Get the Flash Player to see this rotator.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Estão abertas as inscrições para o Festival de Quadrilhas de Garanhuns

Até a próxima quarta-feira (02), estão abertas as inscrições para grupos de Quadrilhas juninas, estilizadas ou tradicionais, que tenham interesse em participar do Festival de Quadrilhas de Garanhuns, que acontecerá nos dias 11, 12 e 13 junho, no Espaço Colunata, situado na Avenida Santo Antônio, Centro, a partir das 19h.


Os responsáveis pelas Quadrilhas devem comparecer à Secretaria de Turismo e Cultura, nas dependências do Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, das 08 às 14 horas, com o “histórico” da Quadrilha ora candidata a se apresentar neste Festival, que é promovido pela Prefeitura em parceria com o SESC Garanhuns. As incrições são gratuitas!

Programação do São João de Caruaru 2010 (Pátio do Forró)

28/05 (Sexta) - Forró Quentão, Targino Gondim, Elba Ramalho e Território Nordestino
.
29/05 (Sábado) - Cavaleiros do Forró, Camarão, Flávio José, Silvério Pessoa e Sirano e Sirino

30/05 (Domingo) - Zabumba Bacamarte, Heleno dos Oito Baixos e Brucelose

31/05 (Segunda) - Banda Caruforró

01/06 (Terça) - Banda Forró Cigano e Banda Matutos do Forró

02/06 (Quarta) - Léo Domingos, Adauto Ferreira e Tropeiros do Forró

03/06 (Quinta) - Programação Religiosa

04/06 (Sexta) - Joana Angélica, Santanna, Genaro e Walquíria e Banda Magníficos

05/06 (Sábado) - Forró do Muído, Banda Alternativa, Assisão, Erisson Porto e Alceu Valença

06/06 (Domingo) - Rogéria, Waldonis e Dominguinhos

07/06 (Segunda) - Banda Topázill0

08/06 (Terça) - Banda Pingo D’Água

09/06 (Quarta) - Festival de Bandas e Fanfarras no Forró

10/06 (Quinta) - Élida e Banda, Humberto Bony e Cristina Amaral

11/06 (Sexta) - Renilda Cardoso, Amazan, Mastruz com Leite e Banda do Batista

12/06 (Sábado) - Forró dos Plays, Flávio Leandro, Geraldinho Lins, Gilberto Gil e Limão com Mel

13/06 (Domingo) - Fábio Carneirinho, Ítalo e Reno e Alcymar Monteiro

14/06 (Segunda) - Banda Fogo e Forró

15/06 (Terça) - Banda Cheiro da Terra

16/06 (Quarta) - Festival de Bandas e Fanfarras no Forró

17/06 (Quinta) - Marlene do Forró, Jailson Rosset e Arreio de Ouro

18/06 (Sexta) - Chá de Zabumba, Herbert Lucena, Banda Flor de Mandacaru e Mel com Terra

19/06 (Sábado) - Chiclete com Banana, SoxoteÁ, Petrúcio Amorim, Banda Pinga Fogo e Banda Cavalo de Pau

20/06 (Domingo) - Didi Caruaru, Dudu do Acordeon, Zé Ramalho e Flávia Wenceslau

21/06 (Segunda) - Banda Boneco de Barro

22/06 (Terça) - Rosimar Lemos, Savinho e Fabianna

23/06 (Quarta) - (Véspera de S. João) - Israel Filho, Nando Cordel, Maior Baião do Mundo (apresentação de Zélia Ducan, Lenine, Paulinho Moska, Luiza Possi, Ortinho e Júnior Barreto) e Amigos Sertanejos

24/06 (Quinta) - (Dia de S. João) - Totonho, Maciel Melo, Capim com Mel e Quenga de Coco

25/06 (Sexta) - Os Bianos, Paulinho Leite, Renovação Nordestina e Jorge de Altinho

26/06 (Sábado) - Almério, Nordestinos do Forró, Elifas Jr. e Eliane

27/06 (Domingo) - Cacimba de Aluá, Trio Nordestino e Novinho da Paraíba

28/06 (Segunda) - (Véspera de São Pedro) - Calcinha Preta, Gilvan Neves, Valdir Santos, Ademário Coelho e Irah Caldeira

29/06 (Terça) - (Dia de São Pedro) - Aviões do Forró, Valmir Silva, Josildo Sá e Banda Calango Aceso

Menores escapam da Funase de Garanhuns

Seis dolescentes fugiram no último sábado (29) da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) de Garanhuns. A Polícia Militar segue neste início de semana com os trabalhos de busca pelos menores que ainda se encontram foragidos.

De acordo com informações da Polícia Militar de Garanhuns, os adolescentes fugiram da Fundação, após render um dos agentes de plantão, munidos de uma arma caseira. Uma vez rendido, o agente foi obrigado a permitir a fuga dos elementos pelo o portão de acesso da unidade.

A PM promete que vai continuar na busca até a recaptura de todos os menores foragidos.

Inscrições de projetos para o Festival de Inverno são prorrogadas

A data das inscrições de projetos para compor a programação desta edição Festival de Inverno de Garanhuns foi prorrogada para o dia 02 de junho (quarta-feira). Agora, o artista, grupo ou produtor cultural que não pôde preparar seu projeto e enviar para a prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Turismo e Cultura, terá pelo menos dois dias para fazê-lo. Tempo extremamente curto.

Após a data de encerramento das inscrições, em até dez dias será divulgada, no site de prefeitura, a lista dos projetos contemplados.

Os projetos a serem inscritos compreendem as seguintes linguagens artísticas: Artes Cênicas (Teatro e Dança); Música e Cultura Popular. (Garanhuns, uma cidade com tantos artistas plásticos, escritores e poetas, não abriu inscrições nem para Artes Plásticas e nem Literatura. Curioso!).

Crescimento global do Brasil deverá ocupar 2º lugar no ranking

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o Brasil deve ocupar o 2º lugar no ranking das maiores taxas de crescimento do mundo no primeiro trimestre, à frente até mesmo da China. Oficialmente mesmo, os dados só serão divulgados na terça-feira da semana que vem. Entretanto, já existe economistas especulando que nosso país registrará números surpreendentes.

É dada a largada para a CPI da Ponte

Logo mais a partir das 14h, será realizada a primeira reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investigará o “escândalo da ponte”. É nesta segunda-feira (31) que definitivamente será dada a largada rumo à invstigação de onde estão e quais são as frutas podres que vêm manchando a atual administração municipal de Garanhuns.

Entre alguns assuntos que serão discutidos hoje nesta reunião, estão as pessoas que serão ouvidas e as datas. Será também definido como se dará a participação da população e da imprensa no transcorrer da CPI.

Esta reunião será reservada somente para os três parlamentares que compõem a CPI e assessoria parlamentar, que visarão definir a pauta e os consequentes trabalhos realizados pela Comissão.

