Get the Flash Player to see this rotator.

sábado, 31 de julho de 2010

Garanhuns terá Festival de Duos

Não bastassem tantos Festivais que nossa cidade já tem, está surgindo mais um para nossa coleção. Entretanto, um Festival a mais, é sempre bem vindo. Em parceria com a PÁGINA 21, com o apoio do FUNCULTURA, a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Cultura, irá realizar o Festival de Duos, durante todas as sextas-feiras do mês de agosto.

O evento acontecerá no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, sempre a partir das 20 horas. Sendo a entrada gratuita, o público poderá conferir apresentações de instrumentistas como Pablo Fagundes, Décio Rocha, Sérgio Cassiano, Marcos César, César Michilis, Fernando César e Cacai Nunes.


A PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL DE DUOS


06/08/ 2010 - 20h
Marco Cesar – Bandolim
Fernando Cesar – Violão de Sete Cordas

13/08/ 2010 - 20h
Décio Rocha – Contra baixo
Sergio Cassiano – Percussão

20/08/2010 - 20h
Fagundes – Gaita
laudio – Rabeca

27/08/ 2010 - 20h
Cesar Michiles – Flauta transversal
Cacai Nunes – Viola de Dez Cordas (Caipira)

Escola Municipal de Jaime Luna será reformada

A prefeitura de Garanhuns anuncia que a Escola Municipal Jaime Luna , situada na Cohab 3, será reformada. Segundo Mariana Braga, Secretária de Planejamento, “a Ordem de Serviço para início das obras será assinada pelo Prefeito Luiz Carlos já na próxima terça-feira, 3 de agosto. Os serviços serão realizados em duas etapas. A reforma da edificação já existente, que passará a funcionar como um Bloco Administrativo, e a construção de novos blocos, com estrutura para receber 15 salas de aula, biblioteca e laboratório de informática”.

Na perspectiva de que as aulas aconteçam normalmente durante a reforma, foi montada estratégia para que o andamento da execução da obra impeça que as atividades escolares sejam comprometidas. De acordo com Mariana, “A partir do momento em que os blocos mais modernos estiverem prontos e com condições de receber os alunos, nós faremos a transferência de toda a estrutura que existe no bloco mais antigo, onde será iniciada a reforma”.

O prazo de execução da reforma é de 10 meses. Com contrapartida da prefeitura, a execução desta obra está orçada em aproximadamente um milhão e novecentos mil reais, com recursos provenientes FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

Candidato ao Senado, Humberto Costa desponta em pesquisa

Pesquisa Ibope registrada no TRE/PE, sob protocolo número 34524/2010, e no TSE, sob número 20803/201, encomendada pela TV Globo dão conta de que o petista Humberto Costa dispara com 44% das intenções de votos do eleitorado pernambucano, para conseguir vaga no Senado.

Em seguida, com 43 %, Marco Maciel (DEM). Em terceiro lugar, Armando Monteiro (PTB), com 27%. E Raul Jungmann (PPS), fica como o quarto candidato do Estado mais votado para o Senado, com 12%, de acordo com o Ibope.

Eduardo tem 60% intenções de votos contra 24% de Jarbas

Se realizada hoje, a eleição, de acordo com pesquisa Ibope divulgada pela TV Globo, nesta sexta-feira (30), o governador que corre atrás de mais um mandato, Eduardo Campos (PSB), assumiria mais uma vez o cargo de governador de Pernambuco, tendo 60% das intenções de votos no Estado. Já candidato do PMDB, o senador Jarbas Vasconcelos, teria apenas 24% das intenções. Teriam 1% Anselmo Campelo (PRTB) e Edilson Silva (PSOL), cada.

Pelo que se vê, é prego batido em ponta virada. Só mesmo um milagre fará Jarbas reverter sua situação nas urnas. Eduardo será reeleito ainda no 1º turno, sem nenhum acocho.

Cleo tatua poesia de Fernando Pessoa para posar na Playboy


Intitulada "Tempo de travessia", a poesia de Fernando Pessoa foi tatuada com rena (o que quer dizer que não é definitiva), no corpo de Cleo Pires, para exclusivamente posar na edição de aniversário (agosto) da revista Playboy. Está escrito no corpo de Cleo:


"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."

Dilma abre cinco pontos à frente de Serra na corrida presidencial, aponta Ibope

Com cinco pontos percentuais à frente de José Serra (PSDB), de acordo com pesquisa Ibope de intenção de voto para presidente da República, divulgada nesta sexta (30), pela TV Globo, a candidata Dilma Rousseff (PT) lidera.

Conforme o Ibope, Dilma tem 39% das intenções de voto; José Serra (PSDB), 34%; e Marina Silva (PV), 7%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

2.506 eleitores com mais de 16 anos, em 174 municípios, foram ouvidos de segunda (26) a quinta-feira (29). Enfim, ao que tudo aponta Dilma pode ter entre 37% e 41%; José Serra, entre 32% e 36%; e Marina Silva, entre 5% e 9%.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Garanhuenses se reúnem para elaborar Plano de Desenvolvimento para o município

Uma das saídas para Garanhuns é mesmo a sociedade civil organizada descruzar os braços e agir. E isso já está começando a ser feito. Em Fórum realizado no auditório da AESGA, nesta quinta-feira (29), diversos representantes de classes se reuniram para lançar o embrião de um Plano de Desenvolvimento para Garanhuns. Na verdade, o objetivo não é tomar a frente de nenhum órgão competente ou mesmo desbancar o governo municipal, mas, sim, a partir de metas traçadas, criar uma representação que possa trabalhar junto ao poder público no âmbito do desenvolvimento.

Esta iniciativa partiu da Academia de Educação para o Desenvolvimento, que é encabeçada por Alexandre Marinho. Vale ressaltar que não tem nenhum fim partidário. Entrementes, o que está em jogo é a discussão e o apontamento de caminhos e soluções para sanar as deficiências de Garanhuns. Como ninguém vai muito longe sozinho, e muito menos sem organização, ficou estabelecida na noite de ontem a criação de algumas comissões, que traçarão metas e propostas. Estas comissões são: de infra-estrutura, comércio, educação, indústria, prestação de serviço, turismo/eventos, cultura, saúde/pólo médico, agricultura, meio ambiente e esportes.

O interessante é que a coisa não começou com a ideia nua e desabrigada. Na ocasião da noite passada, Alexandre Marinho apresentou um diagnóstico da situação atual da cidade, em dados concretos. O que servirá de norte para se dá um ponta pé inicial ao que se pretende. Que se saliente que para fazer parte deste projeto de elaboração do Plano de Desenvolvimento para o nosso município é só qualquer garanhuense interessado se colocar à disposição. Por fim, as reuniões ficarão sendo mensais. Torçamos, participemos, e façamos por onde avançar.

