Get the Flash Player to see this rotator.

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Garanhuns reabre o Metroplaza


Depois de longo tempo sem sediar nenhum evento musical, a casa de show Metroplaza, que fica na PE 177, estará voltando a receber show. Será no mês de fevereiro, dia 19, a partir das 21h. A atração é o cantor Léo Magalhães, vocalmente considerado meio que um genérico de Zezé di Camargo.

Ex-presidiário é surpreendido com drogas em Garanhuns

Júlio Valério de Oliveira, 22 anos, solteiro, desocupado, residente na Rua Gervásio Pires, 513, Boa Vista, foi flagrado nesta quinta-feira (30) portando certa quantidade de maconha e 14 pedras de Crack. A Policia Militar efetuou abordagem pessoal e surpreendeu o acusado em uma residência na Rua Ismael Tinô e Silva, no bairro Aloísio Pinto.

De acordo com informações da PM, Júlio é ex-presidiário e já foi recolhido por assalto há algum tempo, por porte ilegal de arma, ocasião em que foi flagrado e conduzido à 18ª DESEC.

Tarifas de ônibus sofrem aumento em Garanhuns

A partir do próximo dia 1º de janeiro de 2011, os valores das tarifas de ônibus, em Garanhuns, serão reajustadas. A tarifa das linhas urbanas de ônibus convencionais serão R$ 1,90, ao passo que a tarifa dos micro-ônibus, o popular “Garoinha”, será R$ 2,40 (dois reais e quarenta centavos).

Segundo informações da prefeitura de Garanhuns, o aumento tem legalidade nos princípios da Lei Municipal nº 3493/2007 e da decisão do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito, composto por representantes das Empresas Concessionárias de Transporte Urbano de Passageiros em Garanhuns; Associações Comunitárias, Câmara de Vereadores e Poder Executivo Municipal.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Programação do Tamandaré Fest 2011. Assista ao VT.



Toda vez em que dezembro vai se despedindo do calendário, é costume os que curtem o Tamandaré Fest se vidrarem no evento, que é realizado durante três sábados de janeiro. Este ano sendo nos dias 08, 15 e 22.

No dia 08, comandam a festa: Cláudia Leite, Asa de Águia e Forró dos Plays. No dia 15, Exaltasamba, Jammil e Parangolé. No último sábado, 22, Banda Eva, Revelação e Aviões encerram a edição do Tamandaré Fest 2011.

Lula lança novo Registro de Identidade Civil

Nesta quinta-feira (30), durante solenidade no Ministério da Justiça, foi lançado pelo presidente Lula o novo Registro de Identidade Civil (RIC), documento que vai substituir as atuais cédulas de identidade. Lula recebeu a carteira de identidade número 001, e a primeira-dama, Marisa, a 002. O governo estipulou o prazo de dez anos para que todos os brasileiros sejam recadastrados.

De agora em diante, todos passarão a ser identificados por um único número, a partir de um chip capaz de armazenar as digitais do titular, bem como informações relevantes, a saber, sexo, idade, filiação e naturalidade. De resto, a nova carteira de identidade nacional não substituirá documentos como CPF, título de eleitor e passaporte, mas terá o mesmo registro em todos os institutos de identificação estaduais do país.

Maratonistas de Garanhuns estão prontos para a São Silvestre

Sequer se sentindo incomodados com a presença dos quenianos na disputa pela 86ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre, os atletas de Garanhuns que participarão da prova têm sede das primeiras colocações.

Cícero Vieira, Jair José, José Marcio e Marcos Antônio (foto), representarão Garanhuns, Pernambuco e o Brasil durante os 15 quilômetros da competição, que acontecerá na próxima sexta-feira (31), em São Paulo.

Sérgio Xavier deve fazer parte do governo de Eduardo Campos

Além dos nomes já anunciados na última segunda-feira (27), que formaram o primeiro escalão do governo do socialista Eduardo Campos, se vive a expectativa da confirmação da grande novidade do time do neto de Arraes: o presidente estadual do PV, Sérgio Xavier, como titular da pasta de Meio Ambiente.

Na última eleição, Sérgio foi um dos adversários de Eduardo na disputa pelo governo do Estado. Agora, tudo indicando que estarão na mesma trincheira, o governador reeleito espera apenas o retorno de Xavier, que está de férias em Nova York, para anunciar o nome dele como titular da nova Secretaria de Meio Ambiente.

Espaço da charge


quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Poder Executivo de Bom Conselho é acusado de omissão

Depois de denúncia de descaso, os parlamentares Carlos Alberto e Gilmar Aleixo, vereadores da cidade de Bom Conselho, que fazem parte de bancada oposicionista, estiveram, nesta terça-feira (28), em visita ao Matadouro Público do distrito de Barra do Brejo. Ao chegar no local, foram surpreendidos pela falta de higiene no lugar (foto).

De acordo com informações de populares ouvidos pelos dois vereadores, pelo fato da prefeitura não fornecer os produtos de limpeza para o Matadouro, eles são comprados pelos próprios marchantes, que se sentem encurralados pela fedentina exalada do local, causados por restos de animais que são jogados a céu aberto. Alberto chegou afirmar que o Matadouro está naquela situação desde que a prefeita Judith Alapenha assumiu o mandato.

Não bastasse isso, o vereador Carlos Alberto havia acusado a prefeita de ser dona de obras eleitoreiras, tendo ele visitado o povoado das Queimadas, no distrito de Rainha Izabel, já na segunda-feira (27), vindo a constatar que, segundo informações dos moradores, para realização de obra de saneamento no lugar, as manilhas e canos chegaram no início do mês de junho deste ano, antes das eleições de 2010, com a promessa que a obra estaria conclusa antes das eleições. Contudo, a obra não foi finalizada (foto).

Para mais informações e fotos sobre o flagrante dos vereadores, clique AQUI.