Para ingressar na carreira professores terão que fazer exames


O Ministério da Educação anunciou a criação do Exame Nacional da Ingresso na Carreira Docente, que vai avaliar “conhecimentos, competências e habilidades imprescindíveis à vida docente, ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania”. Divulgado no Diário Oficial da União do último dia 24, o exame será aplicado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O resultado do exame e poderá ser usado como critério de contratação em escolas públicas de ensino básico.

domingo, 30 de maio de 2010

FAMEG traz novos cursos Universitários para Garanhuns

Enfermagem, Educação Física e Nutrição são os cursos que deverão ser implantados em Garanhuns, através da Faculdade de Medicina de Garanhuns – FAMEG. Depois de contato com Dr. Márcio Quirino, nas próprias dependências de Instituição, Wellington Carneiro desde este sábado (29) já nos adiantava que as informações da vinda destes novos curso para nossa cidade procedem, e que já há documentação do Ministério da Educação autorizando a implementação.

Já no que diz respeito ao curso de Medicina, Dr. Márcio adiantou que sua volta ainda se encontra em trâmite judicial.

No mais, o que se sabe é que a parte administrativa da FAMEG já se encontra em pleno e ágil funcionamento. Faltam detalhes de ordem burocrática para que em breve esteja sendo anunciada a oferta de mais estes três cursos em Garanhuns, bem como informações sobre o processo de vestibular.

Senadores e Deputados pernambucanos mais influentes

O DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) recentemente divulgou lista com 100 nomes dos parlamentares mais influentes dentro Câmara e do Senado, entre Deputados e Senadores. Nesta lista, figuram os nomes de sete pernambucanos. São eles Armando Monteiro (PTB), Fernando Ferro (PT), Inocêncio Oliveira (PR), Maurício Rands (PT) e Roberto Magalhães (DEM), são os Deputados. Marco Maciel (DEM) e Sérgio Guerra (PSDB), os Senadores.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Esposa de Tony Gel será vice de Jarbas

Numa apresentação fria, o pré-candidato ao governo do Estado, Jarbas Vasconcelos (PMDB), na tarde desta sexta-feira (28), por ocasião do lançamento de sua pré-candidatura, anunciou a deputada federal do DEM, Miriam Lacerda (foto), esposa do ex-prefeito de Caruaru, Tony Gel, como sua vice.

Jarbas acredita que ela o ajudará a angariar votos no interior de Pernambuco. "Tenho que ter uma pessoa que me ajude no interior, que tenha história, para eu ter absoluta confiança para ganhar eleição. Queria apresentar a vocês minha candidata Miriam Lacerda", disse.

Assista agora ao lançamento da pré-candidatura de Jarbas Vasconcelos (em tempo real)

Live video chat by Ustream

Assista ao lançamento da pré-campanha de Jarbas ao vivo

Dentro de instantes, a partir das 15h, estaremos transmitindo neste blog, direto do Chevrolet Hall, o Encontro Regional da coligação PMDB, PSDB, DEM, PPS e PMN. Este evento, que lançará oficialmente a pré-candidatura do Jarbas Vasconcelos (PMDB) ao governo de Pernambuco, contará com a presença de diversas lideranças políticas, entre elas o presidenciável José Serra (PSDB).
.
Até já!

Rua Joaquim Távora vira Ferro velho



Em Garanhuns, numa rua em que se encontra um Centro Administrativo Municipal, um órgão estadual de saúde (V Geres), um Sindicato Rural e uma Delegacia, estamos nos deparando com automóveis velhos, em fila, ao léu, ocupando estacionamento, sobretudo sob a sombra de árvores, que sombreiam parte da rua.

Isso já vem há muito. Chegou a hora de medidas serem tomadas no que diz respeito à remoção daqueles automóveis da Rua Joaquim Távora, sentido Centro/Heliópolis, que estão dando um tom de Ferro velho ao local. Outrossim, dos carros que ali estão, boa parte está com seus para-brisas quebrados, o que nos leva a desconfiar que, quando chove, dentro dos automóveis se formam pequenos aglomerados de água. Podemos dizer que é um estímulo a proliferação da Dengue?

Garanhuns foi sempre uma cidade que também fora bem vista pelas belezas de suas vias, e isso deveria ser preservado. Deixar automóveis abandonados dá um sinal de desprezo às ruas.

Sport leva a melhor na 8ª edição do Troféu Lance Final

Infelizmente o nome da equipe garanhuense do Sete de Setembro não apareceu em nada. Se não fosse ousadia demais, poderíamos afirmar que o ex-atacante do Sete, Tiago Lima, que está fechando contrato com o Náutico, talvez merecesse alguma menção no evento da noite desta quinta-feira (27), durante a 8ª edição do Troféu Lance Final. Tiago foi o nome do alviverde no Campeonato Pernambucano 2010. Pena que, praticamente o único talento dentro de campo, pouco pôde fazer para evitar a queda do time do “Gigante do Agreste”.

A noite passada foi uma noite para brindar o futebol pernambucano. Não bastasse a conquista do pentacampeonato, o Sport comemorou quase com exclusividade, uma vez que foi a equipe que levou maior número de troféus, e também foi a dona do craque do campeonato; o atacante Eduardo Ramos foi o contemplado com este troféu.

Durante o evento, como sempre, um dos momentos mais aguardados é o da “Seleção do Campeonato”. Do rubro-negro foram escolhidos sete jogadores; do Santa Cruz, dois; um do Náutico e um do Acadêmica Vitória. O troféu de melhor técnico foi para Dado Cavalcanti, do tricolor.

A Seleção escolhida é:

Goleiro: Magrão (Sport)
Lateral-direito: Gilberto Matuto (Santa Cruz)
Zagueiros: Igor (Sport) e Tobi (Sport)
Lateral-esquerdo: Dutra (Sport)
Volantes: Derley (Náutico) e Zé Antônio (Sport)
Meias: Eduardo Ramos (Sport) e Élvis (Santa Cruz)
Atacantes: Ciro (Sport) e Jadilson (Acadêmica Vitória)

Projeto de Lei homenageia Pedro de Lara em Bom Conselho

Foi aprovado por unanimidade, na cidade de Bom Conselho, o Projeto de Lei nº 07/2010, que institui o dia 25 de fevereiro, como data comemorativa pelo nascimento, e dia 13 de setembro, como data comemorativa pelo falecimento de Pedro Ferreira dos Santos, o “Pedro de Lara”, que é filho da cidade, e figura carimbada de emissora de TV, SBT. O projeto é de autoria do vereador Carlos Alberto (PDT).

Pedro de Lara, em meio às suas várias atividades, chegou à notoriedade como jurado do programa de calouros do Chacrinha, na Rede Tupi, na década de 70; sendo posteriormente jurado do programa do Sílvio Santos, já no SBT. Interpretando Salsi Fufu, parceiro de Papai Papudo e Vovó Mafalda, nos anos 80, Pedro fez sucesso no Programa do Palhaço Bozo.