Exames realizados no Ação Global em Garanhuns são entregues

Os exames médicos de saúde realizados durante a Ação Global - realizada pelo SESI, no último dia 22 de maio, serão entregues a partir do próximo dia 03 de agosto, no Centro Municipal Administrativo, das 8h30 às 13h.

A entrega será feita pela Secretaria municipal de Saúde, na recepção da Coordenação de Atenção Básica. Para receber seu exame, o paciente deverá está munido de documento de identificação.
.
Caramba! Mais de 2 meses depois!

Marina Silva passa este fim de semana em Recife

A candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva, cumpre agenda política na capital pernambucana nesta sexta-feira (30) e no sábado (31). Quem não deverá desgrudar da ex-ministra será um dos candidatos ao Governo do Estado, Sérgio Xavier (PV). Alguns aliados seus em Pernambuco também deverão ladear a acreana.

Nesta sexta, esperando reunir pelo menos 600 pessoas, Marina faz caminhada no Centro do Recife, que sairá às 16h da Praça Maciel Pinheiro, seguindo pela Boa Vista, se encerrando na Praça da Independência. Já no sábado, a pevista deve fazer visita ao Coque, onde participará da inauguração da “Casa de Marina”, que será um espaço que servirá de ponto de encontro para moradores daquele local se servirem, caso desejem realizar debates e promover encontros.

Fernando Collor ameaça “enfiar a mão na cara” de jornalista

Em virtude de o jornalista Hugo Marques ter escrito nota na Revista Isto É, na edição de 21 de julho, a respeito do pedido de impugnação da candidatura do senador Fernando Collor de Melo (PTB), que disputa o governo de Alagoas, o ex-presidente da República, através de ligação telefônica, perdeu as estribeiras e ameaçou Hugo. O próprio Collor tratou de fazer ligação para a redação da sucursal de Brasília (DF), da revista, e prometeu “enfiar a mão na cara” do jornalista, além de chamá-lo de “Filho da Puta”. Ouça o áudio clicando AQUI.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Os Candidatos de Garanhuns - Por Bárbara Pedroza

Bárbara Pedroza, leitora de nosso blog, e também de outros blogs de Garanhuns, fez comentário sobre uma postagem em que Roberto Almeida, em seu blog, traçou um breve perfil dos candidatos a deputados estaduais que pretendem representar Garanhuns e região na Assembleia Legislativa. De alguns, foram apresentadas a suas situações eleitorais. Contudo, Bárbara enviou para nosso e-mail seu ponto de vista sobre cada candidato apresentado por Roberto. Como a leitora levanta pontos que merecem ser analisados, transcreveremos o que pensa:

1) dep. Izaías Régis – concordo com você. Garanhuns e alguns municípios foram beneficiados com a parceria dele com o deputado federal Armando Monteiro. A única coisa que soubemos dele foi uma denúncia que já foi desmascarada e que partiu da família "Zé da Luz".

2) ver. Sivaldo Albino – apesar de ser filho de Garanhuns, em seu terceiro mandato, pouco fez para fazer jus a sua candidatura. Em seus três mandatos, ele só teve essa denúncia do escândalo da ponte Baraúnas? Uma das funções do vereador é averiguar e acompanhar as ações da prefeitura. Anteriormente, quantas denúncias ele fez? Tem o apoio de um “time perdedor”, senão vejamos: Silvino Andrade, - ex-prefeito e inelegível (teve as contas rejeitadas pelo TCE – esqueceram?); o pobrezinho do Raul Jungman (disseram até que vão pedir ao Presidente da República para ajudá-lo com o Bolsa Família, pois depois que viram a declaração de bens dele, ficaram com dó – matéria de blog); o já derrotado Jarbas Vasconcelos e o mentiroso do Serra que entre uma das suas mentiras disse que inventou o remédio Genérico. Supondo que ele ganhe – o que ele irá fazer sozinho na Assembléia Legislativa? A quem ele irá pedir recursos para ajudar o Agreste Meridional? E Sivaldo Albino é um sonhador e está rodeado de perdedores.

3) Genaldo Barros – é um “ficha limpa” , mas retirou sua candidatura. Seria uma boa opção.

4) Zé da Luz – ex-prefeito de Caetés, atualmente com problemas na Justiça Eleitoral, vai arriscar o mandato graças a uma liminar concedida por um Juiz de Recife e não sabemos se até as eleições ele conseguirá a sua absolvição (e se por acaso for eleito e depois sair a sua sentença condenando-o como ficará Garanhuns e o Agreste Meridional? Já pensaram nessa possibilidade? Resumindo: se ele não foi correto em Caetés onde existe um monopólio familiar “Zé da Luz”, o será em Garanhuns? Até os cabos eleitorais dele saltaram fora. Meu povo, o assunto é pra pensar!!!!

5) Agora vamos aos forasteiros:

Leonardo Dias – está na sombra do pai, Romário Dias. Esse senhor, durante os períodos que foi deputado, vivia ganhando votos nas cidades de pessoas carentes e desinformadas; nunca fez nada por Garanhuns. Apresenta o filho para ser a continuação do atraso e tenta convencer a população que é o melhor. Se ele se diz apoiado pelo Governador Eduardo Campos, o Zé da Luz também diz que é apoiado pela deputada federal Ana Arraes, mãe do Governador. E aí? é briga de titãs? Seria bom que ele mostrasse alguma experiência como vereador, líder sindical, líder comunitário, líder de feira, homem do povo. Alguém pode pedir o currículo dele pra saber se ele conhece uma escola estadual? Já entrou em alguma pra saber as necessidades existentes? Ele é um “mauricinho” querendo aprender a ser político às custas do povo de Garanhuns. No momento ele só sabe fazer barulho com a juventude incentivando a bebedeira nos bares, com a desculpa de campanha eleitoral. E se precisarmos dele, onde encontrá-lo? Vocês saberão? Abram os olhos! Meu povo! Bota esse cabra pra correr!

Marcoantônio Dourado e Claudiano Filho: o primeiro é muito fraco. Nada faz por Garanhuns e só aparece durante as campanhas eleitorais para pedir votos. Portanto, é um candidato sem nenhuma significância. Pode ser descartado. O segundo, está querendo pegar carona junto ao pai (o mesmo exemplo do filho do Romário Dias). Nos lugares que o pai do Claudiano Filho é bom de voto, a educação, a saúde, a segurança e outras coisas mais passam por bem longe. São verdadeiros currais eleitorais. E se precisarmos deles, onde encontrá-los? Vocês saberão? Esses também representam o atraso!

Alberto Feitosa – vive na sombra do deputado federal Inocêncio Oliveira, que já teve problemas com a justiça com trabalho escravo em uma das suas fazendas em outro estado. Esse candidato também não é referência e nem exemplo para representar Garanhuns, sem falar que só aparece a cada 4 anos. E se precisarmos dele, onde encontrá-lo? Vocês saberão?