Adolfo Lopes faz duras críticas à administração municipal de Garanhuns

Tendo sido candidato a prefeito de Garanhuns nas últimas eleições municipais, no ano de 2008, o empresário Adolfo Lopes concedeu entrevista ao Jornal Cidade e não economizou nas críticas ao governo do prefeito Luiz Carlos. Na entrevista, Lopes afirmou que “temos um corpo técnico raquítico na atual administração municipal”.

Ex-vereador de Brejão, Adolfo se mostrou como mais um indignado com a oportunidade que a cidade perdeu de progredir com Lula. “Observe que tivemos oito anos de um garanhuense como presidente da República, um prefeito que fez gestão durante seis anos lidando como presidente e nunca soube tirar proveito político disso”, lamentou.

Ele vê, em alguns aspectos, algo de louvável na atual gestão municipal, porém considera algo corriqueiro. “As demandas da atual administração até que são louváveis em alguns aspectos. Mas são corriqueiras, do dia-a-dia de uma prefeitura qualquer. Tudo isso nos deu um prejuízo muito grande. Percas irreparáveis que não vamos recuperar a curto e médio prazo”, declarou.

Perguntado se será candidato a prefeito em 2012, Adolfo disse que não sabe se pretende. Isso porque na eleição passada ele acha que foi candidato dele mesmo. “Uma candidatura a prefeito de Garanhuns jamais pode expressar uma aspiração pessoal ou mesmo de um grupo. Precisa ser fundamentada no pensamento de governar Garanhuns com alças contemporâneas ao que ela precisa hoje e planeja para o amanhã”, ressaltou Lopes.

A Brinquelândia faz a alegria da criançada em Garanhuns

Direcionado à criançada de 01 a 10 anos de idade, a Brinquelândia traz para Garanhuns o primeiro “Kiddie Play” e a primeira parede de escalada infantil. O horário de funcionamento é das 7h30 às 17h30, das segundas às sextas-feiras.

“Desenvolvemos cenários temáticos, fachadas, mesas de guloseimas, centro de mesas com gás hélio e mesas de lembrancinhas. Também desenvolvemos atividades de lazer, recreação, berçário e diversas atrações”, disse Sandra Liberato, responsável pelo empreendimento.

Em Garanhuns, a Brinquelândia Buffet Park fica situada na Avenida Euclides Dourado, 499, Heliópolis (Rua do Varanda Restaurante). Contato (87) 3761-2807/ 3762-2278.


Foto: ambientação da Brinquelândia

Secretário de Esportes de Garanhuns promete investir ainda mais no desporto local

Garanhuns tem mostrado que anda se destacando não só no atlestismo. O vôlei garanhuense (Masculino e Feminino) deu certo brilho à modalidade esportiva na cidade. Recentemente, tanto a seleção feminina quanto a masculina foram vencedores dos 15º Jogos Comunitários do Interior de Pernambuco (JOCIPE).

“Foram excelentes resultados, que demonstram mais uma vez toda a força do desporto local. Em 2011, vamos buscar reforços para as equipes e brigar de forma mais efetiva pelos títulos”, registra Carlos Eugênio (foto), secretário de Esportes de Garanhuns.

2010: o ano de Mark Zuckerberg, o “Pai do Facebook”

É óbvio que genialidade não tem idade. Atualmente, quem mais além do jovem de 26 anos, Mark Zuckerberg, poderia afirmá-lo? Recentemente eleito o homem do ano pela revista Time, já bilionário, Mark não abriu mão de seus cacoetes de universitário tímido, recluso, que passa tempo demais pendurado na internet e fez de 2010 o ano de seu apogeu.

Sendo considerado o “Pai do Facebook”, e principal responsável por uma rede que conecta cerca de 550 milhões de pessoas no mundo todo, o americano frequentou a Universidade Harvard. No ano de 2008, a revista Forbes o relacionou como o mais jovem bilionário do mundo, com fortuna de 4 bilhões de dólares.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Em sua última visita ao Estado como presidente, Lula se emociona

A imprensa pernambucana foi unânime em destacar a emoção que tomou do presidente Lula e dos que estavam no Marco Zero (Recife), nesta terça-feira (28), quando o presidente esteve em terras pernambucanas. Entre várias homenagens recebidas, Lula foi condecorado com a Ordem do Mérito dos Guararapes, em que recebeu uma faixa do governador do Estado, Eduardo Campos.

Em seu discurso, o presidente desabafou acerca do que pra ele é sinônimo de estímulo, quanto ao que constatou um veículo de comunicação paulista:

“Hoje eu vi uma matéria em um grande jornal de São Paulo, que me encheu de orgulho. Eu não sei se queria fazer crítica ou queria apenas constatar, mas a matéria, Eduardo, é que nós levamos publicidade para mais de 8 mil veículos de comunicação, quando antigamente se contentavam em distribuir entre meia dúzia que se autointitulava a imprensa nacional. E o jornalzinho de Jaboatão, o jornalzinho de Garanhuns, o jornalzinho de Campina Grande, o jornalzinho de Recife, o jornalzinho do Cabo não valiam nada, o de Suape não valia nada”, disse.

Foto: Lula recebe condecoração do Estado

Desbancando “Avatar”, "Tropa de Elite 2" é o dono do recorde de bilheteria na história do Brasil

Arrecadando R$ 102,6 milhões, à frente do segundo colocado, "Avatar", com R$ 102,3 milhões, "Tropa de Elite 2", o longa de José Padilha tornou-se a maior bilheteria da história no Brasil.

“Avatar” era considerado o campeão do ano e de todos os tempos. Com R$ 80 e público de 9 milhões de pessoas, ficou como terceiro colocado no ranking "A Era do Gelo 3", com R$ 80 milhões.

A carreira de “Tropa de Elite 2” no exterior está prevista para o primeiro semestre de 2011 e o filme está atualmente sendo exibido em 105 salas no país.

Zé da Luz acredita que assumirá como deputado

Depois que os votos de Zé da Luz (PHS), da última eleição, foram computados pelo TRE e se constatou que o ex-prefeito de Caetés ficaria mesmo na suplência, se gerou a expectativa da possível articulação junto ao governador Eduardo Campos (PSB) no sentido de ele convidar algum deputado eleito pelo PHS para participar de seu governo e assim criar espaço para Zé assumir como deputado.