Enfim, Lara escreveu e produziu filmes infantis, foi ator, astrólogo, radialista, empresário e cantor. Por onde passava nunca negava suas origens nordestinas, fazia questão de mencionar seu torrão. Por estas e outras é que se faz digno de aplauso o projeto aprovado pelos vereadores de sua terra natal. Bom Conselho faz homenagem acertada.

É o Tchan de volta aos palcos

Para quem pensou que ia se vê livre da bundalização de “É o Tchan”, vai uma má notícia: o grupo voltará à cena em agosto, logo após a gravação de um DVD em comemoração aos 15 anos da formação original. A banda baiana retorna com Beto Jamaica, Jacaré e Compadre Whashington. Seis dançarinas estão sendo escolhidas em uma seleção no Rio de Janeiro.

Este grupo, que se separou em 2006, no início fez sucesso com o nome GeraSamba, ganhando espaço na mídia brasileira na década de 90, com o trio de dançarinos Carla Perez, Débora Brasil e Jacaré. Após Débora deixar o grupo, Sheila Carvalho a substituiu em concurso realizado pelo Programa do Faustão. Tempos depois, foi a vez da loira Carla Perez deixar a banda. Sheila Mello a substituiu. Passa-se o tempo, e entre o sai um e sai outro, o grupo, para o bem do Brasil, se esfacelou.

Agora, eles pretendem voltar com novo álbum, que vai reunir releituras do repertório antigo e mais quatro músicas inéditas.

Pois bem, vejamos se eles desta vez conseguirão fazer o povo brasileiro mais uma vez botar a “mão no joelho, dá uma abaixadinha” e “ir mexendo gostoso, balançando a bundinha”.

Eduardo afirma que a candidatura de Jarbas já era esperada

Em recente entrevista à Rádio Jornal, concedida a Geraldo Freire, o governador Eduardo Campos (PSB), afirmou que não vai entrar no “jogo da velha política”, que fará uma campanha “respeitosa e elevada”. Disse que pretende ser personagem de um debate de alto nível.

Sobre a candidatura do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), como seu adversário direto, Eduardo declarou que “isso era um jogo já anunciado. Não muda nada do nosso lado. Já estávamos preparados para essa circunstância”.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Ministério da Cultura promove qualificação para produtores culturais

Se estendendo até o dia 28 de maio, o Programa de Capacitação em Projetos Culturais do Ministério da Cultura, voltado para produtores culturais de Garanhuns e região, está acontecendo em Garanhuns desde ontem (26), no Hotel Tavares Correia. Este Programa tem formato de oficina, e segue na perspectiva de qualificação dos projetos culturais executados no Agreste. A oficina segue quatro etapas.

A primeira, é o curso de nivelamento à distância, nos meses de março, abril e maio. A segunda, é realizada com gestores públicos, produtores culturais e artistas da Região aprovados na primeira fase. Em seguida, na terceira etapa, serão oferecidos sete módulos, na modalidade a distância. Na última etapa, será oferecida formação específica para os participantes do Programa que passaram por todas as fases e desejam ser multiplicadores culturais.

Garanhuns realiza o seu 3º “Imprensa no Arraiá”

Deixando uma lacuna no ano passado, por não haver sido realizado, o “Imprensa no Arraiá” neste ano estará sendo vivenciado em nossa cidade, contando 3 edições. É um evento capitaneado pela Colunista Josália Pimentel, que busca estabelecer parcerias com o Jornal Gazeta de Garanhuns; o Secretário de Governo e Comunicação Social do Município, Carlos Eugênio; e a classe empresarial local.

Este ano, o “Imprensa no Arraiá” será realizada no Restaurante Comes e Bebes. Contará com a presença de comunicadores de diversos veículos de comunicação e gratas personalidades da sociedade garanhuense. Animando esta festa, um grupo de sanfoneiros dará todo o tom junino.

Mais detalhes do evento estarão sendo divulgados em breve, alerta a colunista. “Logo, logo estaremos divulgando o dia do evento. Estamos fechando detalhes sobre o ‘Imprensa no Arraiá’ ”, comenta Josália.

A colunista ainda sugere: “caso sinta a necessidade de praticar mais um gesto generoso no dia, se lembrar, ao se reportar até o ambiente da festa, leve 1 cobertor, para serem doados para às pessoas que estão passando por momentos difíceis no Abrigo São Vicente de Paulo”.


(Foto: “Imprensa no Arraiá” na edição do ano de 2008. O diretor de Cultura e Blogger, Ronaldo César, dando uma “palhinha” junto a um trio de forrró pé-de-serra)

Garanhuns terá seu 3ª Forrock

Evento alternativo, logo no início do período das tradicionais festividades juninas, o Forrock de Garanhuns contará com sua 3ª edição neste ano, sendo realizado no dia 05 de junho, no Parque Euclides Dourado, a partir das 14h.

Na programação, bandas como Neander, Still Living, Visão Noturna, PE-5, Instinct Noise, Os três do Forró, ArcHË, Sou Brasil (grupo de Capoeira), Cruor, entre outras.

Na verdade o Forrock é um caldeirão de ritmos, culturas e linguagens musicais. Está para agradar a gregos e troianos. É um evento que merece se solidificar no calendário do mês junino em Garanhuns.

Transmissão do lançamento da pré-candidatura de Jarbas

Nesta sexta-feira (28), a partir das 15h, será realizado o lançamento da pré-candidatura de Jarbas Vasconcelos a governador do Estado, que implicará num Encontro Regional do PMDB, PSDB, DEM, PPS e PMN. O evento contará com a presença do pré-candidato à presidência da República, José Serra (PSDB).

Para transmitir este Encontro através do Blog Agenda Garanhuns, Gustavo Maia, Sócio-diretor da QuickSite, fez proposta para que nosso Blog leve aos seus leitores tudo que acontecerá no evento em tempo real no Chevrolet Hall.

De antemão, convidamos nossos leitores para que fiquem antenados, que provavelmente estaremos transmitindo este evento de amanhã, a partir das 15h, neste Agenda Garanhuns, com toda qualidade de imagem e áudio.

Para conferir o trabalho o qual faremos parceria amanhã, visite http://www.pernambucopodemais.com.br/ - Ou clique AQUI.

Durante os jogos do Brasil na Copa os Bancos vão alterar horário de atendimento

Os horários dos atendimentos bancários durante os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo sofrerão alteração. A Federação Brasileira de Bancos, com base na circular 3.495/2010, fez anúncio acerca desta questão. Os bancos deverão afixar avisos em suas dependências com antecedência mínima de 48 (quarenta e oito) horas.

Confira as alterações nos horários:


» Brasil X Coréia do Norte - 15 de junho, terça-feira, às 15h30 (horário de Brasília)

Expediente Bancário Interior: das 8h às 14h (horário de Brasília)
Capitais e Regiões Metropolitanas: das 8h às 14h (horário de Brasília).

