Get the Flash Player to see this rotator.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Paulo Coelho presenteia as esposas dos membros do COI com seus livros

Foto: o mago/escritor

Pelas Olimpíadas no Rio de janeiro, em 2016, vale tudo! Até colocar Paulo Coelho na jogada. Tentando reforçar a delegação brasileira na campanha pelos Jogos Olímpicos de 2016, o escritor Paulo Coelho chegou hoje a Copenhague, para nesta quinta-feira presentear as esposas dos 70 membros do Comitê Olímpico Internacional (COI), num almoço. O mago levou livros em inglês, espanhol, árabe, russo, chinês, e outras línguas, para sensibilizá-las acerca da importância das Olimpíadas no Brasil. Paulo disse não ter acreditado nas possibilidades do Rio de Janeiro quando foi convidado por Orlando Silva (Ministro dos Esportes) para participar da campanha, no fim de 2006. Porém, o escritor afirmou que a imagem agora é completamente diferente. Pois bem, vamos ver se os livros do Paulo Coelho surtem algum efeito mesmo.

“A hora do blog” é sinônimo de sucesso

Garanhuns vive um momento ímpar. Pelo menos no que diz respeito à interatividade de notícias. Os blogs, que já algum tempo tem se proliferado no mundo inteiro, com as suas infinitas possibilidades, estão servindo de eficiente ferramenta de comunicação em nossa cidade. Blogs como este Agenda Garanhuns, também como o do Ronaldo César, o do Roberto Almeida, o do “misterioso” Jeitoso, o cientista, o Garanhuns Verdade, além do site Garanhuns Agreste, entre outros, tem sido divulgados e lidos diariamente para todo o mundo pelo radialista Jonas Lira, da rádio Sete Colinas FM, a partir das 11 da manhã. Feliz iniciativa esta do Jonas, pois este radialista consegue prender os ouvidos de parte da população garanhuense com o seu “A hora do blog”.

Vale ressaltar que Lira não escolhe estes blogs só pelo fato deles existirem. E sim porque são blogs comprometidos com notícias sobre a cidade, seus acontecimentos, suas festas, seus eventos, sua cultura, seu povo. E por que não sua história? No entanto, podemos dizer que esta está sendo a primeira geração de blogueiros que tem como foco de seus posts Garanhuns. Porém, não são meros blogueiros, mas blogueiros que apesar de terem suas próprias peculiaridades, têm em comum a obsessão pela notícia, respeitando a opinião pública com lisura e retidão. Ao Jonas Lira, em nome de todos os blogueiros de Garanhuns, e de toda a cidade, os nossos aplausos!

Atração do Festival de Teatro de Garanhuns: A Paixão e a Sina de Mateus e Catirina (Rua)

Foto: apresentação de A Paixão e a Sina de Mateus e Catirina

Espetáculo de Rua a ser encenado pela Tropa do Balaco Baco, da cidade de Arcoverde, fará sua apresentação no dia 11 de outubro, às 16 horas, no Parque Ruber Van der Linden (Pau-Pombo), tendo sua classificação Livre, este Espetáculo traz um enredo bem singular, muito próprio para sua apresentação cênica.


SINOPSE: Catirina, grávida já pra mais de doze meses e com desejo de comer língua de boi, arma diversas artimanhas para convencer Mateus, por ela apaixonado, a lhe presentear com esse regalo, pondo em risco o seu próprio desenlace matrimonial. Mateus de sua parte também tente de mil maneiras driblar as jogatinas de Catirina oferecendo-lhe como prova de amor e sujeição de comprometimento, deixando a estrebuchar o famoso e alardeado novilho brasileiro, boi maavilha trazido do Maralhão pelo Coronel para presentear sua filha em seu aniversário. Satisfeitos os desejos de Catirina, vem a inevitável descoberta do Patrão/Coronel/Amor que esbraveja e pragueja todo tipo de ameaça contra o possível agressor deixando os dois culpados, em uma mútua troca de acusações tentando livrar cada um a própria pele até que Mateus num joguete de palavras convence o Coronel a lhe dar um tempo pra providenciar a cura do desfalecido animal.Fechado o acordo, Mateus e Catirina têm a deixa para dar entrada as passagens de três figuras tradicionais do brinquedo do bumba meu boi:o Padre, a Mãe Preta e o Doutor, que cada um a seu tempo depois de várias tentativas desistem da empreitada e deixam o boi moribundo.O final... é assistir ao Espetáculo...

Câmara de Vereadores de Garanhuns tem novo site

Oportunizando a população de Garanhuns interagir por meio de críticas ou sugestões que serão encaminhadas para cada vereador ou para a Assessoria de Imprensa da Casa Raimundo de Moraes, o legislativo garanhuense estreia nova página virtual, desta vez mais dinâmica e com um layout mais original. Para visitar a página, o internauta deve acessar www.camaragaranhuns.pe.gov.br . Por ora, é necessário que o povo de Garanhuns não visite este site apenas por visitar, ou para verificar o perfil dos parlamentares, mas também para cobrar ações concretas que atestem o real papel do vereador que, entre outras atribuições, tem o dever de fiscalizar do Poder Executivo, algo que parece está meio turvo diante de nossos vereadores.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Atração do Festival de Teatro de Garanhuns: Filme Noir - (Formas animadas)

Foto: trecho do Filme Noir

Apresentado pela Cia. PeQuod, Teatro de Animação do Rio de Janeiro, esta será a atração que abrirá a programação desta primeira edição do Festival de Teatro de Garanhuns. Tendo sua classificação livre, o Filme Noir trará duas sessões: uma às 20h, após a solenidade de abertura, no dia 10 de outubro; e outra sessão no dia seguinte, também às 20h, ainda no Teatro Luiz Souto Dourado.

SINOPSE: Teatro de bonecos inspirado no cinema “noir”, termo criado por críticos franceses para denominar um estilo específico de filmes criminais norte-americanos realizados a partir dos anos de 1940. Verônica de Vitta, cantora sensual de um clube de jazz decadente, sente-se seguida por toda parte e contrata os serviços de um fracassado detetive particular que logo se apaixona pela cliente e passa a sentir-se perseguido também. Para complicar, Veronika é suspeita de ter assassinado o dono do clube onde trabalha, seu ex-amante. O barman também é suspeito, assim como o novo patrão da cantora, a quem ela deve dinheiro. A trama ganha conotações de surrealismo quando Veronika, para seu desespero, começa a mudar de forma com frequência.

Projeto do Natal dos Sonhos 2009 será apresentado hoje

Foto: Natal dos Sonhos 2007

Logo mais, no auditório do Hotel Tavares Correia, a Prefeitura de Garanhuns, através da secretaria de Turismo, estará lançado o Projeto Natal dos Sonhos, a partir das 19h30. Tentando desfazer a polêmica que foi gerada no ano passado, pelo fato das ornamentações natalinas terem tendido a algo mais junino, segundo afirmações de muitos, este ano acredita-se que o Natal dos Sonhos tenderá mesmo a manter em seus ornamentos a tradição natalina de preservar, entre outros, as guirlandas, luzes coloridas e o imaginário místico-religioso que impregna as pessoas no mês de dezembro. O que se pode adiantar de novidade é que nesta edição do Natal dos Sonhos a decoração a será levada também aos bairros mais afastados do Centro da Cidade, além de ter uma programação com apresentações artísticas. Logo mais à noite teremos mais informações.