O entendimento ainda não aconteceu, mas se comenta que ainda no começo do próximo ano as negociações estejam mais perto de serem fechadas. No quebra-cabeça do novo Secretariado de Eduardo não houve sinais de vaga para nomes do PHS. Porém, pelo fato de Zé ter estreita relação com o governador, muito se acredita na possibilidade da jogada, que não aconteceu, mas que Zé de Luz e os seus correligionários acreditam que acontecerá.

Caixa Econômica inaugura novas instalações em Garanhuns

Visando dá agilidade nos seus serviços, bem como conforto e comodidade aos seus clientes, a Caixa Econômica Federal estará inaugurando suas novas instalações em Garanhuns nesta quinta-feira (30), a partir das 10h.

O novo prédio é situado na Avenida Rui Barbosa, 113, no bairro de Heliópolis. Esta unidade da Caixa, que será a Agência Sete Colinas, tomada de requinte, em breve dividirá a mesma Avenida com outro Banco, o do Brasil, que já está com o seu prédio pronto.

Em menos de 24h, três pessoas são assassinadas em Correntes

Em menos de 24h, a Polícia Militar resgistrou o assassinato de três pessoas na madrugada desta terça-feira (28), na cidade de Correntes. A polícia trabalha com a hipótese de que os homicídios tenham correlação.

O primeiro crime teria acontecido por volta das 3h, no centro da cidade. O agricultor de 33 anos, Sebastião Paulino da Silva, foi friamente assassinado com três tiros. O homem estava dormindo com a esposa quando assassino, efetuou os disparos contra a vítima e fugiu, não sendo identificado.

Já no segundo crime, se registrou um duplo homicídio. Por volta das 5h, pai e filha foram vítimas dos tiros de dois homens encapuzados, que ao ver o também agricultor Pedro Francisco de Lima, de 51 anos, armou fogo contra este. Ao tentar se refugiar dentro de casa, mais tiros foram desferidos, um desses acertou a cabeça da estudante Michele da Conceição Lima.

Estado cria secretaria extraordinária para cuidar da Copa de 2014

De acordo com o anúncio do novo secretariado do governo de Pernambuco, não sendo mais o Chefe da Casa Civil, mas nem por isso deixando de ter comando no governo, o jornalista Ricardo Leitão (foto) assumirá a secretaria extraordinária da Copa de 2014.

A função desta secretaria - criada somente para responder pelos atos da Copa do Mundo de futebol que será realizada no ano de 2014 e que já eram da competência da Casa Civil - será se deter na participação de Pernambuco neste evento, que teve o Brasil escolhido como sede. Agora, Leitão executará um trabalho mais específico, com atenção às exigências e articulações da festa esportiva no Estado.

Carrero vem se recuperando bem

Depois de ter sofrido um AVC, há pouco tempo, o escritor Raimundo Carrero (foto) vem se recuperando bem. Ainda recebendo atenção e cuidados médicos, o autor de Sombra Severa largou a cadeira de rodas que usava para se locomover em sua residência e já anda com o auxilio de uma bengala.

Um pouco mais magro, Carrero ainda está sob sessões de fisioterapia, uma vez que o Acidente Vascular Cerebral deixou comprometido o lado esquerdo de seu corpo. Contudo, vem com uma boa recuperação.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Alfredo fatura o Fiat Uno sorteado pela prefeitura de Garanhuns

Em sorteio realizado pela prefeitura de Garanhuns, durante a culminância da promoção “Cidadão Premiado”, Alfredo Joaquim da Silva (foto), que reside na Rua Frei Caneca, nº 170, Heliópolis, foi o ganhador do automóvel Fiat Uno. Carlos Eugênio M. de Olanda (Rua Sá e Souza, nº 1165, Apartamento nº 203 – Boa Viagem – Recife) foi o ganhador da moto Honda.

Os sorteados dos outros prêmios foram: Serafim Caetano de Moraes (Rua da Esperança, nº 169 – Boa Vista), ganhou uma bicicleta; Maria Cileide Barros da Silva (Rua da Saudade, nº 7 – Indiano), ganhou um Playstation 3; Maria das Graças França de Andrade (Rua São Bento, nº 267 – São José), ganhou TV de plasma; e Aline Clécia de Moura Cavalcanti (Rua Belém, nº 94 – Boa Vista), ganhou um computador com impressora.

O sorteio aconteceu na última sexta-feira (24), de fronte ao palácio Celso Galvão, e contou com a presença do Fiscal da Receita Estadual/Sede Regional Garanhuns, Plácio Petroliano de Macêdo e do Fiscal de Tributos Municipais, Djailton Leite Nunes.

Rands deixa a Câmara e assume secretaria no governo do Estado

Trocando o mandato em Brasília, como deputado federal, pela secretaria de relações institucinais, no governo Eduardo Campos, Maurício Rands (PT), assume estratégia de se aproximar ainda mais dos recifenses para disputar a prefeitura do Recife nas próximas eleições. Assim, Josenildo Cinésio assume o lugar dele no legislativo federal.

Informações dão conta de que o acordo entre Humberto Costa, que assumirá como Senador, e João da Costa, atual prefeito, em torno de Rands é um plano B de João e da facção Unidade na Luta para a disputa municipal, diante do receio de que não consiga de jeito algum reverter a má avaliação da atual gestão. O prefeito, dessa maneira, ainda poderia dizer que fez o sucessor.
.
O governador de Pernambuco deverá anunciar seu secretariado a partir das 15h, desta segunda-feira (27).

Eduardo Campos participa da Missa do Galo

Com o astral a mil, depois de ter tido seu nome apontado como sendo o governador mais bem avaliado no Brasil, Eduardo Campos participou, junto com a primeira-dama do Estado, Renata Campos, da tradicional Missa do Galo, que reuniu pelo menos 5 mil pessoas, na última sexta-feira (24).