» Brasil X Costa do Marfim - 20 de junho, domingo, às 15h30 (horário de Brasília)

Não há expediente bancário

» Brasil X Portugal 25 de junho, sexta-feira, às 11h (horário de Brasília)

Expediente Bancário Interior: das 8h às 10h30 e das 13h30 às 15h30 (horário de Brasília)
Capitais e Regiões Metropolitanas: das 8h às 10h30 e das 14h às 16h (horário de Brasília).

Já no caso de classificação do Brasil para as fases seguintes da Copa do Mundo, o expediente bancário será definido com base nos seguintes pressupostos:

» Caso a partida seja realizada às 11h (horário de Brasília):

Expediente Bancário Interior: das 8h às 10h30 e das 13h30 às 15h30 (horário de Brasília)
Capitais e Regiões Metropolitanas: das 8h às 10h30 e das 14h às 16h (horário de Brasília).

» Caso a partida seja realizada às 15h30 (horário de Brasília):

Expediente Bancário Interior: das 8h às 14h (horário de Brasília)
Capitais e Regiões Metropolitanas: das 08h às 14h (horário de Brasília).

Macuca realiza sua festa de São João

Os que administram a Fazenda Macuca, situada a 30Km de Garanhuns, em Poço Comprido, distrito da vizinha cidade Correntes, sabem o que é diversificar seus eventos. Sempre com música de qualidade, independente de origem sonora ou época. É neste intento que a Macuca estará promovendo sua comemoração junina, nos dias 18 e 19 de junho. Para tanto, já fecharam programação. Segue:

Sexta-feira (18/06/2010)

20h - Forró pé de serra
Esperança do Norte (Poço Cumprido /Correntes-PE)


Sábado (19/06/2010)

10h - Concentração do Cortejo do Boi da Macuca
Banda de Pífano,Trio de Forró, Vaqueiros, Carros de Boi

15h - Saída do cortejo para a Fazenda Macuca

17h - Abertura do forró com dupla de aboiadores
Ronilson e Arlindo (Palmeirina-PE)

18h - Banda de Pífanos Folclore Verde (Castainho/Garanhuns-PE)

20h - Os Três do Forró (Garanhuns-PE)

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Quase R$ 1 milhão é o prejuízo que Roberto Falcão pode causar à prefeitura

Acusado pelo promotor Alexandre Bezerra, de não fazer a defesa de processos contra o município de Garanhuns, que seria sua obrigação como procurador geral, o advogado Roberto Falcão pode causar um prejuízo de quase R$ 1 milhão de reais aos cofres municipais.

O promotor teve a iniciativa de “arregaçar as mangas” a partir de duas denúncias recebidas. Uma anônima; e a outra, do Ministério Público. As denúncias apresentadas possuem o mesmo teor: o município deveria arcar com indenizações milionárias. Motivo: o procurador não fazia a defesa da Prefeitura em algumas ocasiões oportunas.

São pelo menos dois os casos que foram denunciados. Um, diz respeito à imobiliária LP Negócios LTDA, a qual os responsáveis pela empresa teriam entrado com uma ação contra o município porque a Prefeitura teria jogado lixo nos terrenos da imobiliária, que pela área prejudicada pelo lixo pode faturar R$ 1,1 milhão. Em outro caso, por quatro férias não usufruídas, o advogado Paulo André Lima Couto, ex-diretor de Finanças, e Itamar Luiz Ramos, ex-secretário de Finanças, podem faturar R$ 441 mil reais.

Dr. Alexandre Bezerra pediu para que um perito oficial recalcule as indenizações, para que o pagamento seja vetado, pelo menos por enquanto, isso para isentar que, de alguma forma, o município venha a ter prejuízos.

Enquanto se iniciam as investigações, o Ministério Público já orientou o prefeito Luiz Carlos no sentido de afastar o procurador, bem como optar por mecanismos que revisem todos os processos os quais Roberto tenha atuado em nome do município. Como se sabe, o prefeito não acatou. O MP vai investigar se procurador geral do município não estaria desfrutando de algum benefício nesse rolo todo, bem como investigará as razões pelas quais ele (Dr. Roberto Falcão) não veio a contestar as ações.

6ª edição da Campanha do cobertor em Garanhuns

Em parceria com a Paróquia São Sebastião e as TVs Asa Branca e TV Jornal, a Colunista Social, Josália Pimentel (foto), do Jornal Gazeta de Garanhuns, estará promovendo, pela 6ª vez consecutiva, a feliz “Campanha do cobertor”. Josália comenta sua ação: “O frio provoca doenças e tristezas para quem não tem como se defender dele. A riqueza é uma benção, quando ela é usada para ajudar os mais necessitados”.

Tendo também o apoio da Rádio Jornal, esta iniciativa a cada ano vem ganhando inquestionável abrangência social, e, com isso, vai se tornando de grande valia. “Uma vida que não é melhorada, não tem motivo para continuar existindo. Vamos continuar fazendo um gesto de doação, cada cobertor que você doar, enche o coração de nossos irmãos humildes de esperança”, ressalta a colunista.

Para que esta ação seja efetivada, alguns postos de arrecadação foram escolhidos, para que em seguida o que for arrecadado ser doado a pessoas carentes. Pimentel explica sobre os postos de arrecadação: “Caso sinta o desejo de ajudar, é só enviar seus agasalhos para a Paróquia São Sebastião (Boa Vista) ou na Rádio Jornal, no Bairro de Heliópolis (em frente ao Relógio de Flores). O pouco se doado, quando somado no final, fica muito”.

Como estará a Fundarpe no Festival de Inverno de Garanhuns?

Depois de novas acusações feitas nesta terça-feira (25), pela bancada de oposição da Assembleia Legislativa de Pernambuco, já podemos esperar que até o Festival de Inverno de Garanhuns teremos uma Fundarpe sentindo alguns efeitos deste bombardeio. Em uma coletiva de imprensa, na tarde de ontem, foi exibido o dossiê "ligações perigosas - os donos da cultura em Pernambuco", em que se documentam mais denúncias. Estas, baseiam-se na constatação de que 11 empresas, algumas com sócios em comum, receberam paralelamente, em pouco mais de um ano, R$ 24 milhões do Funcultura, em empenhos fracionados.

A oposição da Alepe, que tem como alguns de seus líderes Terezinha Nunes (PSDB) e Augusto Coutinho (DEM), se teve a intenção de manchar o governo Eduardo Campos (PSB), talvez não tenha encontrado momento mais oportuno. Primeiro, porque o Festival Nação Pernambuco, ocasião em que o trabalho da Fundarpe é mais intenso, já está se avizinhando, faltando pouco menos de um mês e meio. Imaginem um órgão executor de um evento como Festival de Inverno de Garanhuns, em meio a outros, está precisando de fôlego e no momento que mais necessita ânimo está sendo alvo de acusações comprometedoras. Sem dúvida é desgaste em dobro.

