Get the Flash Player to see this rotator.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Um manifesto por Garanhuns*



*Matéria extraída do blog de Jodeval Duarte

Certamente é muito cedo, temos uma outra eleição no meio do caminho, mas por ter sido provocado em uma conversa informal com meu amigo Wagner, acho que é tempo de proclamar:

Garanhuns precisa de um choque administrativo, com substância e transparência. Sem compadrismo, sem corporativismo, sem oligarquias. Garanhuns deve ter a dimensão de um grande centro cultural. Devemos proclamar a identidade de uma cidade com tradição escolar e lutar pelo direito de um ensino superior como têm outras cidades do Nordeste - de Campina Grande a Petrolina e Caruaru. Enquanto não tivermos um administrador corajoso, ousado, capaz de mobilizar a população em torno das grandes causas - como uma Faculdade de Medicina - vamos continuar a ser apenas a cidade de festivais de música.

Givaldo Calado é hoje o melhor agente para realizar uma intervenção profunda, transformadora em Garanhuns. Aos que não imaginam por que, ou temem a vaidade que é o pior vício dele, dou o testemunho de quem o conhece há muito tempo, desde adolescente, quando no Recife lançamos o nome de Antonio Edson para vereador de Garanhuns, e terminou sendo o mais votado.

Givaldo era, e é, tão delicado e correto na sua postura perante o mundo que chega a ser ingênuo. Ele acredita nas pessoas e por isso já foi candidato e saiu arranhado e decepcionado tantas vezes. E Garanhuns é que tem perdido com isso, com a possibilidade de ter um administrador capaz de mexer com todos os mecanismos de apoio municipal - na União e no Estado - com a desenvoltura de um advogado e administrador competente.

Nunca tive, desde os tempos do Colégio Diocesano, qualquer motivo para duvidar das boas intenções de Givaldo quando revela o desejo incontrolável de administrar Garanhuns. Assim como Lula sempre se mostrou um apaixonado pela idéia de governar o País e três vezes foi impedido pelas urnas. Quem sabe agora Garanhuns pode ter um administrador capaz de manifestar pensamento próprio, de ouvir, de discutir e fazer?

Acho que Garanhuns passaria por transformações profundas numa administração de Givaldo Calado, com um diferencial a mais: ele se prestaria, por cobrança de todos nós, a fazer uma administração com as portas abertas e a prestação de contas de cada centavo. Mas, antes de gastar cada centavo, seria chamado a discutir com a comunidade a importância de gastá-lo em festas ou em obras capazes de mudar o perfil humano e físico de nossa terra.

A festas têm que ser mantidas, claro, mas cada uma em seu tempo, sem deixar as marcas que vêm deixando hoje nas administrações municipais de todo Brasil como brechas para o desvio de dinheiro público. Corrigir deformações do serviço público, gastar com transparência, ouvir, sobretudo, todos os segmentos da sociedade, esse pode vir a ser o melhor caminho a ser percorrido por Garanhuns nos próximos anos. Por que não trazê-lo à tona e discuti-lo?

Para conferir o blog do Jodeval é só clicar AQUI

3 comentários:

  1. Caro Wagner, Garanhuns está a beira de uma dos maiores escândalos politicos de sua Historia (ACIAGAM,Ponte do Rio Baraunas, Casas Populares), e por ai vai. Não acho que é o momento certo para lançar nomes para a redenção politica administrativa da nossa cidade. Cada coisa a seu tempo. O momento agora é de expectativa. Vamos aguardar as investigações do Min. Publico a respeito dessas tempestades de fraudes milionárias com o dinheiro público e depois de conhecidos os verdadeiros culpados talvez sim seja a hora de procurar um nome de um Homem ou Mulher que resgate o nome de Garanhuns.

    ResponderExcluir
  2. acho que o tempo em que esteve ausente da nossa cidade, deixou o nobre jornalista Jodeval um tanto quanto por fora das nossas coisas. O nome de Givaldo não oferece consistência nem credibildade para governar e tirar a provincia do buraco em que se encontra. Basta dizer que até pouco tempo Givaldo fazia parte dessa administração vergonhosa e por tanto conivente com as coisas erradas existentes e que defendia com muita garra em seus depoimentos o prefeito Luiz Carlos.Caso não tivesse sido demitido por exigência do deputado izaias Régis que precisa do cargo, certamente o nosso Givaldo ainda estaria gozando da amizade do prefeito e das benesses do gargo. É bom lembrar caro Jodeval, que foi o nosso glorioso Givaldo Calado que jogou no lixo boa parte do acervo existente no Centro Cultural.A ida desse material só não se concretizou por que na época uma funcionária retirou esse material das calçadas e levou para um lugar seguro.Em resumo em cidadão não tem compromisso nenhum com Garanhuns, a não ser com o seu hotel. Alías, como empresário caro Jodeval, o nosso Givaldo Calado em forma de bravata por ter sindo afastado da secretaria de cultura do município,tomou uma atitude que prova mais do que nunca que não tem compromisso com Garanhuns. Se você não sabe, Givaldo durante o último festival de inverno,reajustou absurdamente as diárias do seu hotel fazendo com que a Fundarpe deslocasse a maiorias dos artistas que se apresentaram no evento, para se hospedarem em Caruaru.Por essas e outras caro Jodeval, Givaldo não é um bom nome para ser salvador de Garanhuns.

    ResponderExcluir
  3. Caro Wagner, sei que voce mantem uma amizade com o empresário Givaldo Calado.Mas Baseado no seu post reclamando do comportamento de ulguns radialistas que estriam fazendo corpo mole para divulgar os últimos acontecimentos com o deputado izaias régis, voce não vai querer lógico agir da mesma forma nos privando de ver nosso comentário democrático e passivo de observações. Obrigado do seu leitor nº 01. Flávio.

    ResponderExcluir

Todos os Direitos Reservados - Agenda Garanhuns 2010 | Wagner Marques