Priscila Krause – essa é outra “patricinha” que só conhece uma escola estadual quando passa no seu carrão e o seu motorista lhe apresenta. Peçam o seu currículo para saber onde ela estudou? Sem falar que é filha natural e mora em Recife. Só conhece Garanhuns (nos pontos turísticos que visitou) porque o seu marido é filho de Garanhuns. Nem em Recife ela acompanha as despesas da prefeitura da cidade do Recife, que é sua obrigação. O que ela faz por lá, alguém sabe? Também apóia e acompanha um time de perdedores como Jarbas Vasconcelos, Sérgio Guerra, Raul Jungman e o candidato mentiroso Zé Serra. O que ela trará para Garanhuns e para o Agreste Meridional? E se precisarmos dela, onde encontrá-la? Vocês saberão? Ou vamos procurar pelo marido dela? Mais uma vez meu povo! Abram os olhos!!!

Bárbara Pedroza

quarta-feira, 28 de julho de 2010

A favor da maconha, do aborto e do casamento gay

Candidato do PSOL à Presidência da República, Plínio Sampaio (foto) em recente entrevista se declarou a favor da liberação do uso da maconha e do reconhecimento do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Ele defende ainda o direito de decidir sobre a interrupção da gravidez, e a legalização do aborto, uma vez que “acabaria com as mortes causadas pela prática realizada de maneira clandestina”, pensa.

Sobre união civil de pessoas do mesmo sexo, Plínio entende como “legítima”. O candidato destacou, que o casamento entre homossexuais deve ser visto de outros pontos de vistas que não os da religião. Acerca do uso da droga, o socialista ressalta que a legalização da maconha, que passaria ter o controle estatal, seria uma maneira de extinguir a violência gerada pelo tráfico.

Pelo que se vê, apesar do candidato do PSOL ter argumentos diante do que defende, são questões que devem passar por minuciosas reflexões. Ninguém melhor para julgar do que o eleitorado brasileiro.

Secretária de Turismo de Garanhuns fará balanço sobre o 20º FIG

A Secretária municipal de Turismo, Gabriela Valença (foto), estará participando de uma Coletiva de Imprensa em que fará um balanço do 20º Festival de Inverno de Garanhuns.

O local da entrevista será no auditório da AESGA, nesta quinta-feira (22) pela manhã, a partir das 10h. O evento é aberto a todos os interessados.

Garanhuns deve agora olhar para o seu Festival de Literatura

Dado adeus ao 20º Festival de Inverno de Garanhuns, chega a hora de discutirmos mais um Festival (e sua volta): O FLIG (Festival de Literatura de Garanhuns), que não aconteceu no ano passado, mas que já foi confirmada, pelo presidente da Academia de Letras de Garanhuns, a sua realização, em outubro deste ano. Não, por enquanto, discutir sua programação – que não deixa de ser o de mais, mas não é o tão urgente quanto a formatação e os parceiros desta festa literária. A formatação e as parcerias do FLIG ainda são o calo do evento.

A FORMATAÇÃO – Ficou mais do que provado que é um tanto quanto repelente aquela coisa de se formar uma mesa com o “relator”, “presidente”, “coordenador”, “palestrante”, enfim... a mesa fica parecendo mais uma reunião do Concílio do Vaticano; quando o que interessa é só a fala do palestrante. Além do que na maioria das vezes os que o rodeiam pouco sabem ou conhecem quem se colocará para o público. No entanto, afora o palestrante, seria interessante apenas um mediador. Pronto. Apenas um mediador. Também, poderíamos procurar lugar aconchegante, onde o público ficasse próximo ao escritor/palestrante e vice-versa. E não colocar o camarada para se direcionar para o público separado por uma mesa que mais parece o finado Muro de Berlin.

AS PARCERIAS – Ficou provado que os que supostamente tinham interesse em brigar pela existência do FLIG, ou seja, seus parceiros iniciais (Academia Pernambucana de Letras, Academia de Letras e Artes do Nordeste e outras “mias”) só estiveram com o FLIG enquanto ele estava na crista da onda. Quando, no ano passado João Marques, um dos principais mentores do evento, foi tentar lutar por recursos para sua realização, nenhum destes “parceiros” moveu uma palha. Entretanto, como sugestão, seria lícito fechar parceria definitiva com o SESC, que por sinal já se colocou à disposição. Esta entidade tem um peso enorme da área da cultura, e é um dos principais órgãos do Brasil responsáveis por projetos de incentivo à leitura; e mais, tem toda uma estrutura para realização. Vejam que não será preciso está se desgastando com o governo municipal para que ele belisque seu orçamento para doar migalhas.

A discussão é larga e merece ser ponderada com prudência. Contudo, o que deve visar a execução deste evento em Garanhuns é tão somente o estímulo à leitura e à escrita, bem como a aproximação dos escritores e poetas com o público, não esquecendo de promover os literatos locais e suas obras; estando incluso, aí, o resgate da memória dos grandes nomes das letras de Garanhuns, e ainda de Pernambuco e do Brasil. Está lançando o debate.

Qué te pasa Maradona, estas nervioso?

O porta-voz da Federação Argentina de Futebol (AFA, na sigla em espanhol), confirmou nesta terça-feira (27), que Diego Maradona não é mais o técnico da seleção argentina. Após assumir o cargo em 2008, das 24 partidas à frente dos “Hermanos”, Maradona somou 18 vitórias e 6 derrotas. Passou por apuros nas eliminatórias, conseguindo classificar a Argentina para a Copa somente no último jogo.

O ex-camisa 10 da Argentina na Copa de 90, chegou à Copa da África do Sul sendo técnico de uma equipe favoritíssima ao título. E, mesmo não jogando, tinha pinta de estrela do Mundial. Sendo a sensação até as quartas-de-final, a Argentina levou um "chocolate" da Alemanha, tomou um 4x0, que fez tremer até a “La bombonera”. Depois de não ter fechado acordo com a Federação, Maradona deixa o comando do futebol argentino sem ser autor de grandes feitos como técnico.

(Foto: Maradona em momento íntimo com Carlitos Tevez?)

Prefeitura prevê recapear 24 ruas de Garanhuns até o fim do ano

A Prefeitura de Garanhuns firmou contrato junto ao Governo Federal para realizar o Recapeamento Asfáltico de pelo menos 24 ruas de nossa cidade. As ruas São Vicente (que dá acesso a CEAGA), Pedro Rocha e Maria Ramos (nas proximidades da Rodoviária), e também a Avenida Ebenezer Furtado Gueiros (localizada nas imediações do CAIC), foram as primeiras contempladas com a parceria.

Nos próximos dias, a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Planejamento, deverá dá a largada para que sejam iniciados os trabalhos de Recapeamento na Avenida Simôa Gomes, no bairro de Heliópolis (próximo ao Hospital Dom Moura), e ainda nas ruas Santos Dumont, Manoel Borba, Ary Barroso, Joaquim Nabuco e Antonio Miranda, estas localizadas no Centro.