Em segundo, não tão longe das eleições, a oposição, com estas acusações, fere o governo situcionista, rompe ferida no governo do neto de Arraes para os jarbistas alongaram sua língua sobre o caso. Ou seja, talvez este seja um dos pontos fracos que os adversários do governador (que busca sua reeleição) tentarão tocar para apontar as possíveis fragilidades do atual governo. Não se sabe ao certo os quais os efeitos que esta iniciativa da oposição surtirá. De qualquer sorte, a oposição não pensa em brincar em serviço, a começar pela promessa de abrir uma auditoria especial para apurar o caso.

(Foto: coletiva na tarde de ontem)

Qualquer relação com a obra de Edward Munch é pura coincidência


Neguinho Teixeira participa de mais uma audiência

O ex-prefeito de Caruaru, Manoel Teixeira, conhecido vulgarmente como “Neguinho Teixeira”, está esta manhã de quarta-feira (26), prestando depoimento no Fórum Dr. Demóstenes Batista Veras. O acusado responde a 11 processos na Justiça. Pela segunda vez, o ex-prefeito deixa a Penitenciária Juiz Plácido de Souza para ser ouvido.

Pesquisa mostra que Publicidade na web é a mais influente nas compras

O Centro Avançado de Estudos e Pesquisas da ESPM (CAEPM), em parceria com o Ibope Media, realizou pesquisa e constatou que a internet é atualmente a ferramenta que mais influencia os consumidores na hora de decidir pela compra de um produto.

No estudo, foram ouvidas 1,2 mil pessoas de diferentes faixas etárias e regiões do País e mostrou que 46% dos entrevistados adquirem algo após terem contato com publicidades veiculadas na internet. As recomendações de familiares e amigos, com 26%, ficaram em segundo lugar no ranking de influência. A TV ficou em terceiro, com 21%, e os anúncios veiculados em jornais e revistas ficaram com os 7% restantes.

A pesquisa também apontou que quanto mais jovem o consumidor, maior o poder da internet na sua decisão de compra. O grupo composto por pessoas entre 25 e 29 anos foi o que mais se apresentou influenciado pelas propagandas online. Cerca de 50% disseram que adquiriram um produto depois de ver anúncios na internet.

Prefeito de Garanhuns divulga os nomes que apoiará nestas eleições

Especulações daqui, especulações dali, chega ao fim o mistério acerca do time que o prefeito de Garanhuns, Luiz Carlos de Oliveira (PDT), vai apoiar nestas próximas eleições. A assessoria do diretório municipal do Partido Democrático Trabalhista (PDT) nos enviou nota comunicando que Luiz Carlos, oficialmente, declarou que irá apoiar o presidente da FIEPE, Jorge Corte Real (PTB), para deputado federal; e Izaías Régis, do mesmo partido, para deputado estadual.

Embora não tenha sido divulgado, para presidente da República, o chefe do executivo em Garanhuns deverá apoiar a petista Dilma Rousseff. Enquanto que para governador, Luiz deve ficar mesmo com Eduardo Campos (PSB).

Garanhuns agradece a volta de u-Carbureto


terça-feira, 25 de maio de 2010

Assista ao vivo o re-lançamento do jornal u-Carbureto

Que não puder comparecer na noite de hoje (25), ao re-lançamento do jornal u-Carbureto, que acontecerá no SESC Garanhuns, a partir das 20h, poderá assistir ao vivo pelo site Garanhuns Agreste (www.garanhunsagreste.com.br).

O evento reunirá escritores, intelectuais, imprensa, professores, artistas, entre outros.

Acreditamos que u-Carbureto preencherá uma lacuna que estava causando algum incômodo na cidade: a falta de manifestações literárias. Sobre esta questão, e outras mais, você poderá conferir junto à “mesa literária” no SESC logo mais à noite.

Para assistir ao vivo é só clicar AQUI.

Prefeitura de Garanhuns emite Nota Oficial sobre a solicitação do MP

NOTA OFICIAL

Em referência a recomendação emitida pelo Ministério Público de Pernambuco, Gabinete da Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns, através do Dr. Alexandre Augusto Bezerra, a Prefeitura Municipal de Garanhuns, por seu Prefeito Constitucional, o Sr. Luiz Carlos de Oliveira, informa que o Dr. João Roberto Falcão Araújo, Procurador Geral do Município de Garanhuns, é um profissional digno, que têm agido com honestidade, competência e probidade no desenvolvimento de suas funções em defesa da Municipalidade, não havendo até o presente momento, nenhum motivo justo e legal que desabone a sua conduta, motivos pelos quais, o mesmo continuará a frente da Procuradoria Geral do Município, exercendo o cargo de Procurador Geral de Garanhuns.

Garanhuns-PE, 25 de maio de 2010.

Luiz Carlos de Oliveira
Prefeito

Procurador Geral do Município pode ser afastado

Surge com certo estrondo o que noticia o jornalista Roberto Almeida, em seu blog: “O Ministério Público Estadual, através do promotor Alexandre Bezerra, pediu esta semana o afastamento do Procurador Geral do Município, advogado Roberto Falcão (foto)”. O jornalista traz que a solicitação do Ministério Público já foi encaminhada ao chefe do executivo municipal, cabendo a ele agora tomar as medidas cabíveis.

Conforme traz Almeida, a medida de se deu pelo fato de o promotor alegar que Falcão “não está fazendo a defesa do Município a contento, prejudicando o Executivo por negligência”. Dado o fato de o prefeito Luiz Carlos de Oliveira não atender ao pedido de afastamento do MP, se diz que o pedido poderá então ser feito via judicial.

Roberto Falcão é Procurador Municipal desde 2006. Já foi secretário de administração de Garanhuns no ano 2000. Ainda na prefeitura já desempenhou as funções de assessor jurídico e procurador adjunto do Município. Já chegou a exercer cargo de bancário, por 12 anos, no extinto Bandepe, como Gerente Administrativo.

Números do Ação Global 2010 em Garanhuns

O Ação Global, que foi realizado neste sábado passado (22) em nossa cidade, na Esplanada Guadalajara, contabilizou mais de 53 mil atendimentos prestados gratuitamente a 17.441 pessoas. Garanhuns foi a única cidade de Pernambuco que recebeu a Ação Global 2010. Em nosso Estado, nas dezesseis edições nacionais do programa, o SESI/PE realizou 1.466.140 atendimentos, beneficiando 497.835 pessoas.

Jorge Côrte Real, presidente do Conselho Regional do SESI/PE, falou da importância do SESI, e de sua validade: "o SESI é sinônimo de Responsabilidade Social e a Ação Global reafirma o compromisso da entidade com os pernambucanos".

Além de atendimentos tradicionais, o Ação Global promoveu mais três novidades: a Oficina Lego, espaço voltado para atividades com brinquedos de encaixe que facilitam a socialização e ajudam a despertar a criatividade e o raciocínio lógico; a Oficina de Meio Ambiente integrada ao Sesinho Multimídia, que mostrará a importância da preservação da fauna, da flora e dos recursos naturais; E um estande onde será montado um conjunto de videogames para incentivar o empreendedorismo.

