a céu aberto, se deteriorando. Foi duro ver aquilo, enquanto se sabe que em Garanhuns tem tanta gente carente, precisando de investimento em sua saúde bucal, e ver aquela Unidade Móvel ao léu... foi doloroso.

A situação é essa: descaso geral com os animais Centro de Zoonoses. Ao que parece, isso se dá pelo menos por dois motivos. O primeiro, a ausência de fiscalização nas atividades do Centro; e o segundo, a falta de competência e atribuição para desenvolver os serviços que devem ser conferidos a quem o administra. Enfim, se faz necessário que a pessoa responsável pelo Centro de Zoonoses, ou mesmo o pela Secretaria de Saúde dê um jeito de buscar melhorias para abrigar os animais.

3 comentários:

  1. Já denunciei a UIPA mas ainda não obtive resposta, acho que eles encaminham para o Ministerio Publico.
    http://www.uipa.org.br/portal/

    ResponderExcluir
  2. É um absurdo. Vamos continuar vigilantes. Ouvi também na Rádio (Programa Combate) referência a esta reportagem. Foi muito bom ter sido divulgado também pela Rádio 87 FM, pois muito mais pessoas tomaram conhecimento e irão reforçar esta indignação.

    ResponderExcluir
  3. Quero providências....Mim chamo Sandro sou irmão de Silmara Vieira e sou testemunha ocular deste fato, é realmente Lamentavel o descaso, cadê o Prefeito desta cidade linda e bem conhecida no Brasil...Alerta....Ajuda..animasi pedem socorro!!!!

    ResponderExcluir

Todos os Direitos Reservados - Agenda Garanhuns 2010 | Wagner Marques