A celebração natalina foi presidida pelo arcebispo de Recife e Olinda, Dom Fernando Saburido, no Derby, de fronte ao Quartel do Comando Geral da Polícia Militar.

Na ocasião, o chefe do executivo estadual fez votos aos cidadãos de Pernambuco, bem como fez questão de ressaltar a importância da construção desenvolvimentista do Estado.

“Meus melhores votos de paz e concórdia, bem como de um 2011 de muitas realizações, que nós possamos viver todos os dias do ano construindo oportunidades, construindo a união de Pernambuco, com desenvolvimento, sobretudo daqueles que mais precisam”, desejou o governador.

(Foto: Renata, Eduardo e o arcebispo, na celebração da véspera do Natal)

Convocando 9, Dilma supera número de mulheres convocadas para assumir ministérios

Finalizando a escolha dos titulares das pastas de seu governo, a presidente eleita, a ser empossada no próximo dia 1º de janeiro, Dilma Rousseff, bateu o recorde do número de mulheres que ocuparão o 1º escalão dos ministérios, ao todo 37.

Ao todo são 9 o número de mulheres escolhidas por Dilma. Miriam Belchior, Tereza Campello, Izabella Teixeira, Ideli Salvati, Luiza de Bairros, Ana de Hollanda, Maria do Rosário, Iriny Lopes e Helena Chagas são as mulheres escolhidas pela governista.

Com esta quantidade de mulheres, Rousseff se torna o nome da presidência da República, em relação aos governos anteriores, que mais espaço abriu para mulheres comandar ministérios.

domingo, 26 de dezembro de 2010

Lula ganhará museu em sua homenagem em Garanhuns

Buscando relembrar os caminhos do presidente Lula, desde quando criança, quando deixou Garanhuns, rumando a São Paulo, quando do seu surgimento como líder sindical, chegando a ser presidente da República, a “cidade das flores” será contemplada com um museu que lhe homenageará registrando sua história.

Para tanto, cerca de R$ 300 mil já se tem disponível para a construção do museu. Estes recursos são oriundos de uma emenda parlamentar do líder do PT na Câmara, Fernando Ferro. A prefeitura de Garanhuns estima que a obra custe algo em torno de R$ 1 milhão.

Para agilizar esta iniciativa, os parentes de Lula, ficaram com a responsabilidade de levantar o maior número possível de fotografias e de objetos que tenham marcado a vida do presidente. Escritos, fotografias, filmes e acervo da história do ex-líder sindical devem fazer parte do conteúdo do museu.

(Foto: casa onde nasceu o presidente Lula)

Arquidiocese de Salvador marca data para beatificação da Irmã Dulce

A arquidiocese de Salvador informou neste sábado (25) que a cerimônia de beatificação de Irmã Dulce (foto) foi marcada para o dia 22 de maio de 2011, na capital baiana. A abertura do processo de beatificação da Irmã ocorreu em 17 de janeiro de 2000. Em 2001 foi anunciado o milagre e, no ano seguinte, o processo foi levado para análise do Vaticano.

Para que fosse considerada beata, uma vasta documentação foi encaminhada ao Vaticano, que fez o reconhecimento jurídico, em junho de 2003, sobre a veracidade do milagre atribuído à religiosa. Em abril do ano passado, Irmã Dulce foi considerada venerável pela biografia. Isso, de acordo com a Igreja Católica, quer dizer que Irmã Dulce teve uma vida de santidade.

O milagre atribuído à freira sepultada na Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, e reconhecido pelo Vaticano, ocorreu há 10 anos no interior da Bahia. Uma mulher que tinha acabado de dar a luz, foi curada após ser vítima de uma hemorragia e agonizar por 18 horas. Segundo o processo de canonização, os médicos haviam comunicado à família que a gestante não resistiria e já haviam deixado o hospital. Os parentes chamaram um sacerdote, e este pediu para que a Irmã Dulce intercedesse. No fim, os médicos encontraram a mulher curada quando retornaram ao hospital.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Os Natais da Garanhuns de outrora

Garanhuns sempre foi também muito festejada por nos idos de décadas passadas ter festas natalinas inesquecíveis. Quem tem idade mais avançada afirma isso, que nossa cidade parecia mágica quando chegava o mês de dezembro.
.
Meninos brincando nas calçadas, cidade iluminada, barracas com vários jogos, brinquedos diversos, “jovenzinhas” desfilando com seus vestidos novos, bodegas repletas de aguardentes... assim era aquela Garanhuns.

Izaías quer a presidência da Comissão de Administração, diz o Diário

Depois de ter seu nome rifado da Vice-presidência da Casa, no legislativo estadual, o deputado petebista Izaías Régis (foto) pode ficar como presidente de uma das Comissões da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Pelo menos são estas as informações que traz Marisa Gibson, em sua coluna no Diário de Pernambuco, desta sexta-feira (24). Escreve Marisa:

InsatisfaçãoEm seu terceiro mandato, o deputado Izaías Régis (PTB) não ficou muito satisfeito com a indicação para a vice-liderança do partido na Assembleia Legislativa, e quer ser indicado para a presidência da Comissão de Administração, que ficará com o PTB.

Aos 72 anos, morre Orestes Quércia

Vítima de câncer na próstata, faleceu na manhã desta sexta-feira (24), aos 72 anos, Orestes Quércia (foto). O ex-governador de São Paulo havia tratado da doença há 10 anos, porém o tumor reincidiu, o que fez com que ele desistisse da candidatura ao Senado.

A assessoria de Quércia informou que o velório será realizado no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, a partir das 14h. O enterro está marcado para amanhã, às 9h, no Cemitério do Morumbi.

Para conhecer a trajetória de Quércia, clique AQUI.

Sucessão municipal em Garanhuns deve apresentar disputa despolarizada

Tudo aponta para ser concorrido o cargo de prefeito de Garanhuns nas eleições de 2012. Sendo ainda cedo para se afirmar que já temos nomes tidos como certos para disputar o gabinete do Palácio Celso Galvão, a expectativa gira em torno de saber se o prefeito Luiz Carlos entregará as chaves da prefeitura para alguém que já tenha história de atividade política ou alguém como ele, que sobreveio sem nenhuma referência de atividade pública partidária.