II BlogGar será no próximo sábado

“Blogueiros de Garanhuns, uni-vos!” Roberto Almeida foi muito feliz quando parafraseou Karl Marx. É nessa perspectiva que será realizado o II BlogGar, que se trata do 2º encontro de blogueiros (ou bloggers), twitteiros, autores de páginas na internet, webdesigners, e outros que têm atividade com mídia digital em Garanhuns e região.

O encontro se dará no próximo sábado, dia 29, a partir das 9h, no Garanhuns Palace Hotel. É sempre bom lembrar que o encontro não é maçônico (não temos nada contra a maçonaria). Ou seja, não é nada fechado e restrito. É como diz o povo: “é tudo junto e misturado”.

O interessante do BlogGar é o fato de os leitores que vierem a se sentir à vontade, é só “dá as caras” no encontro, ainda que como espectadores. Isto é positivo, até porque é um mecanismo de quebra do virtual para o real.

Esperamos também contar com o apoio e a presença da imprensa local. Ficam o convite e o desejo de que contaremos com bom número dos que têm blogs, twitters, ou são webdesigners, enfim, e outros que produzam conteúdo para mídia digital em Garanhuns e região. "Uni-vos".

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Rafael Brasil detona Zé da Luz e sua família

O professor Rafael Brasil Pereira Filho (foto), em seu Blog, usou de sua liberdade para bater duro em Zé da Luz, ex-prefeito de Caetés, bem como em sua família. Fazendo declarações ásperas e contundentes, Rafael chega a dizer que os de Zé tem alguns bens “às custas da prefeitura” (de Caetés). O professor intitula a postagem de “Rídiculo”. Transcreveremos na íntegra o que escreve Rafael:

O Sr. José Luiz de Lima Sampaio, o tal de Zé da Luz, junto com sua cria, aprendiz de corrupto, onde no caso o professor é o próprio pai, vem acusando o deputado Izaías Régis de corrupto. Não entro nos pormenores da questão, mais este cidadão poderia fazer qualquer coisa, menos chamar alguém de corrupto. As várias vezes que foi prefeito de Caetés, o mesmo teve todas as contas rejeitadas pelo tribunal de contas do estado, a ainda anda sendo investigado pela famigerada operação suíça, comandada pela polícia federal. Há mais de uma década, Caetés não tem concurso público, tendo mais de seicentas pessoas contratadas, que são devidamente coagidas para votar nos candidatos desta família mafiosa.

Antes de ser prefeito da pobre Caetés, o mesmo desfilava nas ruas com um tímido Fiat Uno. Hoje, todos os membros da sua numerosa família, construíram casas suntuosas na cidade, e andam de automóveis reluzentes às custas da prefeitura. Todo mundo na cidade sabe disso. Além do mais o ex prefeito, comprou um apartamento em Recife por uma fortuna, calculada em mais de um milhão de reais. Sua aposentadoria na CELPE não daria para pagar nem o condomínio. Como é que um sujeito desses chama alguém de ladrão? Ainda mais quer enganar à população de Garanhuns, apresentsando-se como candidato a prefeito e a deputado, usando o dinheiro da pobre prefeitura de Caetés para financiar suas custosas campanhas, que se resumem em dar dinheiro aos pobres da periferia, comprando-lhes o voto.

Izaías tem o dever de mostrar o currículo deste cidadão que quer de todas as maneiras enganar a população de Garanhuns, com cara de bom moço, mas a alma corrupta até os limites do impossível. E é este cidadão que apregoa ser aliado do governador, e por isso está blindado, mesmo com mais de quatro dezenas de processos na justiça, estadual e federal. Cadê a justiça? Cadê o ministério público? Alô polícia! Abram os olhos garanhuenses! Os corruptos da cidade são fichinha se comparados a este cidadão.


Para conferir o Blog do Rafael Brasil, clique AQUI. Ou acesse http://rafaelbrasilfilho.blogspot.com/

Leitores acham que o “escândalo” da ponte revelou uma péssima administração municipal em Garanhuns

Em enquete que realizamos neste blog, acerca do “escândalo da ponte”, que compromete moral e administrativamente o governo municipal de Garanhuns, lançamos a seguinte enquete: “Você acha que o "escândalo da ponte...” Lógico, algo bem reticente mesmo. E aí lançamos algumas opções. O resultado foi o seguinte:

37% acham que este “escândalo” revelou de vez uma péssima administração municipal. 25% acreditam que não vai dá em nada. 17% pensam este caso está levando a maioria dos garanhuenses a se arrepender de ter votado no atual prefeito. As opções “de tão bem investigado levará os indiciados a serem punidos” e “está sujando a imagem de Garanhuns” ficaram empatadas, cada uma com 10%. Tivemos 1% de votos inválidos.

Pois bem, sobre o caso da ponte, esta semana iniciam os trabalhos da CPI que investigará as denúncias. Esperamos que a Comissão possa trabalhar à luz da justiça e da transparência. Muitos acreditam que através de inquérito, o relatório que será emitido pela Comissão conseguirá derrubar o prefeito e alguns de seus subordinados, que também estão sendo indiciados. Já outras pessoas pensam que não, como é o caso do “Secretário da Cidade”, Marcos Cardoso (foto), que sobre a CPI disse que “o cheiro de pizza já está fazendo inveja à pizzaria Due Fratelli”.

Espaço da charge


A volta do jornal u-Carbureto

Para quem gosta de bons textos literários, trazemos a informação de que o jornal literário, u- Carbureto está de volta. Hoje este é o único jornal literário em circulação em Garanhuns. O autor deste blog foi um de seus colaboradores antes dele passar este bom tempo sem publicação.

Para comemorar a volta do jornal, os seus principais editores, Helder Herik, Nivaldo Tenório, Mário Rodrigues e Jodeval Duarte, estarão promovendo uma “mesa literária” no Salão de eventos do SESC Garanhuns, nesta terça-feira, dia 25 de maio, a partir das 20h. Na oportunidade, haverá apresentação do violonista Maurilo Matos.

O poeta Helder Herik fala da volta de u-Carbuteto: “Nosso objetivo é resgatar um antigo jornal literário criado por escritores locais”. Para esta edição, o escritor Nivaldo Tenório expõe os autores que assinam os textos: “O jornal está contando com textos de Rodrigo Lacerda, André de Leones, Raimundo Carrero, Luzilá Gonçalves, Helder Herik, Mário Rodrigues e deste que vos fala”.

A Entrada é franca!

Fórum sobre Sistema de Garantias de Direitos é realizado em Garanhuns

Com o tema: “O que temos e o que queremos”, está sendo realizado nesta segunda-feira (24), a partir das 8h, no clube AGA, I Fórum sobre o Sistema de Garantia de Direitos de Garanhuns, que visa discutir o sistema de garantia de direitos existentes e esclarecer como esse Sistema funciona.