Hoje tem café com Poesia no SESC Garanhuns

Abordando o tema “As muitas Pessoas na poesia de Fernando”, o professor e poeta Paulo Gervais estará conversando com o público hoje, no SESC Garanhuns, a partir das 19h30, dentro do Projeto Café com Poesia. Evento voltado para os amantes da Literatura, o Café com Poesia se volta também para a exposição das produções literárias tanto de quem desenvolve o tema quanto de quem vai apenas como espectador do Projeto. No entanto, sendo a entrada franca, acredita-se que nesta terça-feira este evento atrairá grande público ao Salão de eventos do SESC, não só pela estima que existe pelo palestrante, mas também pela curiosidade que é sempre desperta quando se aborda algo sobre o poeta português Fernando Pessoa.

Mais uma vez a Zona

A Zona Azul de nossa cidade voltou a ser uma zona, de fato. Hoje pela manhã foi denunciada, em determinada emissora de rádio de Garanhuns, a total falta de fiscalização dos órgãos competentes para com este sistema de estacionamento. Quando se pensou que as medidas cabíveis para organizar o estacionamento no Centro da cidade já não eram mais preocupação, revelou-se isso. Pois bem, mais uma vez voltará a discussão da acerca da viabilidade da Zona Azul em Garanhuns. É uma zona mesmo.

Marina e Alfredo acusam Lula de ter antecipado a campanha de 2010

Foto: a pré-candidata Marina Silva

No dia de ontem a senadora e pré-candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva (AC), e o vice-presidente nacional de seu partido, Alfredo Sirkis, acusaram o presidente Lula de ter antecipado em 1 ano a campanha eleitoral, ao lançar, em janeiro, Dilma Rousseff, ministra-chefe da Casa Civil como nome do PT à sua sucessão. De acordo com Marina e Alfredo, a atitude do presidente provocou desorganização e paralisia na gestão da administração pública.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Parada? Agora é a vez de Serra Talhada

Foto: Casal gay na 8ª Parada da Diversidade, em Recife

Já que agora parece ser moda em todo país, em pleno sertão do Pajeú, lugar conhecido por ser “terra de cabra macho”, a cidade de Serra Talhada está se preparando para sua “Parada gay”. A novidade foi publicada hoje no blog do Inaldo Sampaio. Com data marcada para o próximo dia 03 de outubro (sábado), a “parada” pretende reunir grande público GLBTT (gays, lésbicas, bissexuais, transsexuais e travestis) nesta sua 1ª edição. Serra se prepara para colorir suas ruas. Haja ruas!

Luiz pode mexer em seu primeiro escalão

Repercute na cidade a conversa de que o Prefeito de Garanhuns, Luiz Carlos de Oliveira, poderá mexer em seu primeiro escalão. Pelo que se tem levantado, pode ser que ainda no começo desta semana tenhamos novidades sobre estas especulações. É aguardar. Só se sabe é que na verdade Luiz não quer que seu governo venha a se mostrar “desgastado”, como foi recentemente apontado pelo blog do Magno Martins.

Tigre Natto joga nesta terça-feira

Sendo campeão do primeiro turno do Campeonato Pernambucano de Futsal, o Tigre Natto enfrenta amanhã (29) o AOSS/PM. O jogo será no Ginásio do SESC de Garanhuns, às 20h30. Tendo se sagrado campeão do primeiro turno diante do Santa Cruz, a equipe garanhuense vem em uma ótima fase, com um grupo bem montando tanto tática quanto profissionalmente. A entrada deste jogo é gratuita, e terá preliminar feminina, entre Tigre Natto versus seleção da cidade de Brejão.

Atleta garanhuense fatura o 1º lugar em mais uma Maratona

Foto: atleta Marcos Antônio

Ontem (27), mais uma vez o corredor garanhuense Marcos Antônio Pereira conquistou o 1º lugar em uma maratona, desta vez em Foz do Iguaçu (PR), fazendo o tempo de 2h22min14. A Maratona Internacional de Foz do Iguaçu, prova que reuniu por volta de 500 atletas, tinha o percurso de 42 km, que ficaram curtos diante do atleta de Garanhuns.

Vencedor também da última edição da Maratona Internacional do Rio de Janeiro, Marcos Antônio, pensando em levar a melhor ainda na Maratona Sul-americana, que acontecerá em Buenos Aires (Argentina), ainda hoje retoma seus treinamentos, quando de volta a Garanhuns. Vale ressaltar que Marcos participa da Maratona no país do tango, no próximo dia 11 de outubro, por ser convocado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Apoiado pela Prefeitura de Garanhuns, este atleta só tem enaltecido o nome de cidade. É Marcos Antônio, sem dúvida, um dos maiores nomes do atletismo brasileiro.

sábado, 26 de setembro de 2009

"Pela última vez solteiros, pela primeira vez casados, e para sempre felizes..."

Foto: os noivos Evandro e Diana

Logo mais à noite, a partir das 21h, no Mosteiro de São Bento, a professora do Centro Educacional Nova Dimensão, Diana Tenório, e o Soldado da PM, Evandro, trocarão alianças em sinal de comunhão matrimonial. Depois da celebração no Mosteiro, os noivos receberão seus convidados no Casa Blanca Recepções. Aos noivos, eternas felicidades!

PEC dos recursos para cultura são aprovados pela Comissão especial

Conforme o deputado Marcelo Almeida (PMDB-PR), presidente da comissão especial, nos dias atuais, o orçamento a área cultural diz respeito a 0,5% das receitas federais, o que é igual a aproximadamente R$ 1,3 bilhão. Se essa porcentagem se elevar para 2%, a União será forçada a reservar cerca de R$ 5,3 bilhões para cultura.

A comissão especial que examina 4 Propostas de Emenda à Constituição (PECs) que vinculam recursos dos orçamentos da União, dos estados e dos municípios para o setor da cultura e a preservação do patrimônio (324/01, 427/01, 150/03 e 310/04) , acaba de sancionar, por unanimidade, a emenda do deputado José Fernando Aparecido de Oliveira (PV-MG).

O parecer destina à preservação do patrimônio cultural brasileiro 2% dos impostos federais, 1,5% dos impostos estaduais e distritais e 1% da arrecadação com impostos municipais. O texto aprovado insere uma sugestão do deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA) para fazer substituição na PEC o termo “cultura nacional” por apenas cultura. Alega o deputado que, por exemplo, se poderia vetar concertos de música clássica porque não se trata de cultura naional. “Temos que nos prevenir dos burocratas”, finalizou.

O deputado Marcelo considerou a aprovação histórica. "cultura é uma questão de soberania nacional. O plano foi aprovado na Comissão de Educação e Cultura, na última quarta-feira (23). A PEC segue para análise do plenário.