Diz-se que uma campanha política começa sempre quando termina a anterior. E mal terminaram as eleições de 2010, e, de forma discreta, já se percebe a movimentação de alguns nomes que não colocaram declaradamente o “bloco na rua”, mas que se mantêm excitados pelo cargo de chefe do executivo da “cidade das flores”.

Como abertamente ninguém se colocou como (pré) candidato, e se vê que o período é mais para articulações do que para auto-exposições, iniciado o próximo ano, o panorama político deverá começar a se rascunhar em Garanhuns. Ao que tudo aponta, tudo caminha para termos uma disputa despolarizada. Pelo menos é esta a impressão que se tem quando o processo se encontra zerado.

IPVA tem redução média de 5,6%

Valor que é calculado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) irá cair, em média, 5,6% – em 2011. Anteriormente o Estado havia previsto redução de até 7%.

Segundo Djalma Leão, secretário da Fazenda, a relação completa do IPVA que será pago pelos contribuintes pernambucanos – de acordo com o modelo do automóvel – foi publicada no Diário Oficial, nesta quinta-feira (23).

Assessoria de Lula veta última visita dele a Caetés como presidente

Realizando sua visita 10ª visita a Pernambuco como presidente da República, Lula restringirá sua vinda ao Porto de Suape e ao Recife (Marco Zero), na próxima terça-feira (28).

Alegando “imprensado na agenda do presidente”, seu cerimonial cancelou a visita que o filho de Garanhuns faria nesse mesmo dia a Caetés, quando participaria de solenidade de inauguração de Agência do INSS.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

"Homem do povo que sempre fui, serei mais povo do que nunca". Assista ao último pronunciamento oficial de Lula em rede nacional

Empreender Comunidade encerra venda de produtos em Garanhuns

Chegou ao fim o período de comercialização dos produtos manufaturados pelas Comunidades que integram o Programa Empreender Comunidade, que foi realizado entre os dias 03 e 18 de dezembro, através de uma feira, fixada no Largo do Colunata, no centro de Garanhuns.

Participaram diversas Associações, entre distritos e pequenas comunidades, que comercializaram os mais variados produtos. Ornilo Lundgren, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, fez questão de destacar o potencial do Programa, bem como a divulgação do que é produzido pelas comunidades.

“Mais uma vez constatamos que as Comunidades que integram o Programa Empreender Comunidade tem um potencial enorme. Foi interessante apresentar esses produtos no centro da Cidade, pois muitas pessoas que ainda não conheciam essa atividade tiveram a chance de ver e comprovar a diversidade e a qualidade dos trabalhos manufaturados pelas Comunidades”, destacou Ornilo.

Rádio 87 FM inaugura novo estúdio

O Diretor da Rádio 87 FM, Walfredo Neto, está trabalhando para o mais breve possível inaugurar o novo estúdio (foto) da emissora, que será marcado pelo que há de mais moderno, bem como o que há de mais avançado no mundo da radiofonia.

“Estamos preparando uma nova plástica em chamadas, em programação e vinhetas para o próximo ano”, afirma Neto. Pelo que se vê, a 87 FM vem trabalhando sério para continuar mantendo o ótimo trabalho que vem realizando em Garanhuns.

Helder lança livro e vende 350 exemplares em uma semana

O poeta Helder Herik está lançando seu terceiro livro, que vendeu em Garanhuns, impressionantemente, mais de 350 exemplares em uma semana. A obra pode ser adquirida na Livraria Mec, Pérola Joia, Banca de Revistas Avenida e, brevemente, na Livraria Casa Café. Trata-se do livro SOBRE A LÁPIDE: O MUSGO. O poeta, segundo o crítico literário André Cervinskis, vem construindo uma obra que se destaca no cenário atual da literatura e, embora seja pouco conhecido do grande público, é um nome que vem se fazendo conhecer nas rodas literárias.

Já para o consagrado poeta Mineiro Affonso Romano de Sant’Anna, Helder é um poeta original e um dos nomes para a literatura brasileira marcar. A romancista Luzilá Gonçalves Ferreira revela que o poeta leva a sério sua vocação de trabalhar as palavras e seus livros podem ser lidos sem causar o tédio de alguns livros que vem se publicando com o nome de poesia. Para deixar o leitor a par da densidade poética que Herik traz em seus versos, transcrevermos um estudo feito pela Professora Ana Beatriz Camponado (Doutora em Literatura Comparada). Segue:

Quando lemos os livros de Helder Herik logo percebemos a preocupação com a linguagem trabalhada em várias dicções, além, é claro, da elaborada criação de imagens. Cada poema seu remete a um turbilhão delas. Dislexo, o poeta afirma compreender apenas as palavras que saem da leitura do papel e se transformam em coisas. “Há palavras que ficam acorrentadas, essas são as reumáticas. Já outras parecem aves espantadas, saem voando e eu vou junto; avoado que sou, não pouso mais
.”

SOBRE A LÁPIDE: O MUSGO é um Livro composto de quatro poemas, cada um com uma dicção diferente, tornando o livro mais polifônico. Plural.

No poema INFÂNCIA DE PLÁSTICO, temos o fabuloso universo infantil. Sempre revisitado pelo poeta. Nesse poema, a criança constata a existência de outra pele por cima da pele humana. Esta sendo formada pelo grude que se acumula na infância. As brincadeiras com a terra, o suor e o banho como perda de tempo. A vida passando e o menino tomando banho. Castigo terrível. Foi com o banho mais atento (esfregando bem o grude) que o menino se deu conta que perdia a inocência e o grude lavado acabava levando sua infância pelo ralo.