O evento é promovido pelo Conselho Municipal de Assistência Social, que buscar tornar coesas as esferas Estaduais e Municipais do Judiciário, Ministério Público, Conselhos, ONGs, CRAS, entre outros, para tocar um processo de integração para a implementação das ações voltadas ao atendimento de crianças e adolescentes no Município.

De acordo com informações da prefeitura de Garanhuns, este Fórum assinalará ainda o início da formatação do Plano Municipal de Atendimento para crianças e adolescentes em nossa cidade.


PROGRAMAÇÃO

8h – Café com Prosa no credenciamento
9h – Abertura e Cerimonial
9h15 – Formação da Mesa
9h30 – Palestras: Sistema de Garantia Direitos: “O que temos”
11h – Debate
12h – Almoço
13h30 – Constrição da Política de Garantia de Direitos: “O que queremos”
16h30 – Lanche no encerramento

Prefeita de Bom Conselho participa da Marcha dos Prefeitos

Judith Alapenha, Prefeita de Bom Conselho, registra em seu Blog sua participação na XIII Marcha dos Prefeitos em Defesa dos Municípios, que aconteceu nos dias 18, 19 e 20 de maio, em Brasília. Para a prefeita, um dos aspectos positivos do evento foi a participação dos pré-candidatos à presidência de República: Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV).

Judith afirma que os presidenciáveis “responderam às questões formuladas pelos representantes dos municípios. Esse momento foi especialmente importante, pois a partir daquela breve impressão pudemos sentir como cada candidato pensa conduzir a questão municipalista, descontadas as pretensões eleitorais contidas em cada discurso”.

Não fazendo questão de externar as virtudes que reconheceu em Marina, Alapenha pensa que esta presidenciável deve ser uma pedra no sapato de seus adversários. “É uma candidata competitiva, ao contrário do que muitos pensam. Mostrou-se ser uma política hábil, séria, e conhecedora dos problemas e das soluções que o nosso país possui. Vai dar trabalho nessas eleições, se o povo souber compreender sua mensagem nos guias de TV”.


(Foto: extraída do Blog da Prefeita Judith Alapenha)

Visão panorâmica de Garanhuns do alto do Cristo do Magano


domingo, 23 de maio de 2010

Entrevista exclusiva com o deputado Isaltino Nascimento


“Garanhuns está involuindo”

Isaltino Nascimento, deputado estadual, esteve neste fim de semana em Garanhuns. Junto com João da Costa, João Paulo, Humberto Costa, e outros, Isaltino é um dos principais nomes do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco. Tivemos acesso ao deputado, que nos concedeu entrevista exclusiva. Jonathas Santos (foto), relações públicas, colaborou conosco no script da entrevista, que acabou por lograr êxito. Segue os principais trechos da entrevista:

Agenda Garanhuns - Deputado, o senhor está em seu segundo mandato como deputado estadual, e vem se destacando como um dos mais brilhantes deputados de Pernambuco. O senhor pode comentar sobre isso?

Isaltino Nascimento - Agradeço por considerar nosso trabalho destacado. Mas realmente temos nos esforçado muito para atender aos anseios de nossa sociedade. E isso tem sido reconhecido.

AG - Líder do governo Eduardo Campos na Assembléia legislativa, e um dos principais defensores de seu governo, o senhor se considera um das figuras mais importantes do PT hoje no Estado?

IN - Nós que fazemos o Partido dos Trabalhadores no Estado, temos procurado ser coesos em nossos ideais. Para tanto, cada companheiro tem procurado dá o melhor de si. Quanto a mim, tenho buscado usar o meu papel de homem público para ser fiel ao que a mim compete.

AG - Qual a sua opinião sobre a última pesquisa Vox Pupoli para presidente e governador, que mostra a candidata do PT, Dilma Rousseff pela primeira vez à frente do candidato do PSDB, José Serra?

IN - As pesquisas mostram o sentimento do momento, mas é claro que a Dilma vem crescendo no tocante que seu nome vai ficando mais conhecido. A Dilma crescerá ainda mais nas pesquisas, ficando definitivamente no gosto popular. É só esperar pra ver. Já nosso Estado tem muito a agradecer à Dilma, que fez muito por Pernambuco quando ela era ministra do presidente Lula. Ela foi responsável por muitas obras que foram feitas aqui através do PAC.

AG - Deputado, no governo de Jarbas Vasconcelos, Pernambuco tinha um vice-presidente da República, que era o, hoje, senador Marco Maciel. Fazendo um comparativo entre o governo Lula/Eduardo e FHC/Marco Maciel/Jarbas, qual a grande diferença?

IN - Lula e Eduardo têm em comum um grande poder de articulação. O que não aconteceu nos governos anteriores a eles. Não é tão significante o que fez Jarbas e FHC para Pernambuco. Marco, é marco zero. Zero desenvolvimento, zero trabalho, zero segurança pública, zero saúde, e por aí vai. Ele como vice-presidente não conseguiu viabilizar nada para nosso Estado. Já no governo Lula/Eduardo, Pernambuco é o Estado que mais cresce em nosso país. Só pra citar alguns fatores: o Porto de Suape, a Transnordestina, o Estaleiro e a Transposição do Rio São Francisco.

AG - No agreste meridional, qual tem sido as suas atuações como deputado estadual?

IN - Tenho apoiado a prefeita Judith, de Bom Conselho; promovi emendas que viabilizaram recursos na ordem de quase 2 milhões para obras de saneamento, pavimentação e drenagem; temos apoiado em Garanhuns algumas comunidades Quilombolas; e temos também voltado nossos trabalho para as cidades de Águas Belas e Itaíba, entre outras.

AG - O senhor conta com o apoio do diretório municipal do PT em Garanhuns para a sua reeleição?

IN - O PT, nas pessoas de Pedro Passos e de Chico do INSS, tem nos apoiado. Não temos ainda a confirmação do diretório como um todo. Mas temos buscado consolidar acordos.

AG - Deputado Isaltino, o senhor tem acompanhado pela impressa as notícias políticas de Garanhuns, sobre as várias denúncias de corrupção envolvendo o atual governo do prefeito Luiz Carlos de Oliveira?

IN - Sim. E tenho visto de maneira preocupante o que tem acontecido em Garanhuns. Estes fatos têm repercutido na Assembleia. Eu advogo sob a premissa de que ninguém é culpado até que se prove o contrário. São fatos que devem ser passíveis de rigorosa apuração.

AG - O senhor o apoiou o então candidato Luiz Carlos à reeleição em 2008, e como o senhor vê hoje esse governo?

IN - Naquela ocasião apoiei o prefeito por questões partidárias. Não foi por razões ideológicas entre a minha pessoa e a do prefeito. Mas vejo que, se compararmos a cidade de hoje com a de décadas atrás, podemos dizer que Garanhuns está involuindo; principalmente se olharmos para os últimos governos.