Judocas de Garanhuns participam da Copa Nagai de Judô

A Associação Carlos Tevano (ACT) estará levando seus judocas para, neste domingo (27), participarem da VII Copa Nagai de Judô, no Colégio Boa Viagem, em Recife. Segundo, Carlos Tevano, professor da equipe de judocas, “a competição contará com 10 categorias, em que estarão distribuídos 20 atletas de Garanhuns”. Por ora, sabemos que nossa cidade sempre teve boa representação no Judô. Grande parcela disso se devendo ao incansável Tevano. Fica nossa torcida pelo nome de Garanhuns nos tatames.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Sequestro do Metrô 123 estreia hoje no Cine Eldorado


Expo Quinze 2009 já tem seu tema definido

Foto: frente do Colégio Quinze

Procurando orientar seus alunos para um manejo de vida com mais qualidade, o Colégio Presbiteriano Quinze de Novembro trará “Qualidade de vida, você tem este direito!” como tema da edição da tradicional Expo Quinze, que acontece anualmente. Evento que acontecerá nos dias 13 e 14 de novembro, no próprio prédio deste centro de ensino, tem como sua marca a extensão do conhecimento que é desenvolvido pelos educandos, uma vez que a Expo Quinze sempre tem voltado sua produção para a própria população. Desta forma, o Colégio Quinze só tem orgulhado nossa cidade, pois se percebe a cada evento promovido pelo colégio o compromisso desta instituição para com a educação e formação do cidadão de Garanhuns. Ao Quinze nossos aplausos!

A Hecatombe – o livro

Foto: a capa do livro

Livro que merece ser lido por todo garanhuense, Os Sitiados – A Hecatombe de Garanhuns, de autoria do Prof. José Cláudio Gonçalves de Lima, traz de forma romanceada aquela que é considerada por muitos como a maior tragédia política de Pernambuco. Com apresentação do jornalista Jodeval Duarte, este livro trata dos conflitos entre adversários políticos no início do século XX em Garanhuns, algo que fez com que isso culminasse, no dia 15 de janeiro de 1917, com o assassinato de diversos militantes, que na oportunidade na se recolhiam à Cadeia Pública de Garanhuns, onde hoje é o prédio da Compesa, na Praça Irmãos Miranda. Para saber mais, é só adquirir o livro, através do fone (87) 3762-3970. Fica a indicação da leitura.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Depoimento no AGENDA GARANHUNS (I)

Rafael Mendes disse...
... somos acolhedores, pois em um país onde a culinária é bem peculiar... onde temos desde a tradicional feijoada, passando por outras delícias gastronomicas e ricas... também recepcionamos as comidas tipicas de outras nacionalidades... e pk não uma excelente PIZZA bem italianada!!!Deveriam criar no centro administrativo a Secretaria Municipal da Pizza... um disk pizza municipal... Pizzaria Popular Municipal... ou algo parecido!!!

Na noite de hoje não vá pra cama sem “o gordo”

Foto: Andréa na poltrona do Jô

Foto: Andréa cantando seu sucesso “Milagre”

Hoje, logo mais depois do Jornal da Globo, às 00h30, a cantora garanhuense Andréa Amorim estará indo ao ar no Programa do Jô. Na verdade a edição do “Programa do gordo” que será apresentada na noite de hoje já foi gravada há umas duas semanas. Porém a data de sua exibição ficou marcada para a noite desta quinta-feira (24).

Andréa, que apesar de jovem, tem um currículo musical invejável, adotando recentemente um estilo que vai além do bom Rock and Roll. Tem mesclado o canto lírico, com os riffs pesados da guitarra, algo que faz com que sua música tenha mostrado um tom inovador no cenário musical brasileiro, daí seu estrondoso êxito por onde passa.

Dizem que pisar na TV Globo é sucesso. Isso é uma discussão larga, e se falando de música isso passa a ser uma discussão mais larga ainda. Pois bem, vamos lá, torçamos que realmente brilhe a estrela de Andréa, e mais, que ela consiga se manter brilhando. Sabemos que independente de pisar ou não na Globo a cantora já é uma estrela. Vale então que todos prestigiemos Andréa Amorim na noite de hoje.

Renomados violonistas fazem apresentação hoje em Garanhuns

Foto: Henrique e Marcelo

Voltando em sua 2ª etapa, o projeto Sonora Brasil, promovido pelo SESC Nacional, estará trazendo a Garanhuns os violonistas Henrique Annes (PE) e Marcelo Fernandes (MS). Esta é 12ª edição do Sonora Brasil, que intitula a edição de “O Violão do Nordeste e do Centro Oeste”, isso porque traz músicos de Estados diferentes, que mostram ao público um panorama da obra violonística desenvolvida no Brasil nas últimas décadas. Em cada etapa, dois violonistas brasileiros (um de cada região do país), percorrem terras brasileiras com um repertório de música concebida e escrita para violão. Desta vez, a “Terra de Simoa” será o palco desta edição do Circuito Nacional de Música do SESC, uma vez que o projeto será realizado hoje (24), na Unidade Executiva do SESC Garanhuns, a partir das 20h. Sendo a ENTRADA FRANCA, este Concerto com os violonistas Henrique e Marcelo promete ser um dos melhores shows instrumentais já acontecidos em Garanhuns.
Informações sobre os músicos

Henrique Annes nasceu em 1946, em Recife, e começou a sua prática aos 10 anos, quando recebeu do pai um cavaquinho. Estudou no Conservatório Pernambucano de Música — onde, posteriormente, lecionou durante 37 anos —, na Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, e na Universidade Federal de Pernambuco. Participou da Orquestra Armorial, da Orquestra de Cordas Dedilhadas, e fundou, em 1985, a Oficina de Cordas de Pernambuco. Em 1979 e 1980, fez turnê por algumas cidades norte-americanas.

Marcelo Fernandes é bacharel em Violão e mestre em Artes pela Universidade de São Paulo (USP). Há mais de dez anos, empreende carreira internacional, realizando recitais e masterclasses na Espanha, França, Suíça, Portugal, Colômbia e Chile. Atualmente, é doutorando em musicologia na USP e docente efetivo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Recentemente, lançou seu primeiro disco solo, Música Latino-americana para Violão, que flerta com a música regional do Estado de Mato Grosso do Sul.

SEEB recebe homenagem da Câmara de Vereadores

Recebendo a mais alta comenda do Poder Legislativo de Garanhuns, qual seja a “Medalha Luis Souto Dourado”, instituída em 1995, o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Garanhuns e Região – SEEB será homenageado pela Câmara de Vereadores de Garanhuns amanhã (25), em solenidade festiva, em comemoração aos 50 anos de serviços deste órgão. A realização desta homenagem, de projeto de resolução número 1.121/2009, de autoria do vereador Marcelo Marçal (PDT), renderá ao SEEB uma das cinco Medalhas que são concedidas anualmente, sendo que duas são a pessoas jurídicas e três a pessoas físicas. Ainda neste ano, mais especificamente no dia 25 de novembro, estão programadas outras homenagens.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Pelo menos no Google os Beatles são mais procurados do que Jesus Cristo

Foto: The Beatles

Conforme o site do jornal "Telegraph", nas últimas quatro semanas, foi exacerbado o número de acessos na internet que buscou pelos Beatles na rede. O jornal afirma que a banda que era formada por Jonh Lennon, Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison, foi mais procurada do que Jesus. Acredita-se que a procura por esta banda aumentou, escandalosamente, neste mês devido ao lançamento do jogo The Beatles Rock Band e do aparecimento nas lojas das versões remasterizadas digitalmente dos álbuns deste grupo de rock. Interessante é que Cristo só levou a melhor na disputa virtual em países de idioma português e espanhol.

