Get the Flash Player to see this rotator.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

As contradições das enquetes sobre prefeitos de Garanhuns

Em enquete realizada em nosso blog, no mês Setembro de 2009, onde provocamos uma discussão acerca de qual prefeito o nosso público leitor achava que mais havia contribuido com Garanhuns, entre Silvino Andrade, Bartolomeu Quidute, Ivo Amaral e Luiz Carlos de Oliveira. O resultado foi o seguinte:

Ivo Amaral: 40%
Silvino Duarte: 34%
Luiz Carlos de Oliveira: 19%
Bartolomeu Quidute: 4%
inválidos: 3%

Nesta mesma perspectiva, já neste Janeiro de 2010, Roberto Almeida realizou em seu blog a mesma enquete, só que acrescendo os nomes de Amílcar Valença, Luiz Souto Dourado e José Inácio. E o resultado foi:

Bartolomeu Quidute:
32%
Silvino Andrade:
28%
Luiz Carlos de Oliveira:
14%
Ivo Amaral:
12%
Luiz Souto Dourado:
5%
José Inácio:
4%
Amílcar Valença:
3%

Se confrontarmos as duas enquetes, veremos que – fora os nomes dos prefeitos que Roberto Almeida acresceu em sua enquete – surge uma curiosidade: o Ivo que na enquete de nosso blog teve mais votos, ocupando o 1º lugar, se deparou com um Bartolomeu que ficou em 4º; já no blog do Roberto, o Ivo que ficou em 4º, encontrando Bartolomeu em 1º. Curioso, não?

Bem, sabemos que são inúmeros os fatores que podem levar a isso ocontecer. Até mesmo se pode chegar a duvidar da fidelidade do próprio mecanismo da soma/percentagem inerente à blogspot. Entretanto, o que se sabe é que enquete dessa natureza não reflete necessariamente a realidade. Como é fato em todo território brasileiro, são poucas as pessoas que acessam a internet, que têm consiciência crítico-reflexiva para tanto, e são politizadas para, por exemplo, ter ciência acerca do que faz um homem ser reconhecido como probo administrador público. É uma questão muito abrangente. Enfim, os resultados estão aí.

4 comentários:

  1. A volta d'u-Carbureto' é notícia no jornal DIARIO DE PERNAMBUCO. Já faz por merecer uma chamada aqui.
    http://www.diariodepernambuco.com.br/2010/01/05/viver2_1.asp

    Fofo

    ResponderExcluir
  2. A volta d'u-Carbureto' é notícia no jornal DIARIO DE PERNAMBUCO. Já faz por merecer uma chamada aqui.
    http://www.diariodepernambuco.com.br/2010/01/05/viver2_1.asp

    Fofo

    ResponderExcluir
  3. A pesquisa de Roberto e generosa com quem não entende de politica e cruel com quem entende.

    ResponderExcluir
  4. Isso mostra que essas enquetes não tem nenhum valor cientifico. Apenas serve para divertimento de internautas que acessam os respectivos blogs.

    ResponderExcluir

Todos os Direitos Reservados - Agenda Garanhuns 2010 | Wagner Marques