Até o fim do ano, mais ruas serão contempladas com o Recapeamento. Entre elas: Tomé Cavalcante, Senador Paulo Guerra, João Calado Borba e Guimarães Rosa, localizadas (no bairro Santo Antônio); Coronel Antônio Souto e Capitão Pedro Rodrigues (no bairro São José); Bom Conselho, Caetés, Vital Brasil, Carlos Ribeiro Chagas e o contorno da Praça da Vila Lacerdópolis. Também as ruas Inácio Correia de Melo (na Boa Vista) e Ismael Tinô e Silva (no Aloísio Pinto).

terça-feira, 27 de julho de 2010

Curso “Aprenda Como Vencer a Timidez” acontece em Garanhuns

Você é tímido (a)? Não pode chegar ninguém por perto e você que já começa a suar frio, tremer? Não consegue abrir a boca em público? Como diria o pessoal das “Organizações Tabajara”, seus problemas acabaram. É que o Pastor Calvino Brasil (foto) estará promovendo um Workshop acerca de como driblar a timidez.

De acordo com Calvino, “Timidez é coisa séria. Em cada 4 brasileiros, um sofre com problemas de Timidez. É um desconforto que faz com que se percam muitas oportunidades”. O Workshop acontecerá nesta quarta-feira, dia 28, na sede da CDL (Praça João Pessoa, Centro), a partir das 19h30. Para mais informações, entrar em contato através do fone (87) 8804-2649 ou 3762-7181 (CDL).

Vestibular para Engenharia Civil na AESGA

Até o dia 10 de agosto estarão abertas as inscrições para o vestibular de Engenharia Civil, realizado pela Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), através da Faculdade de Ciências Exatas de Garanhuns (FACEG). A quantidade de vagas disponíveis, para cada turno, chega a 50.

As inscrições podem ser feitas através do site
www.cespa.com.br, sendo R$ 80,00 o valor. As provas estão marcadas para acontecer no dia 15 de agosto. Já no dia 20 do mesmo mês acontece a aula inaugural.

O prefeito de Garanhuns no Guines Book?

Parece que nem tão cedo vai parar de ser notícia a camada de vaias que o prefeito Luiz Carlos tomou, na última sexta-feira. Dá a impressão de que a imprensa pernambucana quer cada vez mais tornar evidente a repulsa que os garanhuenses estão tendo para com o chefe do executivo municipal. Nesta terça-feira (27), o Magno Martins traz em sua coluna a seguinte nota:

No Livro dos Recordes - O prefeito de Garanhuns, Luiz Carlos Oliveira (PDT), já é com certeza imbatível no Guinness Book para figurar como o político que levou o maior número de vaias num evento. Foi na sexta-feira, durante comício numa escola com Lula, Dilma e Eduardo.

“Teste da orelhinha” poderá ser oferecido gratuitamente pelas Maternidades públicas

Dependendo apenas da sanção do presidente Lula, porém já aprovado pelo Congresso Nacional, o “teste da orelhinha”, que detecta ou não se a criança apresenta alguma deficiência na audição, está submetido a um projeto de lei que, se sancionado, obriga a todas as maternidades públicas do Brasil oferecerem, de graça, este exame nas orelhinhas dos bebês.

O teste pode ser feito nas primeiras 24 horas de vida do recém-nascido. Caso seja descoberta falha na audição, recomenda-se fazer o exame novamente. Se acharem conveniente, os médicos têm liberdade para solicitarem testes com maior precisão.

Novo técnico da seleção brasileira faz sua primeira convocação

Na tarde desta segunda-feira (26) a seleção brasileira de futebol, através de seu novo técnico, Mano Menezes, deu o ponta pé inicial para sua nova fase. Após assumir o comando da "seleção canarinho" , Mano fez sua primeira convocação, onde dos 24 jogadores convocados, apenas 4 são remanescentes daquela seleção que fracassou na Copa da África do Sul.

O ex-técnico do Corinthians não teve receio da palavra “renovação”, tampouco da palavra “inexperiência”. Foi coerente e autêntico. Formou, neste primeiro momento, um grupo com média de idade de 23 anos, para o amistoso contra os Estados Unidos, no dia 10 de agosto, em New Jersey.

Sem dúvidas o destaque maior da convocação foi o quarteto do Santos, que o povo brasileiro há muito que ansiava: Robinho, Neymar, Ganso e André. Por outro lado, na lista aparecem nomes ainda não tão conhecidos no futebol brasileiro, como Éderson (Lyon) e Davi Luiz (Benfica), por exemplo. Mas, no geral, a lista apresentada por Mano reacende nos brasileiros o sentimento de esperança nos gramados. Apresentado oficialmente por Ricardo Teixeira, presidente da CBF, na tarde passada, fez o novo técnico assumir um dos cargos mais importantes do país. Segue a lista dos convocados:

Goleiros:
Victor (Grêmio)
Renan (Avaí)
Jefferson (Botafogo)

Laterais:
Daniel Alves (Barcelona)
Rafael (Manchester United)
Marcelo (Real Madrid)
André Santos (Fenerbaçhe)

Zagueiros:
Thiago Silva (Milan)
Davi Luiz (Benfica)
Réver (Atlético Mineiro)
Henrique (Racing)

Meias:
Sandro (Internacional)
Ramires (Benfica)
Lucas (Liverpool)
Jucilei (Corinthians)
Hernanes (São Paulo)
Carlos Eduardo (Hoffeheim)
Ederson (Lyon)
Paulo Henrique Ganso (Santos)

Atacantes:
Neymar (Santos)
Robinho (Santos)
André (Santos)
Alexandre Pato (Milan)
Diego Tardelli (Atlético Mineiro)

segunda-feira, 26 de julho de 2010

E os artistas de Garanhuns depois do 20º FIG?

Fechadas as cortinas de mais uma edição do Festival de Inverno de Garanhuns, entre outras, fica a pergunta: só voltaremos assistir às apresentações dos artistas de nossa cidade no próximo ano? Recorde-se que Muendas de Pernambuco, Nação do Samba, Banda Flash, Lucyole Maranhão, por exemplo, são artistas nossos que só se apresentam praticamente durante este evento em Garanhuns.

O que falar de Swianne, que fez belo show no Palco pop? E da banda Neander (que não é mais aquela do fim dos anos 90, mas que ainda continua mantendo uma poeticidade incrível em suas letras)? E quem não se extasia com as apresentações da Soul Blues e Marcos Cabral? Quem não está conseguindo se encantar pela Street’s Jazz? O Só Choro é um grupo que estava faltando em Garanhuns.

E o som dos “tios” da Estado Suicida? Instintc Noise e Still Living chegam com força ao cenário underground de nossa cidade. A PE-5 vem fazendo um pop rock interessante, amadurecendo cada vez mais. Rogério e os Cabra, sempre tocam em Garanhuns, porém ainda precisam de mais espaço por aqui.