O poema COISAS DE CASA é uma bem-sucedida analogia entre os objetos domésticos (faca, fósforo, geladeira, vaso sanitário — este antológico) e o ser humano. Como se os objetos, devido o seu uso por humanos, acabassem por se humanizar. Seria, talvez, uma resposta à pergunta de José Saramago sobre “
o que fazem as coisas quando não estamos a olhar para elas?
” Assim, temos a faca nadando no peixe, o fogão que amamenta, o fósforo perdendo a cabeça, entre outros.

O CORPO QUE FICA descreve a dor de uma mulher, já sem brilho nos olhos, cabelos em falripas e boca fechada em túmulo. Vivendo numa casa com cheiro de mato e habitada por percevejos. Em meio a toda essa situação, encontramos um quadro de Charlie Chaplin, um vestido branco e ferrugens se acumulando.

Por fim, o poema SOBRE A LÁPIDE: O MUSGO. Um recorte de cenas trágicas. Cenas em que a autoria pertence ao próprio homem. Uns causadores e outros vítimas. Temos o chumbo entrando na clavícula; espalhando sementes por salas, quartos, cozinhas, sótãos... São geleiras definhando, línguas dormentes, canos estourados, vento uivando, sarnas, falanges, engulhos, veias abertas, cupins migrando, estampidos, viadutos e ossos estalando... São recortes do terrorismo que não podem ficar apenas nos quinze segundos de nossas tevês, seguidos por um comercial de bronzeador. Haveria ainda espaço para o
humanismo praticável ou já nos basta a nossa vaidade de cada dia? Fica a provocação para a leitura deste POETA que tão bem vem representando o nosso tempo.

“Terminamos o ano com o dever cumprido”, diz Luiz Carlos

Em entrevista concedida a emissora de rádio local, que foi ao ar nesta quinta-feira (23), instigado a fazer uma breve avaliação de como teria sido seu governo neste no ano de 2010, o prefeito da cidade, Luiz Carlos de Oliveira (foto), afirmou que para ele o término do ano chega com a sensação de dever cumprido.

“Temos mais dois anos de governo, e estamos trabalhando muito. Realizamos diversas ações estruturadoras. E acreditamos que terminamos o ano com o dever cumprido”, disse Luiz Carlos. O chefe do executivo fez questão de agradecer o apoio que teve tanto do presidente Lula, quanto do governador Eduardo Campos, para realizar obras na cidade.

Quando perguntado se mexeria em seu secretariado, o prefeito afirmou que não. Adiantou que em breve haverá uma reunião com todos os secretários, mas que por enquanto não cogita nenhuma alteração no quadro. Finalizou dizendo que era hora de “trabalhar, trabalhar e trabalhar”.

Prefeitura de Garanhuns sorteia Fiat Uno e Moto Honda

Nesta próxima sexta-feira (24), véspera de Natal, a prefeitura de Garanhuns estará sorteando um carro 0Km, Fiat Uno; uma moto Honda também 0Km, de 125 cilindradas; um computador com impressora; uma TV de Plasma; um Play Staytion 3 e uma bicicleta.

A iniciativa é fruto de uma ação que buscou arrecadar Tributos, através de uma campanha de consciência fiscal e de incentivo ao pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), mediante a concessão de prêmios aos seus contribuintes.

“Para cada R$ 20 pagos em tributos ou em Notas Fiscais de Serviço apresentadas, o contribuinte recebe um cupom numerado e, depois de preencher com os seus dados pessoais, deposita numa urna instalada defronte a sede da Prefeitura”, revela Alberto Lobo, gerente do Departamento de Receitas e Outras Fontes.

O sorteio será às 10h, defronte ao Palácio Celso Galvão.

Espaço da charge


quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

O Cristo do Magano precisa ser cuidado

Um dos principais pontos turísticos de Garanhuns, situado a 1.030m acima do nível do mar, parece não está tendo o cuidado merecido. (Vide as fotos).

Local que é visitado por todo turista que se determina a conhecer as principais belezas da cidade, o Cristo do Magano se encontra com suas luminárias quebradas e, por sua vez sem lâmpadas.

Não bastasse isso, o matagal crescente em torno do monumento está bem avançado, o que facilita qualquer bandido se esconder para praticar furto, que, de acordo com informações, por lá é bem frequente.

Crime acontecido em Garanhuns e que ganhou destaque nacional demora a ser julgado

O Tribunal de Justiça de Pernambuco, expediu por unamidade, no último dia 30 de novembro, a ordem de prisão de Eurico Jorge Branco, veterinário, que se encontrava em liberdade condicional. O mandado de prisão foi cumprido no último dia 17, e Eurico foi detido mais uma vez em Garanhuns, onde voltará a aguardar o julgamento no COTEL, em Recife.

Réu confesso, o veterinário responde por duplo homicídio, em que foi autor de um crime acontecido no ano de 2004. Eurico assassinou a sua cunhada, Lúcia Resende, enfermeira; e o seu irmão, Clovis Filho, pecuarista. Veio a se apresentar à justiça, no dia seguinte ao crime, no intento de se livrar do flagrante. Tempo depois, fugiria da reclusão.

O crime cometido por Eurico ganhou repercussão nacional, vindo a render matérias em três edições do programa “Linha Direta”, exibido pela Rede Globo, anos atrás. De acordo com Sandra Resende, mãe da vítima, que diz não entender o motivo de tanta demora para o julgamento, ela diz esperar que o assassino seja julgado o quanto antes. “Que vá a júri popular e que seja aqui em Garanhuns, cidade onde se registrou o assassinato cruel, pois já são quase 7 anos”, declara Sandra.

A genitora afirma que vive apelando para que a justiça coloque o acusado no lugar onde ele procurou estar. “Durante este tempo todo que passou, vim lutando pela justiça justa, uma justiça sem violência. Com o coração dilacerado, depois do crime, nunca mais tive alegria, vivo com o sofrimento mascarado em meu semblante”, desabafa a mãe de Lúcia.


Foto: Sandra (mãe) e Lúcia, que foi assassinada pelo cunhado.