Mesmo depois de 4 décadas após John Lennon ter declarado que os Beatles eram “maiores que Jesus Cristo”, esta afirmativa pareceu se concretizar, pelo menos no Google. Fazendo um paralelo no que ser refere à quantidade de buscas pelos termos "Beatles" e "Jesus" no site, os “garotos de Liverpool” levam a melhor. Infinitamente.

Questões entre Beatles e Cristianismo já haviam rendido história. Em 1966, Jonh foi de encontro com a Igreja Católica - e também com próprios fãs religiosos – tendo como estopim certa entrevista concedida ao jornal "Evening Standard". "Eu não sei o que é mais importante, o rock‘n roll ou o cristianismo. Nós somos mais populares que Jesus agora", declarou naquele ano. Devido a isso, em todo o mundo muitos fãs incineraram seus discos, em protesto, oportunidade em que Lennon teve que se desculpar.

O ex-prefeito Silvino mais uma vez tem contas rejeitadas pelo TCE

Foto: Silvino Duarte

Já nas eleições de 2008, por motivo de sua prestação de contas ter sido rejeitada pelo Tribunal de Contas do Estado(TCE), em tempo precedente, Silvino Duarte, ex-prefeito de Garanhuns, não pôde lançar-se como candidato para a disputa eleitoral daquele ano. Agora, mais uma vez o TCE voltou a rejeitar sua prestação de contas, a referente ao seu exercício no ano de 2004. No entanto, a prestação de contas que foi rejeitada pelo Tribunal, será submetida à Câmara de Vereadores, que deve julgá-las em até 60 dias. A situação está feia para o ex-prefeito, pois apoio na Câmara ele só tem de um parlamentar. “E agora, José?” Ou melhor: E agora, Silvino?

Programação do Pernambuco Conhece Pernambuco

Dentre os diversos projetos no campo do turismo, promovidos pelo governo do Estado, o Pernambuco conhece Pernambuco, realizado através da Secretaria de Turismo, é sem dúvida o que mais se destaca. Tendo à frente da pasta de turismo o jovem secretário Silvio Costa Filho, este projeto teve seu início em Garanhuns no último dia 17 de setembro, quando aconteceram as oficinas “Turismo como Negócio” e “Qualidade no Atendimento”. Agora é hora de nos próximos dias 25 e 26 serem promovidos seminários e momentos culturais, tanto em comunidade quilombolas quanto na cidade.

Será realizado na comunidade Quilombola do Timbó, no próximo dia 25, às 14h30, o seminário Raízes Africanas no Quilombo de Timbó, com a palestra Baobá – a árvore que alimenta e abriga mitos e lendas, seres humanos e animais. Depois da palestra haverá o plantil de mudas de Baobás na comunidade.

Também no dia 25, será promovido o Seminário de Enfrentamento à Exploração Sexual da Criança e do Adolescente, e sensibilização da comunidade para a construção do Código de Conduta Ética no Turismo de Pernambuco. Esta se realizará das 9h às 12h no auditório do Centro Administrativo Arlinda da Mota Valença. Ainda neste dia, às 18h, será realizada no Mosteiro de São Bento, a tradicional Missa com Cantos Gregorianos, celebrada por Monges Beneditinos. Ainda dentro do Pernambuco Conhece Pernambuco em Garanhuns, teremos apresentações artísticas na Esplanada Guadalajara, conforme a programação abaixo:

Sexta-feira – 25/09/2009
19h30 - Grupo Cultural OS PARICEIROS
20h30 - Amigos Sertanejos
22h30- Banda Havana
00h30 - Art Popular
02h30 - Ed Carlos
Sábado – 26/09/2009
19h - Banda de Pífano Tradição de Caruaru
20h - Banda de Pífano Folclore Verde de Garanhuns
21h - Genival Lacerda
23h - Fafá de Belém
01h - André Rio
03h - John Bravo

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Serra cai e Ciro deslancha Dilma em pesquisa realizada pelo Ibope

Foto: a corrida dos presidenciáveis

Em 143 municípios, o Ibope entrevistou 2.002 pessoas, entre os dias 11 e 14 de setembro. Em pesquisa divulgada pelo CNI/Ibope, nesta terça-feira, na corrida presidencial o deputado Ciro Gomes (PSB) passou numericamente a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), a qual o próprio partido teria escolhido para suceder do presidente Lula. Por outro lado, ainda que apresentando certo recuo, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), mantém a liderança sem apertos na disputa.

Em outro quadro, sem a senadora Marina Silva (PV) e com dados que comparam o desempenho atual com a pesquisa anterior, realizada em junho, Serra recuou 4 pontos percentuais para 34%. Neste cenário, Ciro Gomes subiu de 12% para 17%, enquanto Dilma despencou de 18% para 15%. Em outra perspectiva, com Marina, Serra aparece com 34% das intenções de voto, enquanto Dilma e Ciro se igualam com 14%. Marina, que há bem pouco passou a ser cotada para a disputa, teve 6%, tecnicamente empatada com a ex-senadora Heloísa Helena (PSOL), que tem 8%.

Ressalte-se que em nenhum cenário apareceu o nome de Aécio Neves (PSDB), atual governador de Mina Gerais. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

Encerrada a enquete sobre o “escândalo da ponte”

Na enquete realizada por este blog, onde questionamos acerca do “escândalo da ponte”, em que a Prefeitura de Garanhuns foi denunciada por pagar por obra inexistente, corroborando para uma possível fraude, levantamos o seguinte: “sobre o ‘escândalo da ponte’, você acha que...” Demos como opções ao leitores: “não vai dá em nada”, “o Prefeito será punido”, “a corda vai quebrar do lado mais fraco” ou “ainda não dá para opinar”. Finalizada a enquete, os dados nos apontaram o seguinte:

não vai dá em nada - 45%
o Prefeito será punido
- 35%
a corda vai quebrar do lado mais fraco
- 14%
ainda não dá para opinar
- 4%
votos inválidos - 2%

Conforme os resultados, verificamos que a maioria dos votantes da população está descrente de que o “escândalo da ponte” dê em algo. É fato que o povo creia nisso, motivado pela onda de impunidade e injustiça que assola a sociedade brasileira. Infelizmente, a impunidade não marca espaço geográfico, e já é uma realidade na atual conjuntura a qual vivemos. Em seguida, ainda existe uma boa parcela dos que acreditam que o prefeito Luiz Carlos de Oliveira, será punido, esta a parte mais crente na justiça entre os votantes. Outros, mesmo sem ter havido qualquer julgamento por parte dos órgãos competentes, previram o que já aconteceu: a corda quebrou no lado mais fraco, ou seja, do lado de Acácio (secretário da Fazenda) e de Eusébio (secretário de Obras e serviços públicos). De outra maneira, uma parcela pequena acredita que ainda não dá para opinar. Por fim, 2% das pessoas que visitaram o AGENDA GARANHUNS invalidaram seus votos. Agora, é só aguardar para ver, realmente, em que vai dá esta acusação contra o governo municipal.