E nossos grupos de Cultura Popular, só mostrarão sua arte no FIG 2011? Foram magníficas as apresentações do Força dos Quilombos, do Reisado Unidos com Alegria. Do Reisado de Gonzaga de Garanhuns, nem se fala. O Reisado de Maniçoba foi excelente. Garanhuns mostrou força grande em suas manifestações da Cultura Popular. Quanto aos forrozeiros de Garanhuns, sempre se tocam por aqui.

No Teatro, o espetáculo "Entre amores, Flores e Frustrações", da Cia Teatral Nós de Gato, grupo garanhuense, detonou. Não deixou nada a desejar diante dos espetáculos vindos de outros centros.

Pois bem, desculpem-nos se esquecemos de mencionar o nome de outros artistas de Garanhuns. É que só tocamos nos nomes daqueles que vimos apresentação no 20º FIG; no entanto, isso não exime que os outros não tenham tido sucesso em suas apresentações.

Na verdade, o que propomos é que se extraia essa mácula de que determinados e “verdadeiros” artistas de nossa cidade só se apresentem durante os FIGs. Por nossa cidade ter, queremos ver a boa arte durante todo o ano. Lógico que entram outras questões na discussão, como por exemplo a coerência nos pagamentos de cachês, a desarticulação da classe artística, a falta de incentivo do poder público, às vezes a falta de espaços, etc etc. Mas isso já está mais do que na hora de ser superado. A discussão está aberta.

Anita da Mota Valença completa 98 anos



Atualmente a pessoa da família “Mota Valença” com idade mais avançada, Anita (foto) completou no último sábado (24), 98 anos de idade. Ela, que faz parte de uma família que muito contribuiu com Garanhuns e região, seja no âmbito da política, educação, cultura, religião, entre outros, é dona de uma disciplina existencial rara.

Nascida no ano de 1912, na cidade de Pesqueira (PE), mais precisamente na Fazenda Beiramar, Anita da Mota Valença foi trazida pelos seus pais a Garanhuns quando tinha apenas um ano de idade, haja vista a preocupação deles para com a educação de seus filhos. Garanhuns de então era referência na educação.

Aprendeu as primeiras letras num educandário que oferecia o que havia de melhor na educação formal no município. Sua infância e adolescência revelavam uma mulher de uma hombridade singular. Quando jovem, fez curso pedagógico no Colégio Santa Sofia. Terminado o curso, dedica-se a lecionar no Colégio Diocesano de Garanhuns. Dali acompanharia seus irmãos se destacarem também na cidade: Pe. Adelmar, como um gigante na educação; Amílcar, como vereador e depois prefeito de Garanhuns – para este último, era ela quem lhe redigia os discursos, conforme o próprio Amílcar (95 anos), nos revelou ainda neste mês.

Sempre muito presente na família, Anita não aderiu ao matrimônio. A marca de sua vida é a dedicação à educação, sendo uma das mais reconhecidas coordenadoras e educadoras do curso infantil do Diocesano de todos os tempos. Foi neste curso que ela educou nomes como Ivo Amaral, João Calado Borba e Cícero Ferreira Costa, por exemplo. Foram quase 50 anos lecionando.

Ainda morando em Garanhuns, na Rua Dr. José Mariano, Centro, “Madrinha Anita” vive de maneira tão serena quanto seus pássaros, os quais ela cuida com tamanho carinho, como se fossem criaturas saídas de seu ventre. “Vaqueirinho”, é seu canário mais velho, tem 12 anos. “Dunga”, é o canário que ela acabou de ganhar de presente. Ela também cria periquitos (foto).

Depois que se aposentou, vive quase que exclusivamente para seus pássaros, plantas, audição de músicas, atividades domésticas, registros da história de seus familiares, além de coisa que não abre mão: leitura e escrita. Aliás, quando perguntamos se ela gosta de ler, Anita responde perguntando: “E quem é que não gosta?” Por estas e outras, é indiscutível que Anita é um dos valores que nossa cidade tem. Desejamos à “Madrinha” mais anos e anos de vida!

Em 2010, o Consumo de energia deve crescer 7,7%

Existe relação entre o crescimento da economia e o crescimento da energia. Foi então que o crescimento da economia fez com que a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) examinasse suas projeções de crescimento de consumo de energia em 2010 (que estava previsto em 7,2%) para 7,7%.

Sendo assim, o presidente da EPE, Maurício Tolmasquim afirmou que “a perspectiva para os próximos anos é que o crescimento do consumo de energia acompanhe o crescimento da economia, que deve ficar em torno de 5% ao ano”.

Para Maurício, “se a economia crescer 5% ao ano até 2014, teríamos um excedente de cerca de 5,8 mil megawatts médios, ou seja, um excedente que dá conta de cerca de um ano e meio a mais de crescimento”.

domingo, 25 de julho de 2010

Garanhuns se despede de mais uma edição do Festival de Inverno*

A noite desse sábado (24) ficou marcada para uma multidão que esteve na Esplanada Guadalajara, para acompanhar de perto os shows do último dia da 20ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns, no Agreste do Estado.

Nem mesmo a garoa, típica do período e presente nos dez dias de festa, fez com que o público arredasse o pé do principal polo de animação da cidade.

“Ficar em casa por conta da chuva, e perder essa festa? Jamais”, brincou a dona de casa Aparecida Florêncio, que saiu da cidade de Sanharó com a família, para ir a Garanhuns.

A Cidade das Flores mostrou em 17 polos de animação, as riquezas culturais de Pernambuco, através da música, do teatro, do circo, da dança e das belezas que formam o panorama do Nordeste brasileiro.

“Eu acho que consegui ir a uns nove lugares desses. Fui do teatro ao forró. Essa foi a primeira vez que vim a Garanhuns, mas já sei que ano que vem não vou deixar de vim. Tudo é muito lindo aqui”, disse a universitária Arielly Gouveia que aproveitou as férias da faculdade na Bahia, para conferir o circuito do frio, com a família.

Assim como a baiana, tem muita gente que viaja de longe para saber o que essa festa reserva de bom. Os empresários Clarisse e Pedro Torres, moram em Londres há 8 anos, e programaram as férias para o mês de julho, para não perder o Festival de Inverno.

“Somos recifenses, mas temos familiares aqui em Garanhuns e desde que fomos para Londres nos programamos pra pelo menos a cada dois anos vir ao Festival. Quando voltamos, nossos amigos ficam encantados com as fotos dos lugares e dessa multidão”, contou Pedro.

E pra quem pensa que Festival só tem espaço pra gente grande, está muito enganado. Evelline Leão, de apenas 7 anos, estava com os pais acompanhando as apresentações circenses de mais um polo do Festival.

“Os palhaços são muito legais. Só que eles têm que ir embora e eu não queria que eles fossem”, disse a pequena, que estava no colo do pai, pedindo pra ficar mais.

Mas, assim como no espetáculo, as cortinas do Festival de Inverno de Garanhuns se fecharam em grande estilo. E, antes do apagar das luzes, subiram ao palco principal da festa os cantores Flávio Pontes e Banda, Patrícia Bastos, Enrico Di Miceli, Joãozinho Gomes, Jair Oliveira e Paulinho da Viola.