Garanhuns será tema de Mestrado

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL X DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL: Entraves e Alternativas para o Desenvolvimento Econômico Sustentável dos Municípios do Agreste Meridional de Pernambuco. Um estudo de caso do município de Garanhuns/PE. Esse foi o tema do pré-projeto de dissertação defendido por Alexandre Marinho, ex-secretário de desenvolvimento econômico de Garanhuns, no mestrado de Gestão Pública da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

Segundo ele, o que provocou a escolha desse tema foi sua eterna inquietação para com o baixo dinamismo econômico de Garanhuns e entorno, quando comparado com outras cidades-polo do estado, assim como um desafio pessoal na busca por estudar novas alternativas econômicas para seu município e região.

Para Alexandre, a banca julgadora ficou estarrecida com dois dados que ele apresentou em seu projeto: primeiro, a informação de que cerca de 50% da população do agreste meridional é beneficiária do programa bolsa-família; segundo, que em torno de 70% da população dessa região é mantida pelo Estado, o que significa que é constituída na sua maioria por servidores públicos, aposentados, pensionistas e beneficiários do Bolsa-família – dados que, segundo ele, comprovam de forma contundente a fragilidade da economia da região.

Aliás, foi com esse tema que Marinho conquistou o 2º lugar na seleção do mestrado, que contou com a participação de 72 candidatos oriundos de vários estados do nordeste, ficando a apenas 2,1 décimos atrás da primeira colocada.

“Na verdade, o que eu quero com esse mestrado é impor um rigor científico ao trabalho que estamos fazendo, na prática, com o Fórum Pró-Garanhuns, cujas atividades serão retomadas a partir de fevereiro 2011. A chancela da universidade vai fortalecer ainda mais esse trabalho. Não tenho dúvida de que apresentaremos um interessante plano de desenvolvimento à sociedade, com a indicação de alternativas concretas para o desenvolvimento sustentável de nossa cidade e, quem sabe, da região”, afirmou.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Unidades Municipais de Saúde param no período de Natal e Ano Novo

Comunicando que não haverá atendimento nas Unidades de Saúde do Município nos dias 24, 29, 30 e 31 de dezembro, a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Saúde, determinou o período de recesso dos profissionais de Saúde ligados ao Governo Municipal.

Em contrapartida, ressalta que os pacientes que fazem uso de medicação controlada, como hipertensos e diabéticos, e pessoas que precisem de curativos ou tenham consultas marcadas para essas datas, para serem atendidos e dar continuidade aos seus tratamentos, além de realizarem a remarcação de consultas, devem comparecer as Unidades de Saúde nos dias 23, 27 e 28 de dezembro.

Ex-prefeito de Jupi é acusado de desviar recursos públicos

Irregularidades descobertas em auditoria do Tribunal de Contas do Estado referente ao exercício financeiro de 1998, da cidade de Jupi, dão conta de que ex-prefeito do município de Jupi, Florisval Protázio da Silva, e o ex-secretário municipal de Administração, José Francisco da Costa, são cúmplices de ações fraudulentas de desvio de recursos.

O chefe do executivo daquela época foi denunciado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) por crime de responsabilidade, por ter se apropriado indevidamente de cerca de R$ 90 mil em recursos públicos desviados mediante fraude, de acordo com a denúncia da promotora de Justiça Éricka Garmes Pires Veras.

Caso sejam condenados, os denunciados poderão ter pena de dois a 12 anos de reclusão. “A fraude implicou na malversação de recursos públicos em detrimento de toda a população, que deixou de ver aplicados os recursos desviados nas áreas mais carentes da cidade”, explica a promotora.

Caetano e Maria Gadú cantam "Leãozinho"

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Pernambuco sua para emplacar no governo Dilma

Dos cinco ministeriáveis pernambucanos, cotados para assumir algum Ministério, quais sejam, Fernando Ferro, Maurício Rands, Pedro Eugênio (todos do PT), Luciana Santos (PCdoB) e Fernando Bezerra Coelho (PSB) até agora nenhum deste foi confirmado para o governo da era Dilma Rousseff.

Quando se esperava Luciana no Ministério dos Esportes, e Rands na Cultura, em nota enviada à imprensa, nesta segunda-feira (20), surgem os nomes do ministro Orlando Silva Jr., que seguirá nos Esportes, e o da irmã de Chico Buarque, Ana de Hollanda, que apareceu para o Ministério da Cultura.

Surgem rumores de que o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Fernando Bezerra Coelho (PSB) (foto), depois de conversa com Dilma, na companhia do governador Eduardo Campos, foi escolhido para ser o novo ministro da Integração Nacional, com anúncio a ser feito nesta terça-feira (21).

Criança de 7 anos diz à polícia que pai vendia DVDS piratas e ele vai preso

Depois de uma conversa com uma criança de 7 anos, a polícia descobriu um local onde partiam CDs e DVDs piratas para serem comercializados nas ruas de Garanhuns. O fato se deu no último sábado (17). A própria menor relatou aos PMs que seu pai vendia os produtos falsificados.

O homem flagrado chama-se Waldemar Clemente Pires, que foi denunciado pela mulher de nome Aline Silva, após esta ter prestado queixa de violência doméstica. Com o intuito de prender o agressor, a polícia se dirigiu até a residência de Waldermar.

Lá chegando, a filha do casal Aline e Waldemar, disse à polícia que o pai vendia CDs e DVDs piratas e ainda mostrou onde eles estavam escondidos, aproximadamente 3 mil. Depois de surpreendido pela polícia, o homem que vendia os produtos falsificados foi preso e encaminhado à Cadeia Pública de Garanhuns.

O desfecho da CPI da Ponte alimenta a impunidade

Por mais que pareça renitentemente extemporâneo voltar a discutir o desfecho do “caso da ponte”, que foi uma afronta à inteligência dos garanhuenses, nunca é tarde para querer que os esclarecimentos sejam convincentes e soberanos.

Que claro fique: como uma CPI concluir que não existem provas nem culpados de desvio do erário público (mais de 18 mil) se numa gravação em áudio o camarada afirma que o dinheiro estava com a filha do prefeito de Garanhuns, que, como se sabe, tinha voz de comando na prefeitura. Será se ela foi ouvida pela Comissão que investigava o suposto ato de improbidade?