Marco Maciel lança livro em Recife

Foto: o senador e seu livro

Com lançamento marcado para as 18h30, da próxima segunda-feira (28), na Arcádia do Paço Alfândega, o senador Marco Maciel (DEM) estará publicando em Recife o seu novo livro: “Política das Ideias”. A renda do livro será revertida para uma instituição de caridade ainda não definida por Maciel. A obra do senador é uma reunião de artigos selecionados desde 2003 até julho deste ano. Na ocasião, o lançamento de “Política das Ideias” contará com a presença de nomes como o do deputado Rodrigo Maia, presidente nacional do DEM, e do ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso (PSDB), além do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) e presidente estadual do DEM, Mendonça Filho.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

"Luiz das Miçangas" desacata a segurança pública e se dá mal

Luiz Valdo Alves de Carvalho, popular e carinhosamente chamado de “Luiz das Miçangas”, comerciante muito conhecido em Garanhuns, foi recolhido à Cadeia Pública desta cidade, neste domingo (20), por perturbação ao sossego público. Registrou-se que, em estado de embriaguez, “Luiz das Miçangas” ousou desacatar os policiais, que, depois de acionados pelos próprios vizinhos de Luiz, chegaram até a ele pedindo para diminuir a altura do som de seu automóvel, uma vez que estava incomodando parte da vizinhança. Entretanto, o dono do automóvel (Luiz) reagiu colocando o dedo no rosto de um dos que formavam a guarnição, ainda ofendendo outros policiais. Não bastasse isso, momentos antes seu filho, um menor de 16 anos, disse que o som não estava perturbando nada e que o som ficaria naquela altura mesmo. Depois que pai e filho tentaram coagir a atitude tomada pelos policiais, ou seja, encaminhá-los à Delegacia, Luiz e seu filho apresentaram resistência, sendo necessário, então, a guarnição algemá-los para que na DP fossem tomadas as medida cabíveis. E assim foi feito.

Cresce o número de garotas que agridem seus parceiros

Pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde se entrevistou pessoas com idade entre 15 e 19 anos em todo Brasil, apontou que 87% das adolescentes já vivenciaram formas de violência no namoro ou no “ficar”. A autora do estudo, Kathie Njaine, que elaborou os 3.205 questionários (recolhidos nas cinco regiões do Brasil) afirma que as meninas estão agredindo quase que na mesma proporção que os garotos. Segundo Kathie,“beliscões, empurrões, tapas, xingamentos, ofensas, humilhação pela internet foram formas de agressão citadas pelos entrevistados”. Não obstante, ela diz não ter comprovado diferenças regionais nos números. A autora revela que ainda está no fechamento do estudo, e que os dados estão sendo interpretados com mais profundidade e devem virar um livro.

Prefeitura de Garanhuns busca acelerar a conclusão das Casas populares

Foto: Casa Popular na Cohab 3

Depois de pendências trabalhistas e judiciais, que inviabilizaram o ritmo da construção das casas populares, as obras foram retomadas no início deste mês. Situadas na COHAB 3, serão ao todo 1.000 unidades habitacionais, que comporão os Conjuntos Residenciais Luiz Inácio Lula da Silva 1 e 2. As obras vêm sendo realizadas pela Associação Cáritas, entidade católica que firmou convênio com a Prefeitura de Garanhuns e vai concluir as obras até o mês de dezembro deste ano.

Segundo informações da Prefeitura, cerca de 50 operários trabalham no acabamento final das habitações já construídas. Serviços elétricos e hidráulicos, bem como limpeza e manutenção das habitações constam do cronograma de ações. A meta é que as 650 casas já edificadas estejam totalmente finalizadas até o próximo dia 10 de outubro, quando serão iniciados os trabalhos de construção das 350 unidades residências restantes.

O governo municipal informa ainda que a previsão é que com a conclusão das 650 habitações, inclusive com o fornecimento d´água e energia elétrica, a Prefeitura inicie a execução de um cronograma de entregas, gradativas, das habitações aos seus contemplados, o que deve ocorrer já no próximo mês de outubro. Atualmente, 92 habitações já estão habitadas por seus beneficiários. Desta maneira, a Prefeitura de Garanhuns se compromete, até dezembro, entregar todas as casas aos seus legítimos donos.

Anunciadas novas políticas públicas na 8ª Parada da Diversidade

Foto: bairro de Boa Viagem acolhe a Parada

Durante a exótica Parada da Diversidade, no dia de ontem (20), em Recife, no bairro de Boa Viagem, foi anunciada mais uma política pública para atender os homossexuais. Décio Rossiter, diretor-presidente da Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco (Funape), divulgou em primeira mão um novo plano de previdência privada estendida para casais do mesmo sexo. Na verdade, será em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas, em que, no próximo dia 28, os pormenores desta medida serão melhor explanados. Ressalte-se que esta 8ª edição da Parada da Diversidade teve prestígio de vários políticos, algo que talvez venha a fortalecer em Pernambuco luta da classe GLBTT (gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e travestis). Estiveram presentes: o prefeito do Recife, João da Costa, o secretário estadual das Cidades, Humberto Costa, e os deputados Mauricio Rands e Isaltino Nascimento.

sábado, 19 de setembro de 2009

Programação do Festival da Jovem Guarda 2009

09/10 - SEXTA-FEIRA
Paulinho Groove
Gilberto e Banda
Wando

10/10 - SÁBADO
Golden Boys
Benito Di Paula
Joanna

11/10 - DOMINGO
Super Oara
Pholhas
The Fevers

Local: Esplanada Guadalajara
Hora: a apartir das 21h
Shows inteiramente gratuitos!

Possíveis personagens do "escândalo da ponte"


sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Escândalo da ponte: Inocêncio pode estar por trás do silêncio

Foto: Deputado Inocêncio Oliveira
Recebemos a informação – porém vamos apurar com mais afinco – de que existe uma grande razão pelo fato da TV Asa Branca ter dado as costas ao caso ainda mal explicado do “escândalo da ponte”, em que a Prefeitura de Garanhuns teria destinado dinheiro a uma obra fantasma, ou seja, a uma ponte no sítio Baraúnas, no distrito de Miracica; orçada no valor de pouco mais de 18 mil reais, que apresentou documentação fria. O que nos informaram é que, sendo o Deputado Federal Inocêncio Oliveira (PR) um dos “manda chuvas” desta emissora filiada à rede Globo, ele haveria feito acordo com o prefeito Luiz Carlos de Oliveira para dá um basta no estardalhaço o qual a TV Asa Branca vinha fazendo, caso o prefeito acatasse uma proposta sua.

Até onde se sabe, esta proposta seria Inocêncio dá sinal de “pare” à TV Asa Branca, na condição de que o “Sr. Luiz da farmácia” se comprometesse a apoiá-lo como candidato a Deputado Federal nas eleições de 2010. E, pelo que denunciaram a este blog, assim foi acordado entre os dois. Pois é. Este blog já havia percebido, e agora pergunta a vocês: perceberam que a TV Asa Branca nos últimos dias sequer tocou no assunto do “escândalo da ponte”? Perceberam também que quando parte do povo garanhuense foi às ruas, no último dia 10 de setembro, gritar “Fora Luiz”, sequer apareceu alguma lente das câmeras dos cinegrafistas da TV Asa Branca no local? Pois bem, no “salve-se quem puder” do poder público, parece que existe saída pra tudo.