*= Do JC Online

Mano Menezes: o novo técnico da seleção brasileira


sábado, 24 de julho de 2010

Principais jornais do Estado destacam Lula em Caetés e Garanhuns em suas capas







Veja as fotos de Lula em Garanhuns no álbum de fotos deste blog

A vinda de Lula e de Dilma projeta Garanhuns e o FIG

Foi muito positiva a estada, em Garanhuns, do presidente Lula e da candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff. Nossa cidade e o Festival de Inverno acabaram por ser, a um só tempo, notícia não só em Pernambuco, mas em todo o país, de ontem para hoje. Talvez nos noticiários de amanhã ainda surjam resquícios desta vinda do “Filho do Brasil” à nossa cidade.

É difícil até lembrar a última vez que em Garanhuns estiveram reunidas tantas lideranças políticas, tanto de nosso Estado quanto lideranças de destaque nacional. Por ora, se vê que nossa cidade serve de palco para eventos diversos, que mesmo sem confluência direta entre si, conseguem acontecer sem empecilho algum.

Quem diria que em pleno Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), onde a cidade mais do que nunca abre suas portas para a arte e a cultura, teríamos, sem nenhum atropelo, tamanho evento político que se tornou memorável nestes anos de FIG? Este acontecimento político é considerado o primeiro ato da campanha de Dilma em Pernambuco. E lógico que a isso esteve associada ao nome de Dilma à cidade natal do presidente.

A grande mídia, por estes dias, deu respeitável destaque a Garanhuns. A cidade passou a estar nas páginas tanto de política quanto de cultura, e ao mesmo tempo. Definitivamente, a vinda de Dilma e de Lula deu uma "oxigenada" na imagem da cidade. Esta é impressão que nos dá.

(Foto: quadra do CMA lotada de dilmistas)

Prefeito Luiz Carlos é vaiado diante de Lula e da quadra do CMA lotada

Foi no mínimo constrangedor para o prefeito de Garanhuns, Luiz Carlos de Oliveira (PDT) (foto), que teve seu nome citado e foi logo alvejado por uma rajada de vaias, isso no início do ato político que aconteceu em Garanhuns, nesta sexta feira (23), às 21h, com a presença do presidente Lula, na quadra do Colégio Monsenhor Adelmar (CMA). Vexame.

A coisa não parou por aí. Quando foi discursar, o prefeito levou mais vaias. Quando qualquer outro ia discursar e tocava em seu nome, mais vaias. Enfim, quando quem quer que fosse, viesse até em pensamento ameaçar mencionar o nome do chefe do executivo de Garanhuns, vaias.

Não sendo diferente, na hora do discurso do presidente Lula, quando este o cumprimenta, e fala seu nome, outra tremenda vaia estrondou a lotada quadra do CMA. Então, o "Lulinha paz e amor", que tem uma alma solidária sem igual, disse: “Vamos deixar para vaiar os que não vão votar nem em Eduardo e nem na Dilma”. Parece que o presidente também se sai como um bom apaziguador.

Lula lança o Prouca em Caetés

Contando com a presença do Ministro da Educação, Fernando Haddad, entre outras autoridades, o presidente Lula fez doação simbólica de laptops a alunos da rede municipal da cidade de Caetés, fruto do Programa Um Computador por Aluno (Prouca), no fim da tarde desta sexta-feira (23). Seu discurso foi como sempre: emocionado e vibrante.

Na ocasião, o presidente falou do programa: “O programa que criamos para baratear o computador foi uma revolução no Brasil. Pobre que só via o computador na televisão pôde entrar numa loja e comprá-lo. O computador serve de instrumento para ampliar o aprendizado das crianças brasileiras”.

Em nome de todos os estudantes contemplados, a estudante Marta Janaina Alves Ferreira (foto) agradeceu a Lula por esta ação de seu governo. Lula, na oportunidade, fez promessa: “Podem ficar certos de que eu não deixarei a presidência sem que a gente tenha entregue os computadores na zona rural de Caetés. Significa que até o dia 31 de dezembro nós vamos ter que entregar os computadores para as crianças da área rural de Caetés”, disse.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

A Rui Barbosa é de Eduardo

No início da tarde desta sexta-feira (23) pode se conferir a Avenida Rui Barbosa, no bairro de Heliópolis, repleta de materiais da campanha de Eduardo Campos (PSB), que busca sua reeleição como governador do Estado.

Até onde se sabe, de acordo com as normas do TSE, estes materiais de propaganda política podem ser postos nas calçadas desde que não atrapalhem os pedestres.

Entretanto, alguns transeuntes estão tendo dificuldades para transitar pelo canteiro central da Avenida, que está coberto das placas do governador. Quem fiscalizará isso?

Lula e Dilma em Garanhuns nesta sexta-feira

Chegando por volta das 16h30, desta sexta-feira (23), em Garanhuns, onde em seguida irá à vizinha cidade de Caetés, o presidente Lula fará entrega simbólica de laptops a alunos de escolas da rede pública, através do programa do “Um Computador por Aluno”, que é fruto de parceria entre MEC (Governo Federal), Estados e Municípios.

Enquanto isso, o governador Eduardo Campos ficará em Garanhuns, esperando a chegada da presidenciável do PT, Dilma Rousseff, que deve aportar provavelmente no início da noite. Quem representará o Governo do Estado durante o ato em Caetés será Nilton Mota, secretário estadual de Educação.

A partir de 19h, já em Garanhuns, acontecerá o primeiro evento da campanha da candidata à presidência da República, pelo PT, em Pernambuco, na quadra do Colégio Monsenhor Adelmar (CMA). Junto a Dilma, Lula e Eduardo, estarão reunidos vários candidatos da Frente Popular por Pernambuco.

O tempo estimado é de duas horas para o término deste momento no CMA. Depois, a comitiva presidencial seguirá para o camarote do Governo do Estado, por volta das 22h, quando o presidente Lula e a candidata Dilma prestigiarão o 20º Festival de Inverno de Garanhuns, na Esplanada Guadalajara, que terá na noite de hoje os shows de Lucioly Maranhão, Patrícia Bastos, Eddie e Os Paralamas do Sucesso.

Fora lideranças políticas locais, devem está presentes neste evento em Garanhuns, nomes como Humberto Costa (PT), Armando Monteiro (PTB), João Paulo (PT) e João da Costa (PT). É esperado o número de pelo menos duas mil pessoas na quadra do colégio.

PS: O Blog Agenda Garanhuns está credenciado para fazer a cobertura deste evento, sob o nº de credenciamento 1045, da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

Os Paralamas do Sucesso: "Luiz Inácio falou, Luiz Inácio avisou"


É incontestável que dois grandes nomes do Brasil farão dobradinha em Garanhuns, nesta sexta-feira. Uma, o presidente Lula. A outra, a banda Os Paralamas do Sucesso. Entretanto, nada mais justo do que fazer uma feliz associação.