Não se pode apequenar o caso e dizer que a ponte está sendo reformada e pronto, conformar-se. Abafe-se. E caso resolvido. Se antes o problema era a não revitalização da ponte e o sumiço no dinheiro público, agora é a impunidade para quem comandou esta maracutaia no governo municipal e está por aí ao léu, às gargalhadas.


Foto: do Blog do Vereador Sivaldo Albino, a ponte-personagem sendo revitalizada

Quem viu o seio da Suzana Viera?

Flagrado fora do vestido, o seio da atriz Suzana Vieira desde a noite deste domingo (19) vem sendo uma das notícias mais lidas de todos os grandes portais de notícias da internet.

O feito se deu no “Programa do Faustão”. A atriz foi ao programa para cantar músicas de seu recém-lançado CD e falar sobre sua carreira. Ao término de sua apresentação, Suzana pediu licença a Faustão e foi sentar no colo do mágico Sandro Pedroso, seu namorado, que estava na primeira fila da plateia.

Ali, com seu vestido, acochado e curto, ao inclinar-se um pouco, deixou um dos mamilos da atriz para fora (foto). Não percebendo, continuou conversando com Fausto, tempo em que os câmeras pararam de mostrar a atriz e focaram o apresentador. Mas já tinha ido, o Brasil viu. E agora rever, na grande rede.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Garanhuns realiza sua Caminhada da Fraternidade

Com o tema “Garanhuns abraça o Natal”, aconteceu na manhã deste domingo (19) a Caminhada da Fraternidade, que é uma realização do grupo “Amigos Caminhando no Parque Euclides Dourado” e da Rádio Marano, através do “Arraiá do Gláucio Costa”, tendo apoio do radialista Marcos Cardoso.

Com saída do Parque, grande número de caminhantes cumpriu um trajeto que contemplou as principais Igrejas e ruas da cidade. O evento contou com caráter ecumênico, uma vez que tanto um Pastor da Igreja Presbiteriana quanto o Bispo da Diocese fizeram intervenções.

A Caminhada deste domingo provou que tem sido louvável a parceria com o “Arraiá” itinerante. Vê-se que os participantes sentem-se bem. Já é um evento grandioso. Todavia, é interessante que cada vez mais se invista nele.

Foto: o titular deste Blog com a camisa da Caminhada, se preparando para tomar as ruas de Garanhuns na manhã deste domingo

“A história não nos absolverá”, disse Ivan durante encontro do PSB

Recordando a célebre frase “a história irá me absolver”, do cubano Fidel Castro, o presidente da Comissão Provisória do PSB em Garanhuns, Ivan Rodrigues (foto), durante encontro do partido, no último sábado (18), afirmou que a frase se tornará totalmente avessa quando os anos passarem e vermos a oportunidade a qual a cidade perdeu por não saber explorar o privilégio que teve ao ter um filho seu na presidência de República e não ter conseguido usufruir o quanto poderia para alavancar desenvolvimento local.

“A história não nos absolverá”, disse Ivan, que fez uma feliz e sábia análise da conjuntura sócio-político-econômica de Garanhuns. Rodrigues - que já fez vida política em Garanhuns, atualmente reside em Recife e preside a Arpe - não deixou de alfinetar as lideranças políticas da cidade por deixarem Garanhuns perder posições no que diz respeito às cidades mais progressistas do interior do Estado, nos últimos anos.

Num encontro em que bom número de representantes da sociedade civil achou a tarde do sábado pequena para tantos desabafos, não foram poupadas críticas aos representantes públicos do município, principalmente por parte dos que compunham o heterogêneo público que se encontrava na Câmara Municipal.

Aristóteles e o seu “Dez Contos & Dez Centavos”

Estreado em Garanhuns na última sexta-feira (17), o livro “Dez Contos & Dez Centavos”, do arquiteto-escritor Aristóteles Bastos, em breve estará disponível na Livraria Casa Café (Av. Rui Barbosa), ao preço de R$ 35,00. Comprando diretamente ao autor, o livro fica por R$ 25,00.

Aristóteles reside em Garanhuns há poucos anos. Veio para esta cidade por opção, quando resolveu deixar a vida frenética do Recife, junto com sua família. Desde que aqui chegou tem mostrado ter uma mente privilegiada.

Agora, para que possamos usufruir dela, através de sua experiência literária, publica um livro de contos. A nós, parece que um dos melhores que estão sendo lançados em Garanhuns nos últimos anos.

Para contato com o autor, através do fone (87)9940-0022, ou e-mail aaarq@me.com

Herbert Viana e Leoni cantam "Por que não eu"

sábado, 18 de dezembro de 2010

Guerra declarada na Câmara de Vereadores de Garanhuns

Vale o provérbio: uma imagem vale mais do que mil palavras (fotos). Confusão gerada na eleição da nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Garanhuns, realizada na tarde de ontem, rendeu repercussão. Depois de finda a eleição, se registrou afronta entre alguns vereadores e os seus.

Houve confusão. E no meio dela, houve gritaria, empurra-empurra, até pente de revolver caiu. O policiamento proibiu a imprensa local de fotografar a situação final da Câmara, que resultou no que as fotos deste post mostram: policial recolhendo pente de revolver, bandeira de Garanhuns arrastada para próximo da lata de lixo, cadeiras viradas e móveis destruídos.

A assessoria do vereador Sivaldo Albino informou ao blog na manhã deste sábado (18) que Sivaldo fora publicamente ameaçado por agentes do grupo de outro vereador. "Um desses agentes chegou a sacar arma para Sivaldo, quando foram gerados corre-corre e tumulto na Câmara, sendo preciso a polícia intervir", explicou um dos assessores. Até onde se sabe, o lado que atacou Sivaldo ainda não se pronunciou.

O furo foto-jornalístico foi feito pela colunista Selma Melo.
Todos os Direitos Reservados - Agenda Garanhuns 2010 | Wagner Marques