Mas, enquanto este blog não afirma nada do que aqui expôs, só levanta as denúncias que nos são enviadas, não cessaremos de nos questionar: quando é que o prefeito de Garanhuns, Luiz Carlos de Oliveira, vai a público explicar a maracutaia da obra fantasma? Porque até agora ele não se pronunciou publicamente em momento algum. Emitiu apenas uma nota mal rabiscada pedindo que se abrisse uma sindicância, e, ao mesmo tempo, pôs rédeas nos vereadores situacionistas para que fizessem bico à CPI. E mesmo esta atitude do prefeito não convenceu ninguém. Vamos lá Luiz, o que houve na verdade? Ou melhor, o que está havendo, o Deputado Inocêncio, através da TV Asa Branca, está tentando abafar o “escândalo da ponte”?

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Em Garanhuns Pernambuco conhece Pernambuco

Projeto realizado pelo governo do Estado, o Pernambuco Conhece Pernambuco teve início em Garanhuns nesta quinta-feira (17). O objetivo deste projeto é levar os pernambucanos a viajar pela própria terra, explorando toda a diversidade de climas, paisagens e culturas que existem em nosso Estado. Neste primeiro momento, uma série de oficinas será realizada. Em seguida, palestras e shows, comporão a programação deste evento, que terá suas apresentações artísticas na Esplanada Cultural Guadalajara.

O Pernambuco Conhece Pernambuco vem a Garanhuns, através da Rota da Crença e da Arte, contemplando também as cidades de Arcoverde, Belo Jardim, Bom Conselho, Buíque, Pesqueira, Poção, e Saloá. Para participar das oficinas, os interessados devem procurar a secretária de Turismo, através do fone (87) 3761-1014

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

AESGA abre as portas para curso de Engenharia Civil

Depois de muito “suspense”, como o próprio Ronaldo César mencionou, ele acabou de noticiar em seu blog a vinda do curso de Engenharia Civil para a AESGA. Através de muito esforço de sua Diretora, a profª Eliane Simões, a Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns traz um curso que a muito vinha sendo requisitado pela nossa cidade e região. Pois bem, mais um curso que chega para fortalecer a “Garanhuns universitária” que tanto foi sonhada por diversos líderes políticos. Que a Engenharia Civil seja bem vinda ao rol de cursos superiores de nossa cidade!

Prefeitura de Garanhuns: a população ainda está esperando explicação!

A semana em Garanhuns começou silenciosa. E ainda está um pouco. Quase não se tem falado sobre o “escândalo da ponte”, sobre sua continuidade, pois sabemos que a coisa não acabou. Parece que desde a resolução do vereador oposicionista, Sivaldo Albino (de por enquanto não apresentar documentação para a abertura da CPI), tudo ficou meio cinza. A cidade voltou a sua malemolência. As rádios parecem ter se aquietado mais, bem como seus ouvintes. Não houve por estes dias tantos bombardeios sobre o prefeito Luiz Carlos. Nem era para tê-lo, se não houvesse motivos. É bom que afastemos um pouco o surto de esquecimento que acomete todo brasileiro nato: o esquecimento.

Por exemplo, se não fosse o esquecimento jamais um Collor da vida teria tido vez novamente. Não nos esqueçamos, portanto, que nosso governo municipal nos tem uma dívida: explicar tim-tim por tim-tim sobre o que houve realmente para a não execução da revitalização da ponte do sítio Baraúnas, em Miracica, distrito de Garanhuns. Não adianta só levantar o circo, demitir 2 funcionários do 1º escalão, empurrar o diabo de um empresário de uma construtora para assumir os fatos e acabou-se. Não é bem assim.

As coisas devem ficar claras. Bem claras. Afinal o que está em jogo é o dinheiro público: tanto o dinheiro do menino que anda na rua vendendo DVDs piratas, até o troco do barão que vai tomar seu Whisky de final de expediente. Não queremos botar fogo no circo, queremos só o que temos direto como cidadãos que somos: explicação. A prefeitura ainda deve explicação. Não vir a público dá uma satisfação ao povo garanhuense, deixa clara a ideia de que o prefeito tem culpa no cartório. Deixa ainda clara a ideia de que algo lhe machuca a consciência. Não houve um real pronunciamento. Cobremos, pois!

Calourada da UFRPE acontece amanhã


Garanhuns terá Exposição de Automóveis

De 17 a 20 de setembro acontecerá a 3ª Exposição de Carros dos Lojistas de Garanhuns, tendo mais de 500 carros e motos dos mais variados modelos e estilos. Ainda nesta perspectiva, haverá financiamento em até 72 meses sem entrada, com a 1ª parcela em até 60 dias. Este evento é uma promoção da BV Financeira, que estará realizando esta exposição na Esplanada Guadalajara, das 8h às 18h. As lojas participantes serão:

Agreste Corretora
Alves Motos/ Honda
Bola de Ouro
Colinas Motor
Edivel Veículos
FB Veículos
G-Vel
K&K Veículos
Liberato Carros e Motos
Monte Sinai Veículos
Wellington Veículos
Veneza Veículos

terça-feira, 15 de setembro de 2009

UFRPE promove o II SCAPE


Medicina é a bola da vez na UPE

Surpreendendo a todos, a notícia da possibilidade da vinda do curso de Medicina para a UPE, campus Garanhuns, fez com que os olhos da “Garanhuns universitária” voltassem a brilhar. A novidade foi expressa pelo Deputado Federal Inocêncio Oliveira (PR), quando presente na tarde de ontem (14) em festividade na FACETEG-UPE, celebrando a construção de novas 16 salas nesta IESP, junto com as demais autoridades, lançou a ideia. É sabido que já existe uma movimentação muito grande para levar o curso para Serra Talhada. Agora estarão sendo vistos os "comos", os "porquês" e os "quandos" acerca da implementação o curso em nossa cidade, sendo a UPE a encampadora. Verdade é que não se tem cem por cento de certeza de que virá, mas de qualquer forma já é um consolo para uma cidade que vê uma FAMEG acenando ao longe.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Inscrições para registro de Patrimônio Vivo de Pernambuco estão abertas

Foto: Gonzaga e seu reisado animando o público

Desde o último dia 08 de setembro estão abertas as inscrições para o registro de Patrimônio Vivo de Pernambuco. Com a FUNDARPE à frente da seleção, as inscrições podem ser feitas na sede deste órgão estadual (em Recife), na Diretoria de Preservação Cultural, no horário das 9h às 14h. Podem se candidatar pessoas físicas ou grupos culturais, constituídos juridicamente ou não. Os interessados têm até o dia 23 de outubro para se inscrever. Para mais informações, só é clicar AQUI.

Como sugestão do blog, nosso município, através da Secretaria de Cultura, poderia inscrever alguns valores que temos em Garanhuns e região, como os “Côcos” e os vários “Reisados”, por exemplo. Talvez um nome que já deveria ter sido inscrito é o de “Gonzaga de Garanhuns”, além de cordelista, compositor, pesquisador, é uma das figuras mais proeminentes da cultura popular de Garanhuns. À prefeitura, fica a nossa sugestão.