Assistam, portanto, a este vídeo, em que foi feita uma interpretação da música “Luiz Inácio”, d’Os Paralamas, que menciona o presidente Lula, quando no ano de 1993 afirmou que no Congresso de então havia “300 picaretas” – mote para a banda de pop-rock de Brasília. Confiram!

Casa Galeria Galpão tem interessantes trabalhos artísticos

Funcionando das 14h às 20h, com entrada franca, durante este FIG 2010 (de 15 a 24 de julho), a Casa Galeria Galpão (foto), na Av. Dantas Barretos, Centro, (de fronte a Mano Imóveis) comporta trabalho de diversas linguagens artísticas. Entre outros, lá pode se conferir: Literatura de Cordel, Fotografia, Mixagem de Som, Grafitagem e Vídeo arte.

A ideia do local é expor e apresentar obras em que o cruzamento entre a tecnologia e o experimentalismo cause no espectador qualquer coisa de novo. Os mesmos que mostram seus trabalhos por lá, também tratam de realizar intervenções pelas ruas de Garanhuns. É um espaço que merece ser visitado.

Venezuela rompe relações com a Colômbia

"Anuncio com uma lágrima no coração: a Venezuela rompe a partir deste momento todas as relações com o governo da Colômbia", disse o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, a jornalistas no palácio de Miraflores.

Após a Colômbia ter reiterado diante da Organização de Estados Americanos (OEA), suas acusações sobre a presença de líderes guerrilheiros colombianos em território venezuelano, Chávez anunciou, nesta quinta-feira (22) que seu governo rompeu relações diplomáticas com aquele país.

De acordo com o presidente Hugo, foi uma medida tomada "por dignidade" diante das acusações do governo de Álvaro Uribe, atual presidente colombiano, que na semana passada disse haver presença de líderes guerrilheiros colombianos nas fronteiras da Venezuela.

(Foto: Chávez e Uribe em evento internacional)

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Na noite desta quinta-feira tem Soul Blues no FIG


Coletiva de Imprensa em Garanhuns detalha a agenda de Lula em Pernambuco

Nesta quinta-feira (22), a Secretaria de Imprensa da Presidência da República promove entrevista coletiva para imprensa de Garanhuns, no Hotel Tavares Correia, às 15h, para detalhar agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Pernambuco.

O presidente vem a Caetés onde participará do lançamento do Programa Um Computador por Aluno (UCA). Na oportunidade, na parte de noite, Lula marcará presença no 20º Festival de Inverno de Garanhuns.

Na coletiva, participarão: o diretor do Departamento de Infraestrutura e Tecnologia da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação (MEC), José Guilherme Ribeiro; a gerente de Políticas Educacionais da Secretaria do Governo do Estado de Pernambuco, Zélia Porto; e a gestora da Escola Luiz Pereira Júnior, em Caetés, Sonia Rocha.

“A Bom Gosto não está honrando compromisso”, diz fornecedor

Recebemos denúncia de um produtor rural (que fornece leite à Bom Gosto, de Garanhuns) de que esta empresa não está honrando compromisso com parte de seus fornecedores. Tal denunciante afirma que o acordado entre a Bom Gosto e alguns de seus fornecedores era que o pagamento a estes fosse feito quinzenalmente, o que não vem acontecendo. “O sacrifício é grande para sermos pagos”, disse o fornecedor. Com efeito, isso vem desgostando muitos produtores da região que fornecem seus produtos a esta empresa.

“Isso nos preocupa porque está acontecendo exatamente igual ao que vinha acontecendo com a Parmalat, antiga empresa que funcionava ali”, afirma o produtor rural. As informações nos passadas dão conta de que apesar da insistência de parte dos fornecedores para que seus pagamentos sejam efetuados, não recebem nenhuma justificativa convincente para atraso extremo no pagamento aos fornecedores.

O nome de Priscila Krause já toma as ruas, ou melhor, os muros de Garanhuns

Os militantes da candidata a deputada estadual Priscila Krause (DEM), começam a mostrar que em Garanhuns não vão dormir em serviço. Que o nome da democrata já tomou as ruas de Garanhuns, é sabido. Todavia, desta vez já começa a tomar os muros da cidade.

Os da vereadora do Recife estão fazendo o que determinou o senador/candidato à reeleição, Marco Maciel, “levar os nomes dos candidatos do DEM aos lugares possíveis”. Correndo para que o nome de Priscila seja tônica em Garanhuns, a candidata já tem seu nome em alguns muros da Avenida Rui Barbosa, no bairro de Heliópolis.

Estado Suicida faz grande show no 20º FIG

Foi além de nossas expectativas o show de 20 anos da banda Estado Suicida, na noite passada, dentro da programação do 20º FIG. O Palco pop ficou pequeno para tanta energia musical. “Consciência”, “Ejaculação precoce”, “Fatalidades banais” foram sons seus que não ficaram de fora do célebre repertório da banda.

Sempre irreverentes, na metade da apresentação, com “bolinho e vela de 20 anos” em mãos, os componentes convidaram ao palco ex-integrantes, como Marcos Dedinho e Sérgio, que compunham a primeira formação do grupo, para brindarem com a formação atual as duas décadas da Estado. Sentimos falta da presença dos irmãos Mendes (Rivelino e Rafael), que foram integrantes e muito contribuíram com a banda.

O poeta Paulo no 20º FIG

O poeta Paulo Cavalcante (foto) é uma figuraça! Quem vai prestigiar as atrações do Palco pop, deste 20º FIG, não deixa de encontrá-lo vendendo seu livro “O Martírio dos Viventes”, logo na entrada do Parque Euclides Dourado.

Sua vestimenta extremamente matuta é de imediato o que nos chama atenção. Depois, sua auto-exposição. Algo que fica entre o performático e o comercial. Encontra-se com seus livros à venda, sobre duas bases de madeira, como se quisesse ser visto e revisto.

Não adquirimos o livro do poeta, porque quando fomos comprar ele já havia saído. Era tarde. Daí não podemos tecer aqui nenhum comentário sobre o seu trabalho. Entretanto, deixamos a indicação da atenção a ser dada ao Paulo.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Um Índio que não sabe em que oca está

Quando foi escolhido para ser vice na chapa do presidenciável José Serra (PSDB), causando alguma surpresa pelo fato de seu nome ter desbancado o de Álvaro Dias (PSDB) e o de Sérgio Guerra (PSDB), por exemplo, o deputado federal Índio da Costa (DEM) (foto), de 39 anos, fez o Brasil voltar os olhos para um camarada relativamente jovem que poderia ser um futuro vice-presidente da República.