AG - Qual a sua relação com o prefeito Luiz Carlos, já que ele anunciou ter outro candidato a deputado estadual? O senhor esperava ter o apoio dele nessa eleição, já que senhor o apoiou em 2008?

IN - Tenho uma boa relação com o prefeito. Sei diferenciar minha relação com ele tanto no campo pessoal quanto no campo político. É claro que gostaria de ter recebido a recíproca. Mas não esperava ter apoio dele, não.

AG - Como o senhor vê as denúncias que voltaram a ganhar foco esta semana, sobre o suposto de esquema de superfaturamento em contratos artísticos que envolvem a ACIAGAM e, por tabela, o nome de seu colega de parlamento, o deputado Izaías Régis?

IN - Lá na Assembleia, procuramos sempre respeitar esse momento de consolidação da democracia. Portanto, volto a repetir: ninguém é culpado até que se prove o contrário. É óbvio que uma denúncia como esta nos entristece. É delicado esse bate-e-volta da ACIAGAM versus Sampainho. Mas, igualmente às denuncias sobre o caso da ponte, que envolvem o prefeito, e alguns nomes do governo municipal, devem também ser passíveis de investigações rigorosas. Todavia, havendo culpabilidade de quem quer que seja, e que tenha colaborado para alguma fraude, se for o caso, a punição deverá ser radicalmente efetuada.

sábado, 22 de maio de 2010

Depoimento do deputado Isaltino Nascimento sobre o Blog Agenda Garanhuns

d

Garanhuns terá Fórum para os Micro-empreendedores

O Micro-empresário de Garanhuns terá a oportunidade de somar mais conhecimento sobre o manejo de seu trabalho. No dia 02 de junho, das 08h às 12h, estará acontecendo no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti um Fórum promovido pela prefeitura da Garanhuns, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com o Sebrae, Senac, Senai e os Bancos do Brasil, Caixa Econômica e Banco do Nordeste.

Deverão participar do Fórum Micro-empreendedores informais nos segmentos de roupas, cosméticos, bijuterias, sapatos, roupas íntimas, produtos para o lar, bem como costureiras, cabeleireiras, manicures, camelôs e artesãos.

A ideia do evento é resgatar a cidadania e os direitos concedidos pelo governo Federal na questão tributária ao Micro empreendedor Individual, favorecendo o fim da clandestinidade. Ornilo Lundgren (foto), secretário de Desenvolvimento Econômico, fala da importância deste Fórum para nossa cidade: “Garanhuns está em 8º lugar dentre os 158 Municípios com perfil empreendedor no Estado. O que nos orgulha e impulsiona a subsidiar a classe empreendedora individual não legalizada na cidade, promovendo eventos de cunho informativo e esclarecedor por meio das parcerias com instituições aptas a dar o suporte que necessitem”, ressalta.

Na ocasião, estarão presentes representantes do Conselho Regional de Contabilidade; Conselho Regional de Administração; Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado; JUCEPE; UPE; UFRPE; Fecomércio; CDL; ACIAGAM, FAGA; Núcleo Integrado de Práticas Administrativas (NIPA) e Associações do Município.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Festival Cultural da Comunidade Quilombola Estivas acontece neste fim de semana

Desta sexta-feira, dia 21, até o domingo, dia 23, a Comunidade Quilombola Estivas estará vivenciando o seu Festival Cultural. A festa acontece no Sítio Estivas, a 8 Km do centro de Garanhuns. O objetivo da festividade é valorizar a identidade ético-racial e celebrar a ancestralidade dos povos negros. Para tanto, foi montada uma programação em que suas atrações são, em sua maioria, movidas por elementos presentes na cultura afro. Não obstante isso, o evento é aberto ao público em geral. Segue a programação:


21 de maio (Sexta-Feira)

19h30 - Dança Afro Nação Negra do Sítio Tigre
20h - Mestre Juarez e a Terra da Lua
21h - Forró Pegada de Ouro
22h - Djair e Banda

22 de maio (Sábado)

19h - Vozes do Quilombo
19h30 - Concurso da mais bela quilombola (participação do grupo Oba Aié do Estivas)
21h - Grupo Negra Atitude
21h - Grupo de dança do Estrela
22h - Grupo de Côco Castelo Branco
23h - Forró Pegada Fatal

23 de maio (Domingo)

16h - Arrastão de Maracatu (Castainho à Estivas)
16h30 - Quadrilha Tradição da Boa Vista
17h40 - Ensaio aberto dos grupos culturais das comunidades quilombolas
18h30 - Banda de Pífanos Folclore Verde.

Espaço da charge


Correio Sete Colinas estampa as esporadas entre Izaías e Sampainho

O Jornal Correio Sete Colinas, que estará nas bancas, neste sábado (22), traz como manchete “Sampainho e Izaías brigam através da Imprensa”. Com isso, atiçará ainda mais a contenda entre o filho de Zé da Luz e o deputado Izaías Régis. É se precipitar demais afirmar que este duelo terá fim em pouco tempo. É uma história que renderá.

O mal de todo este embate é não sabermos até que ponto isto é positivo para a Garanhuns e a região que almejamos: serem forte politicamente. Uma região que é forte politicamente tem todas as condições para fazer com que o desenvolvimento de suas cidades fluam com mais facilidade. Esporadas pra lá, esporadas pra cá, acabam fragilizando a imagem de Garanhuns, do agreste e/ou órgãos, e demais envolvidos.

No dia de ontem o presidente Lula, em feliz pronunciamento público, disse o seguinte: “Tem gente que só sabe fazer política se tiver inimigo. Eu sempre preferi fazer política construindo amigos”. Talvez a coisa seja por aí, embora muitos acreditem que isso seja utopia.

Mas votos são votos. Votos são milhos que galos disputam no quintal. Vai lá medir quem não quer encher o papo.
.
(Imagem extraída do blog do Roberto Almeida)

Leitor faz questionamentos sobre o caso da Ponte

João Paulo Vasconcelos, leitor deste blog, apresentou inquietação diante do caso do “escândalo da ponte”, aqui em Garanhuns, e fez alguns questionamentos. Em vista do “responda quem puder” (ou "quem souber"), lançaremos os questionamentos que o leitor faz. Quem ousa respondê-lo? Segue o que questiona João, no post Presidente e Relator da “CPI da Ponte” mostram indiferença ao Membro:

Estava analisando o caso da Ponte do Rio Baraúnas e gostaria de explicitar alguns questionamentos:

1. Por que a instauração de uma CPI já que a denúncia estava formalizada pelo Ministério Público?

2. Por que o próprio MP não toma as medidas cabíveis diante de tantas provas citadas veementemente pelos comentaristas e "o povo" de Garanhuns?

3. O mérito do que se julga está mudando de foco?

SESC Garanhuns promove Oficina de Produção e Análise de Contos


(Clique na imagem para ampliar)
Todos os Direitos Reservados - Agenda Garanhuns 2010 | Wagner Marques