UPE ganha mais 16 salas de aulas

Foto: Deputado Federal Paulo Rubem

Para ampliação de seu espaço físico, a Faculdade de Ciências, Educação e Tecnologia de Garanhuns - FACETEG, da Universidade de Pernambuco (UPE) em breve estará recebendo novas 16 salas de aulas. O ponta pé inicial será dado hoje, às 15h, na própria Instituição, onde será assinada ordem de serviço para a construção destas salas. A verba disponibilizada foi conseguida através de uma emenda federal apresentada pelo Deputado Paulo Rubem (PDT), político sempre muito presente na UPE. Com mais esta empreitada na Universidade, é crescente a chance da chegada de novos cursos na FACETEG. Acredita-se.

O prefeito de Garanhuns nomeia novos secretários

Depois de ter afastado os secretários Acácio e Eusébio, da Fazenda e de Obras/Serviços Públicos, respectivamente, o prefeito Luiz Carlos de Oliveira deu posse a novos membros do 1º escalão, na manhã desta segunda-feira (14), às 11h, no Palácio Celso Galvão. Portanto, Luiz Carlos nomeou novos funcionários para os seguintes cargos: Secretário da Fazenda; Secretário Adjunto da Fazenda; Secretário de Serviços Públicos (interino); Coordenador do Sistema de Controle Interno e de Presidente da Autarquia Municipal de Transportes e Trânsito. Fiquemos na torcida para que estes deveras contribuam com nosso município.

sábado, 12 de setembro de 2009

Mais uma edição do Jornal do Empresário

Foto: capa do JE

A edição nº 4 do Jornal do Empresário (JE), que tem como seu Diretor/Redator João Marques, poeta e Presidente da Academia de Letras de Garanhuns, já está nas ruas. Traz, como manchete, “CDL lança campanha publicitária para Natal dos Sonhos 2009”. Ainda na capa homenageia o jornalista Ulisses Pinto, falecido recentemente. Em sua essência, o JE é um mensário em que suas matérias se voltam para a utilidade empresarial e comerciária, servindo as estas classes em Garanhuns, não deixando de ter seu cunho informativo. Tem como colaboradores: Manoel Neto Teixeira, Pedro Jorge Valença, Antonio Carlos Bartolomeu e Charles Vasconcelos. Assim, esta edição mais uma vez revela a qualidade da proposta deste veículo de comunicação.

O busto de Euclides Dourado

Foto: início de agosto

Foto: início de setembro

Ficamos muito contentes com o que vimos estes dias. Depois deste AGENDA GARANHUNS ter denunciado o descaso o qual o busto de Euclides Dourado (o idealizador do “parque dos eucalipitos”) vinha sendo submetido, pudemos ver que o busto, que fica no parque que leva seu nome, já foi extraído de seu local, e acreditamos que para revitalização. Torçamos que seja. Estaremos atentos quanto a isso.

Programação do Festival de Teatro de Garanhuns - 10 a 17 de Outubro

FESTIVAL DE TEATRO DE GARANHUNS


Sábado - 10/10
19h00 Solenidade de Abertura
Local: Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante
20h00 Filme Noir (Adulto – 1ª sessão)
Local: Teatro Luiz Souto Dourado


Domingo - 11/10
16h00 A Paixão e a Sina de Mateus e Catirina (Rua)
Local: Parque Ruber van der Linden
20h00 Filme Noir (Adulto – 2ª sessão)
Local: Teatro Luiz Souto Dourado

Segunda - 12/10
15h00 Vade Retro (Rua)
Local: Pátio interno do Colégio Diocesano de Garanhuns
16h00 Lançamento do Livro “Pregando Peças”, do autor Carlos Janduy
Local: Auditório do Colégio Diocesano de Garanhuns
20h00 Mais um Tiquin de Nóis (Adulto)
Local: Teatro Luiz Souto Dourado

Terça - 13/10
11h00 Palhaçada – Histórias de um Circo sem Lona (Infância e Juventude)
Local: Teatro Luiz Souto Dourado
15h00 Histórias de Pingos de Chuva (Infância e Juventude)
Local: Teatro Luiz Souto Dourado
20h00 Flores, Amores e Frustrações - Coletivo de Teatro (SESC Garanhuns) (Adulto)
Local: Salão de Eventos SESC Garanhuns

Quarta - 14/10
11h00 Mamulengo Tomé
Local: Espaço Cultural Luiz Jardim – Centro
20h00 Flores, Amores e Frustrações - Coletivo de Teatro (SESC Garanhuns) (Adulto)
Local: Salão de Eventos SESC Garanhuns

Quinta - 15/10
16h00 Palestra com Ivonete Melo – SATED/PE
Tema: Profissionalização dos agentes da cena
Local: Salão de eventos - SESC Garanhuns
20h00 Grupo Represa (Adulto)
Local: Teatro Luiz Souto Dourado

Sexta - 16/10
10h00 Pinóquio e suas Desventuras (Infância e Juventude)
Local: Teatro Luiz Souto Dourado
20h00 Que Muito Amou (Adulto)
Local: Teatro Luiz Souto Dourado

Sábado - 17/10

14h00 Mesa Redonda: Produção Teatral Pernambucana – Desafios para o novo milênio
Convidados: José Manoel Sobrinho, Galiana Brasil, Leidson Ferraz, Ivonete Melo,
Teresa Amaral, Marcus Rodrigues, Carlos Janduy, Elias Mouret, Jorge Clésio,
Maria Rita Freire Costa. Mediação: Lílian Ferreira
16h00 Lançamento do Livro “Memórias da Cena Pernambucana 4”
Do Jornalista e Ator Leidson Ferraz
Local: Salão de eventos SESC Garanhuns
20h00 Enamorados – A demanda do Amor (Adulto)
Local: Teatro Luiz Souto Dourado
23h00 Festa de Encerramento com os “Valvulados e convidados”
Local: Escritório Bar

Para qualquer novidade a mais sobre este evento, você poderá acompanhar através do blog AGENDA GARANHUNS

Cine Eldorado - 11 a 17de Setembro


sexta-feira, 11 de setembro de 2009

E o povo... foi às ruas estampar as faixas "Fora Luiz"


Não só indo às ruas para pedir a abertura da CPI, na Câmara de Vereadores de Garanhuns, para investigar as recentes acusações de fraude por parte do governo municipal, mas também para pedir o afastamento do prefeito Luiz Carlos de Oliveira, vários manifestantes tomaram à cidade na tarde de ontem (10) para gritar "Fora Luiz". Como se sabe, a CPI não saiu. A pressão é grande. Sobre o prefeito mais ainda. E agora, qual será o destino de Luiz: resistirá como Sarney? Será cassado, como fora Cássio Cunha Lima, governador da Paraíba? Renunciará como o fez o Presidente da República, Jânio Quadros? Ou sentirá a queda na pele, como sentira Fernando Collor?

Fotos extraídas do site Garanhuns Agreste (http://www.garanhunsagreste.com.br/)

Evaldo Costa e Raimundo Carrero serão os homenageados da 7ª Bienal em Recife

Foto: escritor Raimundo Carrero

Foto: secretário de Imprensa do Estado, Evaldo Costa

Com o tema “Literatura do início ao fim”, a 7ª edição da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, homenageará o escritor Raimundo Carrero e o jornalista e secretário de Imprensa do Governo do Estado, Evaldo Costa. Com realização entre os dias 02 e 12 de outubro, esta Bienal acontecerá no pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco, entre as cidades do Recife e Olinda.