E isso deixou Índio com a bola cheia. Tanto que se sentiu a vontade para falar o que quisesse. No entanto, o democrata em recente entrevista afirmou que “o PT é ligado as Farc, ligado ao narcotráfico, ligado ao que há de pior”. Como não poderia ser diferente, causou descontento não só ao PT, mas também à tucanada e os seus, principalmente ao Serra, que junto com o comando de sua campanha não escondeu seu sentimento de reprovação.

Sendo alvo de rajadas por todos os lados, Índio recuou. Em seu twitter, escreveu: “O PT não faz narcotráfico. As Farc, sim”. Ao que parece, o deputado da Costa driblou a primeira impressão que causou ao país. E esse despontamento não foi por causa que tocou no PT, mas sim porque ele próprio projetou uma imagem de politicozinho que busca polemizar por meio de afirmações impensadas para ser posto em evidência no âmbito político. Talvez o Índio não saiba em que oca está.

20º FIG é palco para a Estado Suicida comemorar seus 20 anos de banda

A banda garanhuense Estado Suicida sempre foi um de nossos valores, quando se fala em Rock and Roll em Garanhuns. É uma banda que tem sua história marcada por toda uma postura meio que anárquica, meio que transcendente. Completa 20 anos. E nesse período já foi portadora de músicos “porras loucas”, alguns mais reservados, e outros de um impulso musical sem igual.

Nestas duas décadas da Estado, entre nomes que saíram, entre nomes que estão na banda, podemos citar: Paulo Fereira (Pezão), Cláudio (Babuíno), Marcos (Dedinho), Maurício, Severino, Rivelino Mendes, outro Rivelino, Rafael Mendes, Efrain – e nos desculpe se faltou alguém.

A Estado Suicida se apresentará hoje no parque Euclides Dourado, no Palco pop, por volta das 22h. Ao que tudo aponta teremos uma noite memorável em Garanhuns. Pouco foram as bandas de Rock de nossa cidade que chegaram a ter tanto fôlego musical quanto a Estado. E na noite desta quarta-feira (21), a banda do vocalista Rivelino mostrará o porquê.

(Foto: uma das mais recentes formações da Estado Suicida: Rafael Mendes, Efrain, Rivelino e Rivelino Mendes)

Pitty embala os jovens na 6ª noite do 20º FIG

A cantora Pitty (foto) deverá atrair muitos jovens na noite desta quarta-feira (21) para a Esplanada Cultural Guadalajara, onde encerrará as atrações da 6ª noite do 20º FIG. A sua atual música de trabalho “Me adora” deverá está na ponta da língua dos que estarão na frente do palco.

A baianinha mostrará seu rock de maneira explosiva como sempre foi. Apesar de sua postura sisuda no palco, ela consegue cativar os jovens, não deixando de ter seus incondicionais fãs já adultos.

Antes de Pitty, teremos na Guadalajara, a partir das 21h, Karla Refaella (Garanhuns); Volver; e Beeshop, trabalho solo de Lucas, da banda Fresno.

Luzilá: uma certa escritora ainda pouco celebrada em Garanhuns

Filha de Garanhuns, a escritora Luzilá Gonçalves Ferreira (foto) ainda não é tão celebrada em nossa cidade como merece. Ela é apontada como uma das vozes mais sólidas da atual literatura brasileira. É professora da UFPE e pesquisadora. Reside em Recife. Saiu de nossa cidade ainda criança. Às vezes nos dá a impressão de que nossa Garanhuns deveria ter um carinho maior por ela.

Domingo passado (18), esteve na Academia de Letras de Garanhuns, onde presenciou uma apresentação de um documentário sobre sua trajetória. Nesta terça-feira (20), esteve lançando seu mais novo romance “Deixa ir meu povo”, na Sinagoga Tzur Israek, no Bairro do Recife.

Nossa cidade precisa voltar seus olhos para outros valores vivos, seja na literatura, na música, na política, na educação, no esporte, etc.; pois parece que nos dias atuais Garanhuns só tem olhos para Dominguinhos e o presidente Lula, como ícones. É incontestável os méritos destes dois, mas Garanhuns sempre foi mãe de nomes que ecoam.

Devotos faz apresentação no Palco pop durante o 20º FIG

A Banda de punk-rock-hardcore, Devotos (foto), se apresentará nesta quarta-feira (21) no Parque Euclides Dourado, no Palco pop, dentro da programação do 20º FIG. Grupo que é liderado por Cannibal, Devotos sempre fez shows eletrizantes nas edições anteriores do FIG. O trio que compõe Devotos chega a Garanhuns com a mesma empolgação a qual pisou num palco deste Festival pela primeira vez. Antes dos três do Alto José do Pinho, se apresentaram no mesmo palco: Swianne, Cangaço, e Estado Suicida.

Abaixo, um comentário que o vocalista do Devotos fez em nosso blog:

Cannibal disse...
Obrigado pela força irmão.
Olha, chegamos a pouco tempo da nossa primeira tuor na Europa, no myspace tem algumas fotos e videos (www.myspace.com/oficialdevotos), na França lançamos um vinil que saiu pela selo MASS PROG ( www.massprod.com ),o vinil se chama VICTORIA estaremos vendendo CD, Vinil e camisa da tuor. Essas informações é para seu blog.
Abraço e tudo de bom.

Em Garanhuns, Lula dá a largada para candidatos da Frente Popular

A vinda do presidente Lula a Garanhuns deverá ser a largada definitiva para que os que integram a Frente Popular por Pernambuco façam roncar seus motores. Este será talvez o primeiro ato de campanha de Eduardo Campos (PSB), Dilma Rousseff (PT), Humberto Costa (PT) e Armando Monteiro (PTB), em Pernambuco. Estarão todos “juntos e misturados”.

Para este evento, que acontecerá às 19h desta sexta-feira (23), todos os prefeitos, vice-prefeitos, deputados, candidatos a deputado e militantes dos partidos da Frente Popular estão sendo quase que intimados.

Lula cumprirá sua agenda dando seu ar em Caetés, às 15h30; em depois vem a Garanhuns, janta, participa do ato político e segue para dá uma conferida no 20º Festival de Inverno de Garanhuns, onde não deverá ficar além das 23h.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Curiosidade sobre Reginaldo Rossi

O que poucos sabem é que Reginaldo Rossi (foto) queria era ser cantor-rei, Roberto Carlos. Imitar o Rei não bastava. Em certos momentos, até sua postura comportamental, em alguns lugares que frequentava, buscava ser o máximo fiel a Roberto. Comandando o grupo The Silver Jets, e mais adiante considerado o primeiro cantor de rock do Nordeste, Rossi começou sua carreira no ano de 1964.

A partir das 21h, na Esplanada Guadalajara, teremos Paulinho Groove; Orquestra Popular da Bomba do Hemetério; Septeto La Botija, Eva Grinan e Gabino (Cuba); e, por fim, o “Rei do Brega”, Reginaldo Rossi, fecha a sexta noite do 20º FIG.
Todos os Direitos Reservados - Agenda Garanhuns 2010 | Wagner Marques