Mais do que uma mera Bienal, é esta a 3ª maior feira de livros do Brasil, que se torna cada vez mais um evento maduro. Tão maduro a ponto de ter a felicidade de homenagear Raimundo Carrero, aquele que apresenta no atual cenário da Literatura brasileira uma das obras mais significativas. Assim também, o jornalista Evaldo Costa, que além de ser um nato devorador de livros, foi um dos que promoveram a primeira feira de livros em Pernambuco.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

"Mudo de trincheira, mas não mudo de luta"

Foto: o governdor e Joaquim, em plena harmonia socialista

Apesar de ser de conhecimento de todos as farpas já trocadas entre o ex-governador Joaquim Francisco e o atual governador de Pernambuco, Eduardo Campos, pode-se dizer que atualmente os dois vivem em lua-de-mel. Ainda mais depois da filiação de Joaquim ao PSB, no Pina, na manhã desta quinta-feira (10), no Recife Praia Hotel, onde estiveram reunidas as principais autoridades socialistas do Estado. Foi com a promessa de que estava mudando de trincheira, mas não de luta, que o novo filiado ao PSB energizou seu discursso. Assim, é mais uma alternativa que o partido busca para concretizar seu fortalecimento. Que o diga Eduardo, com seus olhos que se agateam cada vez mais, olhando para 2010.

Sivaldo não apresentou o Requerimento

Ainda não temos esclarecimentos precisos acerca do que ocorreu na reunião de hoje na Câmara de Vereadores da Garanhuns. Sabemos apenas que não aconteceu o esperado. Ou seja, não houve o ponta pé inicial para a abertura da CPI, para investigação do “escândalo da ponte”.

Isso porque, até onde nos foi informado, o Vereador Sivaldo Albino (PPS) se negou a apresentar o Requerimento, uma vez que presumiu que não iria conseguir coletar sequer pelo menos 4 assinaturas dos vereadores garanhuenses. Fato é que caso apresentasse tal Requerimento e não coletasse as assinaturas necessárias, portanto 4, não mais poderia apresentá-lo ora em plenária.

Algumas pessoas entenderam, outras não. Houve quem se irritasse, como por exemplo, Antônio Bezerra, o líder dos “Sem-teto”, movimento que está ocupando área em Garanhuns. Em contato, ao final da tarde com Antônio, ele nos confessou está decepcionado com a decisão de Sivaldo. Na verdade, sabemos que atitude deste vereador está dentro de alguma estratégia sua. Com certeza Albino deve está sabendo o que faz.

“Está chegando a hora...”

Foto: manifestantes atravessando a Av. Rui Barbosa

Dentro de instantes estará iniciando a sessão na Câmara Municipal de Garanhuns, onde entre vereadores será posta a votação para abertura da CPI, e então daí iniciar as investigações do serviço de recuperação e ampliação da ponte, no Sítio Baraúna, distrito de Miracica, que não foi realizado pela Construtora contratada pela Prefeitura. Mas a mobilização já teve seu início. A pouco menos de meia hora, populares, juntamente com alguns “sem-teto”, que estão alojados num espaço campal nas proximidades da UFRPE-UAG, passaram pela Av. Rui Barbosa, tomando destino rumo à Casa Raimundo de Moraes. Farão pressão na frente da Câmara. Vamos aguardar, águas vêm por aí...

Hoje: o levante contra o prefeito Luiz Carlos

Foto: uma das "cara-pintadas"
O clima em Garanhuns não anda nada bom. Não o clima no que diz respeito às condições atmosféricas. Mas sim o clima entre representantes do poder público municipal e a população. Desde que os olhos do povo garanhuense se voltaram ao “escândalo da ponte”, hoje é um dos dias mais esperados pelo povo, pois hoje vai ser votada na Câmara de Vereadores a abertura ou não da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar o caso. Lógico que louco vai ser aquele vereador que se opor a isso.

Em contrapartida, liderada por nomes como Jarbas Brandão, proprietário do Bar e Restaurante Garoa, hoje também se realizará a “Caminhada da Resistência”, movimento articulado pela sociedade civil para não só pressionar os vereadores a darem seu “sim” à abertura CPI, como também para reivindicarem o afastamento do prefeito de Garanhuns, Luiz Carlos de Oliveira. Sabe-se que os manifestantes se concentrarão às 14h, na praça Tavares Correia (praça do Relógio de Flores) e seguirão com manifestos até a Câmara, prevendo chegar no início de suas atividades, instigando toda a população a gritar com eles “Fora Luiz”. É sabido que o proprietário do Garoa ontem pedia, durante sua entrevista na rádio Sete Colinas FM, que os jovens pintassem seus rostos e fossem às ruas da cidade clamar junto com eles por transparência política É mais um capítulo que vem aí!

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

O “Escândalo da ponte” foi manchete hoje na FOLHA DE PERNAMBUCO


Obra não realizada causa demissão de secretários
Construtora também devolveu R$ 18 mil à Prefeitura de Garanhuns


O prefeito de Garanhuns, Luiz Carlos Oliveira (PMDB), exonerou os secretários Eusébio Barbosa (Serviços Públicos) e Acácio da Costa Calado (Finanças), mais o engenheiro Paulo Gustavo Lopes Lima, que seria o responsável pela execução - não realizada - da obra de uma ponte no Sítio Baraúna, distrito de Miracica, na zona rural da cidade. A denúncia feita pelo vereador Sivaldo Albino (PPS), que integra a oposição, apontava o desvio de R$ 18.199, 69, referentes ao que seria direcionado para um serviço de recuperação e ampliação da ponte. O dinheiro também foi devolvido pela Construlins Construtora Ltda.

A carta de exoneração data do dia 5 de setembro, último sábado, mas o anúncio foi feito ontem. Quando fez a denúncia, Sivaldo Albino relatou as visitas semanais feitas para checar a paralisação da obra, até o momento de apresentar em público suas acusações. Ele ainda protocolou a denúncia no Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e Tribunal de Contas do Estado (TCE), onde oficializa a Prefeitura de pagar por um serviço não realizado. “Até o pagamento feito com muita agilidade para o que ocorre normalmente com as contas atrasadas da Prefeitura”, lembrou o vereador.

O próprio vereador está mobilizando a população da cidade para fazer manifestação, amanhã, na Câmara Municipal, quando estará na ordem do dia o requerimento para a instalação de uma CPI. No Legislativo, os governistas contam com 11 vereadores, contra apenas dois da oposição, fator apontado como um atrapalho na aprovação da investigação, que precisa de quatro assinaturas. “Até agora (ontem), só tenho a minha”, revelou Sivaldo.

A Construlins Construtora Ltda, contratada para executar a obra, devolveu o dinheiro aos cofres da Prefeitura. Ontem, a empresa encaminhou documentação, assinada por seu proprietário, Valfrido Rodrigues Lins Júnior, referente ao cancelamento do contrato n° 090/2008.
Na Assembleia Legislativa, o assunto foi levado à tribuna pela deputada Terezinha Nunes (PSDB), que ressaltou a não execução das obras. Já o deputado Izaías Régis (PTB), mesmo sendo aliado do prefeito Luiz Carlos, defende a apuração dos fatos, destacando a “credibilidade” do peemedebista.


(Texto: Jairo Lima)
Todos os Direitos Reservados - Agenda Garanhuns 2010 | Wagner Marques